A herança dos antepassados: a escrita da história e a transmissibilidade do passado em Portugal (século XIV)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252952 |
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A herança dos antepassados: a escrita da história e a transmissibilidade do passado em Portugal (século XIV)HistóriaIdade MédiaNobrezaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023..Na primeira metade do século XIV, Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354), filho bastardo do rei Dom Dinis I de Portugal, escreveu duas obras externas à produção e representação do passado ibérico: o Livro de Linhagens e a Crónica de 1344. Ambas as obras, entre as décadas de 1360 e 1380, passaram por restituições e transformações, umas mais profundas que outras que, de algum modo, adequaram seus textos às demandas de seu tempo. Acomodado a novos paladares, o passado inicialmente configurado pelo conde de Barcelos preservou muitas de suas características, ao mesmo tempo que outras, mais próximo dos gostos tanto dos anônimos reembolsadores quanto do público que estes visavam, se acentuavam ou se apaziguavam. Nesse sentido, a partir de uma antropologia histórica da história, fundamentada em autores como Charlie Stewart e Stephan Palmié e preocupados em como um determinado modo de produzir e representar o passado se torna crível aqueles que o consomem, procuramos observar o papel desses historiadores na formatação e reestruturação do passado. O estudo desses processos nos permite compreender como, em um quadro de pouco mais de quarenta anos, duas obras de um mesmo autor e que compuseram um determinado projeto autoral, foram absorvidas e remodeladas por diferentes agentes com interesses e desejos próprios que poderiam, inclusive, se opor ao do bastardo régio, ao mesmo tempo que argumentos fundamentais, como a centralidade dos antepassados e do processo de expansão das monarquias ibérico-cristãs, permaneciam, senão incólumes, ao menos próximo dos sentidos imaginados por Pedro Afonso. Tais movimentos nos permitem pensar como a concepção de uma dupla transmissibilidade do passado, ou seja, sobre como o passado fluía ao presente e transmitir certos valores, mas também, em como ele era transmitido por aqueles que escreveram e cantavam aquelas histórias, configuravam as bases de um passado distingue-se tanto de um “passado histórico”, característico de uma historiografia moderna, quanto de um “passado exemplar”, pautado na fórmula magistra vitae.Abstract: In the first half of the fourteenth century, Pedro Afonso de Barcelos (1287-1354), bastard son of King Dom Dinis I of Portugal, wrote two works focused at the production and representation of the Iberian past: the Livro de Linhagens and the Crónica de 1344. Over the decades between 1360 and 1380, both works underwent recasts and transformations, some more profound than others, adapting the texts to the demands of their contexts. Accommodated to new tastes, the historical framework initially shaped by the Count of Barcelos preserved many of its characteristics while others, closer to the tastes of both the anonymous recasters and the public they targeted, were accentuated or appeased. From a historical anthropology of history, based on authors such as Charlie Stewart and Stephan Palmié and concerned with how a certain way of producing and representing the past becomes credible to those who consume it, we seek to observe the role of these historians in formatting and restructuring the past. The study of these processes allows us to understand how, in a framework of just over forty years, two works by a same author, which made up a certain authorial project, were absorbed and remodeled by different agents with their own intentions and desires that could even oppose that of the royal bastard, while fundamental arguments, such as the centrality of the ancestors and the process of expansion of the Iberian-Christian monarchies, remained, if not unharmed, at least close to the meanings imagined by Pedro Afonso. Such movements allow us to think about how the conception of double transmissibility of the past, in other words, about how the past flowed to the present and transmitted certain values, but also, how it was transmitted by those who wrote and sang those stories, configured the bases of a past distinct both from a “historical past”, characteristic of a modern historiography, and from a “exemplary past” based on the magistra vitae formula.Silveira, Aline Dias daBonaldo, Rodrigo BragioUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Rodrigo Prates de2023-12-12T23:31:16Z2023-12-12T23:31:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis205 p.application/pdf385371https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252952porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T12:56:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252952Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-13T12:56:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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