Da docilização dos sentidos "da renovação de quadros e instituições pedagógicas, de programas ou de conteúdo": a escola primária em Santa Catarina (1930-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniele Hungaro da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157284
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Daniele Hungaro daSantos, Ademir Valdir dos2015-12-22T03:02:48Z2015-12-22T03:02:48Z2015336463https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157284Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015Esta dissertação tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas que teriam como objetivo docilizar os sentidos da criança em escolas de Santa Catarina. Notadamente abrange um recorte que privilegia as instituições escolares do norte e nordeste do Estado no período do regime político de Vargas, especialmente a partir do Estado Novo (1937- 1945). A pesquisa, de cunho bibliográfico, se aproxima dos estudos de Campos (2008) Teive (2011; 2006; 2003), Dallabrida (2011; 2003; 2001) Santos (2014; 2012; 2010; 2009; 2008), Souza (2014) uma vez que discutem o papel que a escola teve naquele período de inspiração até mesmo fascista ou fascistizante para a construção de uma identidade brasileira. Com base nestes elementos teóricos e metodológicos, estima-se a possibilidade de refletir de que modo os sentidos da criança estariam sendo  docilizados nas atividades pedagógicas que preconizaram o método de ensino intuitivo ou lições de coisas. Para isso, procura-se compreender os aspectos políticos, sociais e culturais que circunscreveram as práticas pedagógicas, a fim de vislumbrar elementos do imaginário social da época e a maneira como foi firmado o conjunto de ideários nacionalistas que se refletiu na instituição escolar e contribuiu para que os sentidos da criança fossem submetidos a uma perspectiva docilizadora e obediente para construção da chamada  identidade nacional. Utiliza-se como fontes, importantes para esta pesquisa, quatro manuais de ensino, são eles: Infância- 2º livro, Manal Hymnos Patrioticos e Canções Escolares, O Brasil é bom e o Manual das Lições de Coisas de Norman Allison Calkins e Rui Barbosa, além de imagens que retrataram as práticas pedagógicas de escolas das redes municipais e estaduais, um plano de aula do Grupo Escolar Professor José Arantes, da cidade de Camboriú e um jornal escolar Tudo Pelo Brasil, disponível no Arquivo Histórico Municipal Eugênio Victor Schmöckel. Ao corroborar os discursos dos manuais, constatamos que estes poderiam ter causado possíveis influências metodológicas aos professores na prática pedagógica, imersas em seus Planos de Aula. Conforme apresentado, identificamos no Plano de Aula do Grupo Escolar Professor José Arantes excertos em que o professor evidenciou os usos dos sentidos nas tentativas de constituir nos alunos uma identidade nacional. Observa-se que teria sido possível, no campo simbólico, tornar os sentidos dóceis e obedientes para formar a chamada  identidade nacional . Neste horizonte, as tentativas de inculcação nas práticas pedagógicas não se dariam necessariamente através do objeto escolar, mas pelo produto da imaginação, fornecido ao sensitivo em decorrência do objeto. Tem a ver com a ideia de apresentar aos alunos um procedimento universal da imaginação. Tal pressuposto pedagógico parte do princípio de que para se perceber o mundo exterior é necessário o contato dos sentidos humanos com o objeto, que formaria através do raciocínio e imaginação a essência das ideias patrióticas.This dissertation investigates the pedagogical practices that attenuate the senses of children in schools of Santa Catarina. Notably covers a cut that favors the northern educational institutions and northeast of the state of Vargas in the political regime period, especially from the New State (1937- 1945). The research, bibliographical, approaches the Fields of study (2008) Teive (2011; 2006; 2003), Dallabrida (2011; 2003; 2001) Santos (2014; 2012; 2010; 2009; 2008), Souza (2014) that discussing the paper that had school period of inspiration fascist or fascistizante for the construction of a Brazilian identity. Based on these theoretical and methodological elements, it is estimated the possibility to reflect how the child's senses were being "attenuated" in educational activities which called for intuitive teaching method or lessons of things. For this, we try to understand the political, social and cultural aspects that circumscribed the pedagogical practices in order to glimpse elements of the social imaginary of the time and the way it was executed the set of nationalist ideologies which was reflected in educational institutions and contributed to that children's senses were subjected to docilizadora perspective and obedient to build the so-called "national identity. It is used as sources, important for this research, four textbooks, they are: Infância- 2nd book, Manal Hymnos patriotic and School Songs, Brazil is good and the Manual of the lessons of Norman Allison Calkins things and Rui Barbosa, as well as images of schools municipal and state networks, a lesson plan of the School Group Professor José Arantes, the city of Camboriu and a school newspaper All For Brazil, available at the Municipal Historical Archives Eugene Victor Schmöckel. When corroborate the speeches of the manual, we find that these could have caused possible methodological influences teachers in pedagogical practice, immersed in their Lesson Plans. As presented, we identified the Lesson Plan of the School Group Professor José Arantes excerpts in which the teacher demonstrated the use of the senses in attempts to form a national identity in students. It is observed that it would have been possible in the symbolic field, make docile and obedient way to form the so-called "national identity". Against this background, attempts to inculcation in pedagogical practices would not necessarily through the school object, but the product of imagination, given the sensitive due to the object. It has to do with the idea of presenting students with a universal procedure of imagination. Such pedagogical assumption assumes that to understand the outside world contact is required of the human senses with the object, which would form by reasoning and imagination the essence of patriotic ideas.1 v.| ils.porEducaçãoHistóriaSanta CatarinaEnsino primárioDa docilização dos sentidos "da renovação de quadros e instituições pedagógicas, de programas ou de conteúdo": a escola primária em Santa Catarina (1930-1945)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL336463.pdfapplication/pdf2266243https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157284/1/336463.pdfced1d351b1ad7484737af5c715d5e17aMD51123456789/1572842015-12-29 01:04:43.762oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157284Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-29T03:04:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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