As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schuch, Glauco Antonio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_3c08ca8b4975413d9dab299a29e04c51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89053
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto ruralEducaçãoEscolas ruraisRepresentações sociaisTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta investigação teve como objetivo analisar as Representações Sociais de professores sobre a inserção das Tecnologias da Comunicação Digital disponíveis nas Salas Informatizadas de escolas caracterizadas como de contexto rural do município de Rancho Queimado/SC. Procurou-se as interfaces existentes entre tecnologias da comunicação digital, educação e contexto rural, à luz dos processos de formação das Representações Sociais e dos universos que constituem as representações. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas e abertas e utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979) para analisar as informações. Os resultados da pesquisa demonstram que, o desconhecimento técnico e pedagógico das Tecnologias da Comunicação Digital contribui para o desuso e subutilização das mesmas nas escolas. Ao analisar as representações dos professores, verificou-se que eles percebem a Sala de Informática e as Tecnologias da Comunicação Digital como algo positivo pela possibilidade de buscar informações e atualizá-las rapidamente, bem como utilizá-las como um recurso pedagógico, incrementando a sua prática docente. No entanto, eles também ponderam que o uso destas tecnologias deve ser controlado, devido a variedade de informações, algumas não muito adequadas pedagogicamente, e levantam como empecilho para a boa utilização do espaço da Sala de Informática e, consequentemente, das tecnologias, a falta de políticas que garantam a manutenção dos equipamentos e rede. Considerando o uso das Tecnologias da Comunicação Digital em contexto rural, a superação geográfica e a possibilidade de manter contato com outros centros de informação são as mais citadas pelos professores.Florianópolis, SCErn, EdelUniversidade Federal de Santa CatarinaSchuch, Glauco Antonio2012-10-22T16:15:34Z2012-10-22T16:15:34Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f.| il., tabs.application/pdf235675http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:29:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:29:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
title As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
spellingShingle As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
Schuch, Glauco Antonio
Educação
Escolas rurais
Representações sociais
Tecnologia educacional
title_short As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
title_full As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
title_fullStr As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
title_full_unstemmed As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
title_sort As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
author Schuch, Glauco Antonio
author_facet Schuch, Glauco Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ern, Edel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schuch, Glauco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas rurais
Representações sociais
Tecnologia educacional
topic Educação
Escolas rurais
Representações sociais
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T16:15:34Z
2012-10-22T16:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 235675
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053
identifier_str_mv 235675
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651887262564352