As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_3c08ca8b4975413d9dab299a29e04c51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89053 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto ruralEducaçãoEscolas ruraisRepresentações sociaisTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Esta investigação teve como objetivo analisar as Representações Sociais de professores sobre a inserção das Tecnologias da Comunicação Digital disponíveis nas Salas Informatizadas de escolas caracterizadas como de contexto rural do município de Rancho Queimado/SC. Procurou-se as interfaces existentes entre tecnologias da comunicação digital, educação e contexto rural, à luz dos processos de formação das Representações Sociais e dos universos que constituem as representações. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões fechadas e abertas e utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (1979) para analisar as informações. Os resultados da pesquisa demonstram que, o desconhecimento técnico e pedagógico das Tecnologias da Comunicação Digital contribui para o desuso e subutilização das mesmas nas escolas. Ao analisar as representações dos professores, verificou-se que eles percebem a Sala de Informática e as Tecnologias da Comunicação Digital como algo positivo pela possibilidade de buscar informações e atualizá-las rapidamente, bem como utilizá-las como um recurso pedagógico, incrementando a sua prática docente. No entanto, eles também ponderam que o uso destas tecnologias deve ser controlado, devido a variedade de informações, algumas não muito adequadas pedagogicamente, e levantam como empecilho para a boa utilização do espaço da Sala de Informática e, consequentemente, das tecnologias, a falta de políticas que garantam a manutenção dos equipamentos e rede. Considerando o uso das Tecnologias da Comunicação Digital em contexto rural, a superação geográfica e a possibilidade de manter contato com outros centros de informação são as mais citadas pelos professores.Florianópolis, SCErn, EdelUniversidade Federal de Santa CatarinaSchuch, Glauco Antonio2012-10-22T16:15:34Z2012-10-22T16:15:34Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis126 f.| il., tabs.application/pdf235675http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T16:29:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89053Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T16:29:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
title |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
spellingShingle |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural Schuch, Glauco Antonio Educação Escolas rurais Representações sociais Tecnologia educacional |
title_short |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
title_full |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
title_fullStr |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
title_full_unstemmed |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
title_sort |
As tecnologias da comunicação digital em escolas de contexto rural |
author |
Schuch, Glauco Antonio |
author_facet |
Schuch, Glauco Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ern, Edel Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuch, Glauco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolas rurais Representações sociais Tecnologia educacional |
topic |
Educação Escolas rurais Representações sociais Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006 2012-10-22T16:15:34Z 2012-10-22T16:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
235675 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053 |
identifier_str_mv |
235675 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651887262564352 |