Inclusão dos servidores com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina: recomendações para aprimorar o processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deitos, Gabriela Perito
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220542
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
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spelling Inclusão dos servidores com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina: recomendações para aprimorar o processoUniversidades e faculdadesPessoa com deficiênciaIntegração socialDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.Inserir a pessoa com deficiência no ambiente de trabalho não implica necessariamente em sua inclusão. As instituições devem promover a permanência dessas pessoas em suas funções de maneira justa e igualitária aos demais trabalhadores. Isso requer a análise das condições estruturais, funcionais e sociais do ambiente que irá receber a pessoa com deficiência, para que sua admissão não seja apenas em razão do cumprimento legal da reserva de vagas. Dessa forma, conhecer como ocorrem esses processos é importante para que, além de ser cumprida a legislação, atinja-se a finalidade das políticas públicas de assegurar a inclusão dos servidores com deficiência no ambiente profissional. Sendo assim, esta dissertação tem como objetivo aprimorar o processo de inclusão dos servidores com deficiência na Universidade Federal de Santa Catarina. Para atingi-lo foram definidos como procedimentos metodológicos a realização de uma pesquisa qualitativa, classificada como descritiva e aplicada, sendo um estudo de caso na UFSC. A base teórica permeou os seguintes assuntos: gestão universitária, evidenciando as questões da área de pessoal; questões centrais a respeito da deficiência, bem como concepções importantes acerca das barreiras, acessibilidade e inclusão social; aspectos relativos à inclusão de pessoas com deficiência na administração pública e o papel desempenhado pela equipe multiprofissional. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em 04 (quatro) etapas: descrição da atuação da Equipe Multiprofissional de Acompanhamento aos Servidores da UFSC com Deficiência (EMAPCD), por meio de entrevistas com 05 (cinco) membros da Equipe e da análise de documentos e relatórios; identificação do perfil dos servidores com deficiência da UFSC, com a obtenção de dados secundários obtidos junto à EMAPCD; verificação da percepção dos servidores com deficiência quanto às barreiras enfrentadas, recorrendo ao envio de questionário online, encaminhado aos 100 (cem) servidores identificados na etapa anterior, obtendo-se 27 (vinte e sete) respostas. Por fim, na última etapa, foram formuladas 22 (vinte e duas) recomendações para aprimorar o processo de inclusão. Considera-se que 12 (doze) das recomendações estão diretamente relacionadas com o planejamento de uma política institucional que, se implementadas, podem contribuir no embasamento necessário à elaboração de uma resolução normativa. As demais recomendações são proposições para a melhora da estrutura de atendimento aos servidores com deficiência, bem como para dar visibilidade à importância das questões de acessibilidade e inclusão desses servidores a todos os integrantes da comunidade universidade.Abstract: Inserting the disabled people into the work environment does not necessarily imply their inclusion. Institutions must promote the permanence of these people in their functions in a fair and equal manner with other workers. This requires an analysis of the structural, functional and social conditions of the environment that the disabled people will join, so that their admission is not only due to the legal fulfillment of the reservation of places. Thus, knowing how these processes occur is important so that, in addition to complying with legislation, the purpose of public policies is to ensure the inclusion of disabled employees in the professional environment. Therefore, this dissertation aims to improve the inclusion process of disabled servers at the Federal University of Santa Catarina. To achieve this, qualitative research, defined as descriptive and applied, was defined as methodological procedures, being a case study at UFSC. The theoretical basis permeated the following subjects: university management, highlighting issues in the personnel area; central issues regarding disability, as well as important concepts about barriers, accessibility and social inclusion; aspects related to the inclusion of people with disabilities in the public administration and the role played by the multiprofessional team. The development of the research was carried out in four stages: description of the performance of the Multiprofessional Team for Monitoring the Servers of UFSC with Disabilities (EMAPCD), through interviews with five members of the Team and the analysis of documents and reports; identification of the profile of disabled public servers at UFSC, obtaining secondary data obtained from the EMAPCD; verification of the perception of disabled public servers regarding the barriers faced, using an online questionnaire, sent to the 100 (one hundred) servers identified in the previous step, there was obtained 27 (twenty-seven) responses. Finally, in the last stage, 22 (twenty-two) recommendations were made to improve the inclusion process. It is considered that 12 (twelve) of the recommendations are directly related to the planning of an institutional policy that, if implemented, can contribute to the necessary foundation for the elaboration of a normative resolution. The other recommendations are proposals for improving the service structure for disabled servers, as well as for giving visibility to the importance of accessibility issues and inclusion of these servers to all members of the university community.Moré, Rafael Pereira OcampoUniversidade Federal de Santa CatarinaDeitos, Gabriela Perito2021-02-26T14:54:00Z2021-02-26T14:54:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., gráfs.application/pdf371177https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220542porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:54:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220542Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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