A inovação aberta no processo de internacionalização de empresas: estudo de caso da Brasil Foods

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriela Andressa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178806
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
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spelling A inovação aberta no processo de internacionalização de empresas: estudo de caso da Brasil FoodsInovação Aberta. Internacionalização de Empresas. BRF Brasil Foods. Redes.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.A presente monografia tem como objetivo o estudo do papel da inovação aberta no processo de internacionalização de empresas, a partir da revisão teórica dos conceitos na literatura e de um estudo de caso real de uma empresa brasileira de grande porte: a Brasil Foods. A presente pesquisa possui caráter de pesquisa exploratória. Para desenvolver o objetivo principal, o trabalho apresenta três objetivos específicos, que são: primeiro apresentar o conceito de inovação, seus graus de inserção e destacar a sua relevância no setor empresarial; segundo apresentar o conceito de inovação aberta e de inovação fechada e esclarecer a importância da difusão de informações; e, terceiro, apresentar os aspectos históricos da internacionalização de empresas, introduzindo duas teorias do processo: Modelo de Uppsala e Perspectiva de Networks. Assim, pode-se exibir, portanto, um modelo conceitual às relações entre as atividades de inovação aberta e a internacionalização de empresas em redes, levandose em consideração que a gestão de inovação nas empresas, atualmente, transcende a visão de inovação tecnológica, e, as redes internacionais ganham cada vez mais relevância como vantagem competitiva nas empresas ao atuar em mercados exteriores. Como resultado, concluiu-se que as estratégias de internacionalização de empresas em redes e as estratégias de inovação aberta, quando empregadas juntas, aumentam a velocidade de aprendizagem organizacional da Brasil Foods, acelerando os processos de internacionalização, confirmando que a inovação aberta estimula e intensifica a internacionalização de empresas que trabalham em redes.Campos, Fred Leite SiqueiraUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Gabriela Andressa de2017-08-30T14:22:53Z2017-08-30T14:22:53Z2017-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178806porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-30T14:22:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/178806Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-08-30T14:22:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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