O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Júlio César Bastos de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Grieco, Augusto de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para as relações entre as atividades de inovação, sobretudo aberta, e a internacionalização de empresas em redes. A metodologia utilizada é qualitativa interpretativista, baseada em estudo de caso e análise de conteúdo. Busca-se analisar as relações entre os processos de internacionalização de empresas em rede e os processos de inovação aberta na literatura e em um caso real de empresa brasileira de grande porte. Contata-se que a gestão de inovação nas empresas ultrapassa hoje a concepção de inovação tecnológica, e que a construção de redes internacionais ganha importância como disposição de vantagem competitiva de uma empresa ao atuar em mercados exteriores diversos. No estudo de caso feito, foi possível notar que uma importante contribuição da inovação aberta está no incremento da velocidade de aprendizagem organizacional.
id USP-40_0e831dac0ee8cf4e2c924231c3620289
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79344
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foodsOperações InternacionaisInovaçãoEstratégia de Internacionalização.Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para as relações entre as atividades de inovação, sobretudo aberta, e a internacionalização de empresas em redes. A metodologia utilizada é qualitativa interpretativista, baseada em estudo de caso e análise de conteúdo. Busca-se analisar as relações entre os processos de internacionalização de empresas em rede e os processos de inovação aberta na literatura e em um caso real de empresa brasileira de grande porte. Contata-se que a gestão de inovação nas empresas ultrapassa hoje a concepção de inovação tecnológica, e que a construção de redes internacionais ganha importância como disposição de vantagem competitiva de uma empresa ao atuar em mercados exteriores diversos. No estudo de caso feito, foi possível notar que uma importante contribuição da inovação aberta está no incremento da velocidade de aprendizagem organizacional.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 63-842515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344/83415Figueiredo, Júlio César Bastos deGrieco, Augusto de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T18:32:07Zoai:revistas.usp.br:article/79344Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T18:32:07Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
title O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
spellingShingle O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
Figueiredo, Júlio César Bastos de
Operações Internacionais
Inovação
Estratégia de Internacionalização.
title_short O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
title_full O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
title_fullStr O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
title_full_unstemmed O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
title_sort O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: o caso brasil foods
author Figueiredo, Júlio César Bastos de
author_facet Figueiredo, Júlio César Bastos de
Grieco, Augusto de Miranda
author_role author
author2 Grieco, Augusto de Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Júlio César Bastos de
Grieco, Augusto de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Operações Internacionais
Inovação
Estratégia de Internacionalização.
topic Operações Internacionais
Inovação
Estratégia de Internacionalização.
description Este trabalho tem como objetivo propor um modelo para as relações entre as atividades de inovação, sobretudo aberta, e a internacionalização de empresas em redes. A metodologia utilizada é qualitativa interpretativista, baseada em estudo de caso e análise de conteúdo. Busca-se analisar as relações entre os processos de internacionalização de empresas em rede e os processos de inovação aberta na literatura e em um caso real de empresa brasileira de grande porte. Contata-se que a gestão de inovação nas empresas ultrapassa hoje a concepção de inovação tecnológica, e que a construção de redes internacionais ganha importância como disposição de vantagem competitiva de uma empresa ao atuar em mercados exteriores diversos. No estudo de caso feito, foi possível notar que uma importante contribuição da inovação aberta está no incremento da velocidade de aprendizagem organizacional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79344/83415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 10 n. 4 (2013); 63-84
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936058368000