Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Francielly Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247525
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2023.
id UFSC_3cc035263880262dba7d897eacbd9acf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247525
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa CatarinaAdministraçãoDesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeTurismoResortsDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2023.Este estudo discute a presença da sustentabilidade em práticas organizacionais sob a perspectiva do green marketing no âmbito da economia de serviços do turismo e hospitalidade tendo como objeto de estudo três resorts localizados no litoral do Estado de Santa Catarina. O objetivo central é investigar a presença, a efetivação e os resultados das práticas de green marketing na operação das organizações selecionadas. Como objetivos específicos, buscou-se verificar a ocorrência de vantagem competitiva no desempenho organizacional, compreender como o comportamento do consumidor verde é influenciado e identificar a proposição de valor verde no posicionamento organizacional a partir da aplicação de práticas de green marketing. Para o desenvolvimento deste estudo qualitativo exploratório e descritivo, foi realizada uma pesquisa de literatura com base em artigos e livros que versam sobre o tema. Seu arcabouço teórico está estruturado em três grandes blocos: o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade organizacional; o green marketing como desdobramento da orientação do marketing societal; e o green marketing no turismo e hotelaria. Para a pesquisa de campo, foi adotado o método de estudo de casos múltiplos e como técnicas de coleta de dados a análise de arquivos, documentos e páginas da internet associada a entrevistas em profundidade. Como resultados desta investigação, identificou-se que tais práticas são positivas e envolvem três perspectivas - a ambiental, a social e a econômica. A ambiental, quando resultam em baixo impacto negativo ao espaço natural ocupado, além de preservá-lo e melhorá-lo. A social, quando contribuem com o desenvolvimento da comunidade local, com a preservação cultural e histórica da região e com a educação ambiental. E a econômica, ao favorecer na redução dos custos operacionais, bem como no desenvolvimento econômico local. Portanto, a partir de entendimentos e interpretações advindos dos achados da pesquisa, considera-se que este trabalho direciona futuros estudos nesta temática contribuindo com o avanço do conhecimento, como também auxilia organizações no despertar para a problemática ambiental por meio da inserção do conceito de sustentabilidade como ativo estratégico em suas decisões mercadológicas.Abstract: This study discusses the presence of sustainability in organizational practices from the perspective of green marketing within the economy of tourism and hospitality services, having as object of study three resorts located on the coast of the State of Santa Catarina. The central objective is to investigate the presence, effectiveness and results of green marketing in the operation of selected organizations. As specific objectives, we sought to verify the occurrence of competitive advantage in organizational performance, understand how green consumer behavior is influenced and identify the green value proposition in organizational positioning based on the application of green marketing. For the development of this exploratory and descriptive qualitative study, a literature search was carried out based on articles and books that deal with the subject. Its theoretical framework is structured in three major blocks: sustainable development and organizational sustainability; green marketing as an unfolding of the societal marketing orientation; and green marketing in tourism and hospitality. For the field research, the multiple case study method was adopted and as data collection techniques the analysis of files, documents and internet associated with in-depth interviews. As a result of this investigation, it was identified that such practices are positive and involve three perspectives - environmental, social and economic. Environmental, when they result in a low negative impact on the natural space occupied, in addition to preserving and improving it. Social, when they contribute to the development of the local community, to the cultural and historical preservation of the region and to environmental education. And the economic, by favoring the reduction of operating costs, as well as local economic development. Therefore, based on understandings and interpretations arising from the research findings, it is considered that this work directs future studies on this theme, contributing to the advancement of knowledge, as well as helping organizations to awaken to the environmental problem through the insertion of the concept of sustainability as a strategic asset in their marketing decisions.Ocke, Marco Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Francielly Santos2023-06-28T18:26:26Z2023-06-28T18:26:26Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis270 p. ; il., gráfs.application/pdf380656https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247525porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-03T18:31:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247525Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-03T18:31:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
title Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
spellingShingle Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
Teixeira, Francielly Santos
Administração
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Turismo
Resorts
title_short Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
title_full Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
title_fullStr Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
title_full_unstemmed Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
title_sort Green marketing: estudo de casos múltiplos em resorts do litoral do estado de Santa Catarina
author Teixeira, Francielly Santos
author_facet Teixeira, Francielly Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ocke, Marco Antonio de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Francielly Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Turismo
Resorts
topic Administração
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Turismo
Resorts
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28T18:26:26Z
2023-06-28T18:26:26Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 380656
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247525
identifier_str_mv 380656
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 270 p. ; il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651988583317504