Cadastro técnico multifinalitário como ferramenta de modelagem da dinâmica do território na evolução das redes de infraestrutura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174285 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016. |
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Cadastro técnico multifinalitário como ferramenta de modelagem da dinâmica do território na evolução das redes de infraestruturaEngenharia civilCadastro técnico multifinalitárioSistemas de informação geográficaCrescimento urbanoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.As transformações do território associadas ao crescimento urbano que experimentam as cidades contemporâneas são refletidas nas demandas das redes de infraestrutura, vitais para sua funcionalidade. Estes processos de mudanças são de difícil entendimento pela elevada quantidade de fatores presentes que incidem na ocupação e adensamento urbano. Nesse sentido a proposta desta pesquisa é propor metodologias, instrumentos e técnicas capazes de projetar e representar as transformações ocorridas no território, baseadas nos impactos que a pressão do crescimento urbano produz numa determinada região. Utilizando para isto a ligação do Cadastro Técnico Multifinalitário, vinculando aos órgãos públicos ou privados, como elemento chave no fornecimento das informações territoriais. Informações que representam o cadastro base e às redes de infraestrutura, as quais permitem por meio dos modelos dinâmicos realizar prognósticos da evolução do território urbano à escala da parcela cadastral. Neste contexto, a pesquisa foi desenvolvida no bairro Vila Nova do munícipio de Joinville/SC, escolhido pela dinâmica de ocupação e desenvolvimentos do sistema viário. A metodologia aplicada foi auxiliada pelos Sistemas de Informação Geográfica e programas de simulação de modelos dinâmicos, baseados em processos estocásticos de Cadeia de Markov e Autômato Celular, utilizando também técnicas de lógica Fuzzy, Processo Analítico Hierárquico (AHP), Avaliação Multicritério (MCE) e validação dos resultados em base aos Índices Kappa. Consequentemente, as informações cartográficas e alfanuméricas geradas nas diferentes etapas da pesquisa permitiram analisar as mudanças espaço-temporais verificadas nas demandas da rede de infraestrutura básica, permitindo comparar com a ocupação urbana ocorrida no mesmo período, a incidência dos projetos viários implantados e a validação das contribuições e limitações das projeções de cenários futuros elaborados.<br>Abstract : The transformations of the territory associated with urban growth that contemporary cities experience are reflected in of network infrastructure demand, vital to its functionality. These processes of change are difficult to understand by the high number of factors that affect the occupation and urban density. In this way, the purpose of this research is to propose methodologies, tools and techniques to design and represent the transformations occurring in the territory, based on the impact that urban growth produces a particular region. Using for this the Technical Multipurpose Cadastre, linked to public or private bodies, as a key element in the provision of territorial information. Information representing the cadastral base and infrastructure networks, which allow through dynamic models perform predictions of the evolution of urban territory at the scale of cadastral parcel. In this context, the research was developed in the Vila Nova neighborhood municipality of Joinville / SC, chosen by the dynamics of occupation and development of the road system. The methodology applied was supported by Geographic Information Systems and softwares of dynamical modeling simulation based on stochastic processes as Markov Chain and Cellular Automata, also using Fuzzy logic techniques, Analytic Hierarchy Process (AHP), Evaluation Multicriteria (MCE) and validation of results based on Kappa indexes. Consequently, the cartographic and alphanumeric information generated in different stages of the research allowed to analyze the spatiotemporal changes verified by demands of infrastructure network, allowing you to compare with the urban settlement occurred in the same period, the incidence of deployed road projects and validation of contributions and limitations of future scenarios projections.Loch, CarlosUniversidade Federal de Santa CatarinaMartín Jardín, Lucas2017-03-28T04:12:38Z2017-03-28T04:12:38Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis237 p.| il., grafs., tabs.application/pdf344662https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174285porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-28T04:12:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174285Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-28T04:12:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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