GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SISTEMA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DIANTE DO ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Antonio Roberto Coelho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mourão, Luciana, Costa, Gustavo Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97683
Resumo: Este trabalho focaliza as diversas concepções e fundamentos teóricos acerca das abordagens sobre sistemas de educação a distância e estrutura organizacional, para concepção do que denominou-se configuração da gestão da educação a distância (EAD). Analisou-se a relação entre as configurações das gestões dos cursos a distância de Administração, projeto piloto da Universidade Aberta do Brasil e os seus conceitos definidos pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O trabalho parte de uma descrição da estrutura organizacional da área responsável pela educação a distância nas universidades pesquisadas. Também foram analisados e comparados os sistemas de EAD do curso piloto da UAB, a partir dos referenciais de qualidade para educação superior a distância do MEC. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, explicativa e multicaso, cuja coleta de dados foi feita a partir de entrevistas, grupos focais, questionários online e documentos. Evidenciou-se relação forte e direta entre as configurações das gestões do curso piloto e os respectivos resultados no Enade. Assim, admite-se que as diferenças nos resultados no Enade das instituições de ensino investigadas têm relação direta com o modo de estruturação dos seus setores responsáveis pela intermediação da EAD.
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