GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SISTEMA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DIANTE DO ENADE
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97683 |
Resumo: | Este trabalho focaliza as diversas concepções e fundamentos teóricos acerca das abordagens sobre sistemas de educação a distância e estrutura organizacional, para concepção do que denominou-se configuração da gestão da educação a distância (EAD). Analisou-se a relação entre as configurações das gestões dos cursos a distância de Administração, projeto piloto da Universidade Aberta do Brasil e os seus conceitos definidos pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O trabalho parte de uma descrição da estrutura organizacional da área responsável pela educação a distância nas universidades pesquisadas. Também foram analisados e comparados os sistemas de EAD do curso piloto da UAB, a partir dos referenciais de qualidade para educação superior a distância do MEC. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, explicativa e multicaso, cuja coleta de dados foi feita a partir de entrevistas, grupos focais, questionários online e documentos. Evidenciou-se relação forte e direta entre as configurações das gestões do curso piloto e os respectivos resultados no Enade. Assim, admite-se que as diferenças nos resultados no Enade das instituições de ensino investigadas têm relação direta com o modo de estruturação dos seus setores responsáveis pela intermediação da EAD. |
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GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SISTEMA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DIANTE DO ENADEEste trabalho focaliza as diversas concepções e fundamentos teóricos acerca das abordagens sobre sistemas de educação a distância e estrutura organizacional, para concepção do que denominou-se configuração da gestão da educação a distância (EAD). Analisou-se a relação entre as configurações das gestões dos cursos a distância de Administração, projeto piloto da Universidade Aberta do Brasil e os seus conceitos definidos pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O trabalho parte de uma descrição da estrutura organizacional da área responsável pela educação a distância nas universidades pesquisadas. Também foram analisados e comparados os sistemas de EAD do curso piloto da UAB, a partir dos referenciais de qualidade para educação superior a distância do MEC. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, explicativa e multicaso, cuja coleta de dados foi feita a partir de entrevistas, grupos focais, questionários online e documentos. Evidenciou-se relação forte e direta entre as configurações das gestões do curso piloto e os respectivos resultados no Enade. Assim, admite-se que as diferenças nos resultados no Enade das instituições de ensino investigadas têm relação direta com o modo de estruturação dos seus setores responsáveis pela intermediação da EAD.INPEAU2012-12-07T19:26:05Z2012-12-07T19:26:05Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97683Serra, Antonio Roberto CoelhoMourão, LucianaCosta, Gustavo Pereira daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:10:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97683Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:10:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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