DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros, Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira, Freitas, Maurício Assuero Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064
Resumo: A proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades.   
id IFPB-1_f781da125439260e84bea87e6dcebd4d
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/6064
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAA proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades.   Instituto Federal da Paraíba - IFPBJaniszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de PernambucoRibeiro, Marcelo Victor José de BarrosLagioia, Umbelina Cravo TeixeiraFreitas, Maurício Assuero Lima de2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/606410.18265/2526-2289v7n2p1-15Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 2 (2022); 1-152526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064/2050https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3148https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3292https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3293Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T23:30:10Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/6064Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-06-23T23:30:10Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco
title_short DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco
author_facet Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco
Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
Freitas, Maurício Assuero Lima de
author_role author
author2 Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
Freitas, Maurício Assuero Lima de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco
Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros
Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira
Freitas, Maurício Assuero Lima de
description A proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades.   
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064
10.18265/2526-2289v7n2p1-15
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v7n2p1-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064/2050
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3148
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3292
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3293
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 2 (2022); 1-15
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892915101696