Inovação e práticas pedagógicas: o moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolato, Márcia Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175915
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBortolato, Márcia MeloCruz, Dulce Márcia2017-05-23T04:24:36Z2017-05-23T04:24:36Z2016345789https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175915Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.Muitas Instituições de Ensino Superior têm adotado o Moodle (Modular Object-OrientedDynamic Learning Environment) no ensino presencial tendo como referência as práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas na Educação à Distância (EaD) por meio de plataformas virtuais. Contudo, percebe-se que as experiências exitosas desenvolvidas na EaD não vêm sendo replicadas no ensino presencial. Buscando contribuir com o fortalecimento de novas investigações sobre possíveis soluções para unir educação e tecnologias, essa pesquisa investiga como se dá o processo de inovação do uso do Moodle no ensino presencial e suas consequências nas práticas pedagógicas dos professores universitários. Como referência teórico-metodológica promoveu-se a junção das teorias DiffusionofInnovationsTheory ? DIT e a Actor-network Theory ? ANT da Sociotécnica, vistas por muitos como conflitantes, e permitiram a ampliação da visão do pesquisador. Pelo grau de complexidade do processo estudado desenvolveu-se uma triangulação de dados com o estudo de caso longitudinal (cinco anos) que utilizou variados instrumentos (questionários, entrevistas, observação de Moodle de disciplinas e análise de relatórios institucionais). Os rastros deixados pelos actantes humanos e não humanos da rede sociotécnica formada para a difusão dessa inovação foram analisados em diferentes momentos confrontando variadas perspectivas. O resultado do estudo detalhado mostrou que as inovações nas práticas pedagógicas não eram tantas como presumimos. Mesmo já tendo domínio no uso das mídias digitais na vida pessoal, a maioria dos professores universitários continua usando o Moodle como apoio logístico para entrega/recebimentos de tarefas e envio de avisos. Mas, encontramos alguns inovadores, que com estratégias assertivas podem se transformar em agentes de mudanças. Percebemos a necessidade de ação mais eficaz de tradutores já presentes na rede e de canais de comunicação capazes de ampliar os fluxos de informações/tradução dos mediadores (porta-vozes; líderes de opinião; agentes de mudança).<br>Abstract : Many Higher Education Institutes have in corporated Moodle in classroom teaching, using as a reference the innovative pedagogical practices developed on Distance Learning (EaD) by virtual platforms of studying. However, it is noticed that the success ful experiences developed on EaD are not being replicated in the classroom learning. In order to contribute to the strengt hening of new researc he son possible solutions to bind education and technology, this research investigate show the innovation process of Moodle using have being made and its consequences to the pedagogic practices of university professors. As theoretic-methodological references, the combination of the theories Diffusion of Innovations Theory (DIT) and the Sociotechnical Actor-network Theory (ANT) were applied, al though many people believe them to be conflicting, they have allowed there searcher to increase her perspective. Because of the complexity level of the studied process, it was developed a data triangulation with a longitudinal study case (five years) which has used many research instruments (questionnaires, interviews, observations of Moodle?s subjects and analysis of institutional reports). The tracks left by the human and not human agents of the socio technical network that was formed for the diffusion of this innovation were analyzed in different moments, confronting varied view points. The detailed study result showed us that the innovation son pedagogical practices were not as many as we have presumed. Eventhough university professors have full know ledge of digital medias on the irpersonal lives, most of them are still using Moodle as a logistic assistance to deliver and receive assignments and send notifications. Nevertheless, we have found some teachers who are innovators, which witht heright strategies can be transformed in agents of real changes. We have noticed the need of more effective operation of the translatorsal ready in the network and the need of communication channel scapable of widen the information/translation flow of the mediators (spokes people; opinion leaders; change agents).276 p.| il., grafs.porEducaçãoInovaçãoMoodle (Programa de computador)Ensino superiorPrática de ensinoInovação e práticas pedagógicas: o moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL345789.pdfapplication/pdf3328901https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/175915/1/345789.pdfaef895607a6b35a493df7642cdee0a6eMD51123456789/1759152017-05-23 01:24:36.852oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:24:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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