A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virgens, Wellington Pereira das
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744
Resumo: Virgens, Wellington Pereira das A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico, 1920-1940. Wellington Pereira das Virgens. – Guarulhos, 2014. 80 páginas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Dr.ª Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Problem Solving of arithmetic in elementary education: a study of change in educational ideas (1920-1940). 1. Resolução de problemas. 2. Aritmética. 3. Escola Primária. 4. Pedagogia Moderna. 5. Escola Nova. I. Título
id UFSC_3e7a625123c27bddd669dc0b083e06d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126744
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)Resolução de problemasAritméticaEscola primáriaPedagogia modernaEscola novaVirgens, Wellington Pereira das A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico, 1920-1940. Wellington Pereira das Virgens. – Guarulhos, 2014. 80 páginas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Dr.ª Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Problem Solving of arithmetic in elementary education: a study of change in educational ideas (1920-1940). 1. Resolução de problemas. 2. Aritmética. 3. Escola Primária. 4. Pedagogia Moderna. 5. Escola Nova. I. TítuloA presente pesquisa tem o objetivo de identificar quais eram as características e finalidades da utilização dos Problemas para o ensino de aritmética na escola primária, no estado de São Paulo, entre as décadas de 1920 e 1940, e quais as transformações sofridas por estes Problemas a partir das mudanças oriundas das diferentes propostas didático-pedagógicas para o ensino. As fontes de pesquisa analisadas foram manuais para o ensino de aritmética e artigos publicados em Revistas Pedagógicas que estiveram em circulação durante o período que abarca a pesquisa, a fim de verificar quais apropriações, acerca da resolução de problemas, deste ou daquele ideário pedagógico, fizeram-se presentes nesses periódicos. A metodologia utilizou-se do ferramental teórico-metodológico construído por historiadores, sobretudo, da história cultural, principalmente, considerando os conceitos de representação, prática e apropriação propostos por Roger Chartier e estratégias e táticas, segundo os conceitos apresentados por Michel de Certeau. Os resultados apontam para a consolidação das características de um Bom Problema, construídas a partir das estratégias de intelectuais ligados movimento escolanovista, segundo as quais os Problemas seriam meio para o ensino de aritmética,haveria necessidade de utilização de Problemas de acordo com a realidade, interesse da criança e utilidade para a vida, em detrimento de Problemas que servissem como mera aplicação de lições estudadas. Em conclusão, verificou-se ainda que a finalidade da utilização de Problemas no ensino de aritmética na escola primária passou por significativas mudanças neste período, constituindo-se como uma importante ferramenta de aferição da aprendizagem e da capacidade de raciocinar, sendo utilizados em exames e testes pedagógicos, e passando de recurso de aplicação de lições ensinadas previamente em sala de aula a método para ensino de aritmética.2014-11-18T10:51:20Z2014-11-18T10:51:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744Virgens, Wellington Pereira dasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T22:29:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126744Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T22:29:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
title A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
spellingShingle A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
Virgens, Wellington Pereira das
Resolução de problemas
Aritmética
Escola primária
Pedagogia moderna
Escola nova
title_short A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
title_full A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
title_fullStr A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
title_full_unstemmed A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
title_sort A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
author Virgens, Wellington Pereira das
author_facet Virgens, Wellington Pereira das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Virgens, Wellington Pereira das
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Aritmética
Escola primária
Pedagogia moderna
Escola nova
topic Resolução de problemas
Aritmética
Escola primária
Pedagogia moderna
Escola nova
description Virgens, Wellington Pereira das A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico, 1920-1940. Wellington Pereira das Virgens. – Guarulhos, 2014. 80 páginas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Dr.ª Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Problem Solving of arithmetic in elementary education: a study of change in educational ideas (1920-1940). 1. Resolução de problemas. 2. Aritmética. 3. Escola Primária. 4. Pedagogia Moderna. 5. Escola Nova. I. Título
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-18T10:51:20Z
2014-11-18T10:51:20Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652264973271040