A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744 |
Resumo: | Virgens, Wellington Pereira das A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico, 1920-1940. Wellington Pereira das Virgens. – Guarulhos, 2014. 80 páginas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Dr.ª Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Problem Solving of arithmetic in elementary education: a study of change in educational ideas (1920-1940). 1. Resolução de problemas. 2. Aritmética. 3. Escola Primária. 4. Pedagogia Moderna. 5. Escola Nova. I. Título |
id |
UFSC_3e7a625123c27bddd669dc0b083e06d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126744 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940)Resolução de problemasAritméticaEscola primáriaPedagogia modernaEscola novaVirgens, Wellington Pereira das A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico, 1920-1940. Wellington Pereira das Virgens. – Guarulhos, 2014. 80 páginas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Dr.ª Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Problem Solving of arithmetic in elementary education: a study of change in educational ideas (1920-1940). 1. Resolução de problemas. 2. Aritmética. 3. Escola Primária. 4. Pedagogia Moderna. 5. Escola Nova. I. TítuloA presente pesquisa tem o objetivo de identificar quais eram as características e finalidades da utilização dos Problemas para o ensino de aritmética na escola primária, no estado de São Paulo, entre as décadas de 1920 e 1940, e quais as transformações sofridas por estes Problemas a partir das mudanças oriundas das diferentes propostas didático-pedagógicas para o ensino. As fontes de pesquisa analisadas foram manuais para o ensino de aritmética e artigos publicados em Revistas Pedagógicas que estiveram em circulação durante o período que abarca a pesquisa, a fim de verificar quais apropriações, acerca da resolução de problemas, deste ou daquele ideário pedagógico, fizeram-se presentes nesses periódicos. A metodologia utilizou-se do ferramental teórico-metodológico construído por historiadores, sobretudo, da história cultural, principalmente, considerando os conceitos de representação, prática e apropriação propostos por Roger Chartier e estratégias e táticas, segundo os conceitos apresentados por Michel de Certeau. Os resultados apontam para a consolidação das características de um Bom Problema, construídas a partir das estratégias de intelectuais ligados movimento escolanovista, segundo as quais os Problemas seriam meio para o ensino de aritmética,haveria necessidade de utilização de Problemas de acordo com a realidade, interesse da criança e utilidade para a vida, em detrimento de Problemas que servissem como mera aplicação de lições estudadas. Em conclusão, verificou-se ainda que a finalidade da utilização de Problemas no ensino de aritmética na escola primária passou por significativas mudanças neste período, constituindo-se como uma importante ferramenta de aferição da aprendizagem e da capacidade de raciocinar, sendo utilizados em exames e testes pedagógicos, e passando de recurso de aplicação de lições ensinadas previamente em sala de aula a método para ensino de aritmética.2014-11-18T10:51:20Z2014-11-18T10:51:20Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744Virgens, Wellington Pereira dasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-02T22:29:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126744Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-02T22:29:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
title |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
spellingShingle |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) Virgens, Wellington Pereira das Resolução de problemas Aritmética Escola primária Pedagogia moderna Escola nova |
title_short |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
title_full |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
title_fullStr |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
title_full_unstemmed |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
title_sort |
A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico (1920-1940) |
author |
Virgens, Wellington Pereira das |
author_facet |
Virgens, Wellington Pereira das |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Virgens, Wellington Pereira das |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Aritmética Escola primária Pedagogia moderna Escola nova |
topic |
Resolução de problemas Aritmética Escola primária Pedagogia moderna Escola nova |
description |
Virgens, Wellington Pereira das A resolução de problemas de aritmética no Ensino Primário: um estudo das mudanças no ideário pedagógico, 1920-1940. Wellington Pereira das Virgens. – Guarulhos, 2014. 80 páginas. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2014. Orientador: Dr.ª Maria Célia Leme da Silva. Título em inglês: Problem Solving of arithmetic in elementary education: a study of change in educational ideas (1920-1940). 1. Resolução de problemas. 2. Aritmética. 3. Escola Primária. 4. Pedagogia Moderna. 5. Escola Nova. I. Título |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-18T10:51:20Z 2014-11-18T10:51:20Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652264973271040 |