REFLEXÕES SOBRE O ACESSO E A PERMANÊNCIA NO PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO RACIAL E SOCIAL DA UFSM
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114879 |
Resumo: | Este artigo discorre acerca do Programa de Ações Afirmativas de inclusão racial e social adotadas desde 2008 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Perpassa sobre uma breve análise do ingresso à Instituição e as adaptações realizadas e necessárias à Lei 12.711/2012 – Lei das Cotas do governo federal. O aspecto central do artigo está na análise reflexiva realizada frente aos caminhos tomados desde sua implementação, focando nos fatores relevantes para a permanência dos cotistas, as quais foram aliadas aos dados da série histórica em que se mostram as preferências dos cotistas por respectivos cursos e áreas do conhecimento, o impacto do ingresso medido pelo desempenho médio nos cursos da Instituição, além das possíveis causas de evasão. As fontes principais dos dados pesquisados foram fornecidas pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e pela Comissão Permanente de Vestibular (COPERVES), ambos órgãos suplementares da IES. Uma análise acurada do Programa indica que as barreiras educacionais do acesso estão sendo vencidas, porquanto ainda persistam gargalos no desenvolvimento educacional, pela ausência de um acompanhamento sociopedagógico sugerido naquele Programa. |
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Este artigo discorre acerca do Programa de Ações Afirmativas de inclusão racial e social adotadas desde 2008 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Perpassa sobre uma breve análise do ingresso à Instituição e as adaptações realizadas e necessárias à Lei 12.711/2012 – Lei das Cotas do governo federal. O aspecto central do artigo está na análise reflexiva realizada frente aos caminhos tomados desde sua implementação, focando nos fatores relevantes para a permanência dos cotistas, as quais foram aliadas aos dados da série histórica em que se mostram as preferências dos cotistas por respectivos cursos e áreas do conhecimento, o impacto do ingresso medido pelo desempenho médio nos cursos da Instituição, além das possíveis causas de evasão. As fontes principais dos dados pesquisados foram fornecidas pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e pela Comissão Permanente de Vestibular (COPERVES), ambos órgãos suplementares da IES. Uma análise acurada do Programa indica que as barreiras educacionais do acesso estão sendo vencidas, porquanto ainda persistam gargalos no desenvolvimento educacional, pela ausência de um acompanhamento sociopedagógico sugerido naquele Programa. |
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