A busca pela gestão universitária de excelência: proposição de critérios em um modelo de equações estruturais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244425 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2022. |
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A busca pela gestão universitária de excelência: proposição de critérios em um modelo de equações estruturaisAdministraçãoUniversidades e faculdadesAdministração universitáriaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2022.As universidades, por suas particularidades de gestão e serviços, não se encaixam em modelos de gestão utilizados por organizações com fins lucrativos. Somado a isto, há, nas universidades públicas principalmente, uma expectativa da sociedade por um modelo de gestão que gere resultados sociais, impacto econômico, desenvolvimento da educação e crescimento das regiões. Esta pesquisa ajudará a atender esta demanda na linha de gestão universitária, de encontrar um modelo adequado, com critérios para a gestão do ensino superior, que não esteja focado em um modelo empresarial, mas que encontre critérios de excelência para a melhoria e efetividade da gestão do ensino superior. Após uma revisão dos principais modelos de excelência, foi verificado que o Modelo Baldrige possui uma premiação nos Estados Unidos voltada apenas a reconhecer instituições de ensino, que se destacam por aplicar sua ferramenta. Embora tenha influenciado outros prêmios de qualidade ao redor do mundo, e ser amplamente difundido em organizações com fins lucrativos, o Modelo Baldrige ainda não possui grande aplicação no ramo da educação brasileira. Assim, chega-se ao objetivo geral desta tese: propor e validar um modelo de análise dos fatores determinantes da efetividade em gestão das universidades federais públicas brasileiras, a partir de modelagem de equações estruturais. A presente pesquisa busca, por meio da teoria do Modelo Baldrige, desenvolver e validar um modelo de gestão que ofereça às universidades federais brasileiras o suporte para atingir a excelência na gestão. Além de trazer Baldrige para a realidade da universidade federal pública brasileira, o ineditismo desta tese é realçado com a inclusão no modelo, de critérios importantes na nova gestão pública, tais como a transparência e a gestão por competências. A pesquisa está caracterizada como um estudo quantitativo, de cunho inferencial, com modelagem de equações estruturais. Foi aplicado um questionário por meio de pesquisa survey, com uma amostra composta por 555 servidores docentes e servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados coletados foram submetidos a uma análise estatística multivariada, utilizando-se a Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais. Como resultado, foi observado que todas as sete hipóteses foram confirmadas estatisticamente, sendo que o critério Foco no aluno e sociedade impactando no planejamento estratégico foi a relação mais forte do modelo proposto. É possível indicar, no modelo apresentado nesta tese, que os construtos desta pesquisa influenciam de forma direta e indireta a Efetividade da Gestão Universitária da UFSC. Os critérios de validade interna e externa da modelagem de equações estruturais permitem fazer inferências para as demais universidades federais. O modelo proposto e gerado a partir da Modelagem de Equações Estruturais visa auxiliar a gestão universitária, verificando os construtos do modelo de excelência que exercem mais impacto na efetividade da gestão e servindo de referência para os gestores focarem nos indicadores que mais necessitam de sua atenção. Como sugestão para futuras pesquisas, acredita-se que o estudo possa ser realizado em outras instituições de ensino superior públicas, e ainda aplicar em instituições de ensino superior privadas, e posteriormente comparar os resultados, identificando similaridades e diferenças.Abstract: Universities, due to their particularities of management and services, do not fit into management models used by for-profit organizations. There is also, in the case of public universities, mainly, an expectation on the society for a management model that generates social results, economic impact, development of education and growth of regions. This research will help to meet this demand in the university management research line, to find an adequate model, with criteria for the higher education management, that is not focused on a business model, but that finds criteria of excellence for the improvement and effectiveness of higher education management. After a review of the main models of excellence, which seek the effectiveness of management, through quality programs, it was found that the Baldrige Model has an award in the United States, already aimed only at recognizing educational institutions, which stand out for applying its tool. The Baldrige Model emerged in 1987, and although it has influenced other quality awards around the world, and is widely disseminated in for-profit organizations, this model still does not have wide application in the field of Brazilian education. So, this thesis aims to propose and validate a model for the analysis of the determinants of effectiveness in the management of Brazilian public federal universities, based on structural equation modeling. Thus, the present research seeks, through the theory of the Baldrige Model and its criteria of excellence, to develop and validate a management model that offers universities the support to achieve management effectiveness. Criteria such as transparency and management by competences were included in this model, in order to evaluate them in the model and also to adapt the model to the current reality of Brazilian public management. This management values transparency, and so is demanded by society. Management by competences also seeks effectiveness in the sense of valuing human resources for their skills and training them according to their competences, for available positions in public management. The research is characterized as a quantitative study, with inferential statistics and with structural equation modeling. A survey was applied with a sample of 555 Professors and technical-administrative staff working at Federal University of Santa Catarina. The collected data were submitted to a multivariate statistical analysis, using Structural Equation Modeling with estimation by Partial Least Squares. Results show that all seven hypotheses were statistically confirmed, and the criterion Focus on the student and society impacting strategic planning was the strongest relationship of the proposed model. It is possible to indicate, in the model presented in this thesis, that the constructs of this research directly influence the Effectiveness of University Management at the UFSC. The internal and external validity criteria of structural equation modeling allow making inferences for other federal universities. The proposed model and generated from the Structural Equation Modeling can help university management, verifying the constructs of the excellence model that have more impact on the effectiveness of management. As a suggestion for future research, it is believed that the study can be carried out in other public higher education institutions, and still apply in private higher education institutions, and later compare the results, identifying similarities and differences.Costa, Alexandre MarinoMoré, Rafael Pereira OcampoUniversidade Federal de Santa CatarinaMattos, Luísa Karam de2023-02-14T23:11:09Z2023-02-14T23:11:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis225 p.| il., gráfs.application/pdf380243https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244425porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-14T23:11:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244425Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-14T23:11:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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