Comunicação interna: desafios e perspectivas na área de gestão de pessoas no contexto da Gestão Universitária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254446 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2024. |
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Comunicação interna: desafios e perspectivas na área de gestão de pessoas no contexto da Gestão UniversitáriaUniversidades e faculdadesComunicaçãoAdministração universitáriaGestão de pessoasDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2024.A presente pesquisa tem por objetivo compreender como se fundamenta o processo da Comunicação Interna (CI) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas (PRODEGESP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir do olhar dos seus servidores e gestores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, aplicada, bibliográfica e documental, com fins descritivos. A coleta de informações envolveu realização de entrevistas individuais com os gestores, responsáveis pela Política de Gestão de Pessoas da UFSC e aplicação de questionário com uma amostra de servidores da unidade. O processo de análise das informações coletadas utilizou a análise de conteúdo e delimitação de três (03) categorias: P RODEGESP, Política Institucional de Comunicação e Comunicação. Os resultados apresentaram uma multiplicidade de concepções sobre o fenômeno da CI da PRODEGESP que se estabelece com servidores ativos e discentes da UFSC e se fundamenta em meios oficiais de comunicação e ferramentas não reguladas institucionalmente. Os desafios identificados se relacionam com alcance e planejamento da CI; integração intra e intersubunidades e unidades; bem como entraves relativos às ferramentas e sistemas existentes. O estudo levou à seguinte contradição: ao mesmo tempo que há fragilidade por parte dos trabalhadores da PRODEGESP em conhecer e dominar o uso dos instrumentos de comunicação, eles os utilizam indistintamente para a execução e o fortalecimento de seu trabalho. Para a superação desta categoria, as perspectivas vislumbradas indicam melhorias envolvendo a atuação dos Agentes de Comunicação da PRODEGESP; a busca por aproximação com seus usuários e o estabelecimento de momentos de interação envolvendo servidores e gestores a fim de potencializar a integração.Abstract: This research sought to understand how the Internal Communication (IC) process of the Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas (PRODEGESP) of the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) is based, from the perspective of its employees and managers. To carry out this applied research with descriptive purposes, the methodological procedures included case study, bibliographical and documentary research. Data collection involved individual interviews with the managers, responsible for UFSC's People Management Policy and the application of a questionnaire to a sample of the unit's employees. The process of analyzing the data collected used content analysis and delimitation of three (03) categories: PRODEGESP, Institutional Communication Policy and Communication. The results demonstrated a multiplicity of conceptions about PRODEGESP?s IC, which is occurs towards active employees and students at UFSC and uses both official communication channels and those channels which are not institutionally regulated. The challenges identified through this research are related to the range and CI?s planning; intra and inter-subunit and unit integration; as well as obstacles related to available tools and systems. The study led to the following contradiction: while there is weakness on the part of PRODEGESP workers in knowing and mastering the use of communication instruments, they use them without distinction to carry out and strengthen their work. To overcome this category, the perspectives envisioned indicate improvements involving the performance of PRODEGESP?s Communication Agents; the search for rapprochement with its users and the establishment of moments of interaction between employees and managers in order to enhance interaction.Búrigo, Carla Cristina DutraUniversidade Federal de Santa CatarinaSavi, Helena Lolli2024-02-26T23:23:17Z2024-02-26T23:23:17Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 p.| tabs.application/pdf386314https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-26T23:23:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-26T23:23:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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