Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_3f25393e5765ff2c22ef57759f9dc534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83784 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógicaInformaticaCiência da computaçãoEducaçãoEnsino auxiliado por computadorInovações tecnológicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.Mudanças significativas para a sociedade ocorreram no fim do século passado, entre elas, as inovações tecnológicas que cada vez estão mais velozes, fazendo com que a humanidade repense e reformule seus hábitos e procedimentos. E neste contexto percebe-se que a educação também está mudando e que os educadores já começam a perceber a importância da ferramenta informática, para a transformação dos modelos e estruturas sociais. Com destaque para a informática na educação, esta dissertação objetiva chamar a atenção para um dos ramos que mais evolui atualmente. A introdução dos computadores na escola, utilizados como ferramenta cognitiva, tornou-se mais um elemento para expandir o conhecimento humano, tendo como ponto positivo, sua grande flexibilidade de adaptação ao ritmo da aprendizagem individual de cada aluno. Dentro desta ótica a educação, na era da informática, exige um novo paradigma: pensar, analisar, concluir, inferir, interpretar. Este paradigma traz a perspectiva de aproximar a educação do novo perfil do aluno, que é a valorização não só da aquisição do conhecimento, mas, principalmente, das habilidades do pensamento. Esta dissertação avalia quali-quantitativamente um modelo de implantação do computador no ensino fundamental em unidades escolares no município de Lages-SC, identificando as principais dificuldades e as vantagens advindas desta implantação.Florianópolis, SCRodrigues Filho, Ilson WilmarUniversidade Federal de Santa CatarinaOstrowski, Simone Andrea de Oliveira França2012-10-20T03:21:44Z2012-10-20T03:21:44Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisiii, 65 f.| il., tabs., grafs.application/pdf188850http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T05:39:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83784Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T05:39:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
title |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
spellingShingle |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França Informatica Ciência da computação Educação Ensino auxiliado por computador Inovações tecnológicas |
title_short |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
title_full |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
title_fullStr |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
title_sort |
Proposta de modelo de informática como ferramenta pedagógica |
author |
Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França |
author_facet |
Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues Filho, Ilson Wilmar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostrowski, Simone Andrea de Oliveira França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Educação Ensino auxiliado por computador Inovações tecnológicas |
topic |
Informatica Ciência da computação Educação Ensino auxiliado por computador Inovações tecnológicas |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T03:21:44Z 2012-10-20T03:21:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188850 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784 |
identifier_str_mv |
188850 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
iii, 65 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652189777788928 |