EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230263 |
Resumo: | Em razão do nosso atual modelo de civilização, o homem tornou-se desvinculado do meio ambiente. Este distanciamento nos impede de perceber que cada atitude ou ação humana corresponde a um impacto negativo ou positivo sobre o ambiente, natural ou construído. É neste contexto que emerge a Educação Ambiental, como uma ferramenta importante para auxiliar nos debates ecológicos e na conscientização ambiental. O processo de educação ambiental, requer um esforço contínuo e permanente com a cooperação de todos, em uma espécie de reciprocidade de ensino-aprendizagem, que direcione para o uso consciente dos recursos naturais. Perante o exposto, o presente trabalho visou analisar os métodos de propagação da educação ambiental no Brasil. E para atingir tal fim, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica e análise documental. Ao término da pesquisa, constatou-se que a educação ambiental pode ser abordada por meio de diferentes métodos e tecnologias e seu objetivo principal é incutir na sociedade reflexões acerca de sua proteção e uso sustentável dos recursos. E que somente uma política concisa e bem planejada de educação ambiental será capaz de mudar a temível perspectiva do esgotamento dos recursos naturais e degradação do meio ambiente. |
id |
UFSC_3f52a9055262987be8bc0e82fd054273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230263 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃOEm razão do nosso atual modelo de civilização, o homem tornou-se desvinculado do meio ambiente. Este distanciamento nos impede de perceber que cada atitude ou ação humana corresponde a um impacto negativo ou positivo sobre o ambiente, natural ou construído. É neste contexto que emerge a Educação Ambiental, como uma ferramenta importante para auxiliar nos debates ecológicos e na conscientização ambiental. O processo de educação ambiental, requer um esforço contínuo e permanente com a cooperação de todos, em uma espécie de reciprocidade de ensino-aprendizagem, que direcione para o uso consciente dos recursos naturais. Perante o exposto, o presente trabalho visou analisar os métodos de propagação da educação ambiental no Brasil. E para atingir tal fim, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica e análise documental. Ao término da pesquisa, constatou-se que a educação ambiental pode ser abordada por meio de diferentes métodos e tecnologias e seu objetivo principal é incutir na sociedade reflexões acerca de sua proteção e uso sustentável dos recursos. E que somente uma política concisa e bem planejada de educação ambiental será capaz de mudar a temível perspectiva do esgotamento dos recursos naturais e degradação do meio ambiente.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:19:18Z2021-12-03T18:19:18Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230263SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOSZAGONEL, JÉSSICA TALITAKLAES, LUIZ SALGADOPEREIRA, VIVIAN EVELYN ALVESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:19:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230263Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:19:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MÉTODOS USADOS PARA SUA PROPAGAÇÃO |
author |
SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS |
author_facet |
SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS ZAGONEL, JÉSSICA TALITA KLAES, LUIZ SALGADO PEREIRA, VIVIAN EVELYN ALVES |
author_role |
author |
author2 |
ZAGONEL, JÉSSICA TALITA KLAES, LUIZ SALGADO PEREIRA, VIVIAN EVELYN ALVES |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SAFANELLI, ARCÂNGELO DOS SANTOS ZAGONEL, JÉSSICA TALITA KLAES, LUIZ SALGADO PEREIRA, VIVIAN EVELYN ALVES |
description |
Em razão do nosso atual modelo de civilização, o homem tornou-se desvinculado do meio ambiente. Este distanciamento nos impede de perceber que cada atitude ou ação humana corresponde a um impacto negativo ou positivo sobre o ambiente, natural ou construído. É neste contexto que emerge a Educação Ambiental, como uma ferramenta importante para auxiliar nos debates ecológicos e na conscientização ambiental. O processo de educação ambiental, requer um esforço contínuo e permanente com a cooperação de todos, em uma espécie de reciprocidade de ensino-aprendizagem, que direcione para o uso consciente dos recursos naturais. Perante o exposto, o presente trabalho visou analisar os métodos de propagação da educação ambiental no Brasil. E para atingir tal fim, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica e análise documental. Ao término da pesquisa, constatou-se que a educação ambiental pode ser abordada por meio de diferentes métodos e tecnologias e seu objetivo principal é incutir na sociedade reflexões acerca de sua proteção e uso sustentável dos recursos. E que somente uma política concisa e bem planejada de educação ambiental será capaz de mudar a temível perspectiva do esgotamento dos recursos naturais e degradação do meio ambiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T18:19:18Z 2021-12-03T18:19:18Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230263 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651942196412416 |