O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Karoliny
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107098
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.
id UFSC_3fa8ffefe74a076d35817805bbb92e59
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107098
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCorreia, KarolinyCerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth2013-12-05T23:12:28Z2013-12-05T23:12:28Z2013318934https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107098Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.Esta pesquisa tem como tema o ensino da produção textual escrita nas seriações de sexto a nono ano, tendo como delimitação temática possíveis reverberações ? na ação docente histórica e socialmente situada e nas percepções dos professores participantes deste estudo sobre sua própria ação ? do ideário teórico-epistemológico de base histórico-cultural. Nesse enfoque, este estudo estruturou-se para responder à seguinte questão geral de pesquisa: Tendo em vista as propostas de reformulação do ensino de Português, debatidas intensamente a partir da década de 1980 ? e que estamos vinculando aqui ao que nomeamos ideário teórico-epistemológico de base histórico-cultural ?, que reverberações é possível depreender nas ações e nas percepções docentes nos / sobre os processos de elaboração didática empreendidos no ensino da produção textual escrita, em se tratando dos professores participantes desta pesquisa? Nosso objetivo foi descrever analiticamente as possíveis reverberações do ideário teórico-epistemológico de base histórico-cultural nas ações e percepções docentes acerca das elaborações didáticas do ensino da produção textual escrita. Para tal propósito, valemo-nos do simpósio conceitual (CERUTTI-RIZZATTI; MOSSMANN; IRIGOITE, 2012), sobretudo no que toca teorizações de base bakhtiniana, vigotskiana e estudos do letramento, e do conceito de elaboração didática (HALTÉ, 2008 [1998]) como iluminadores da análise dos dados gerados. Tal pesquisa consistiu em um estudo de caso (YIN, 2005) do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2010 [1995]) com abordagem qualitativa interpretativista (MASON, 1996) realizada com duas participantes de pesquisa ? professoras das seriações finais do ensino fundamental ? em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis no ano de 2012. Os dados foram gerados a partir de instrumentos como a observação participante, notas em diário de campo, entrevistas e pesquisa documental. Os resultados sinalizam materialização de ecos do ideário histórico-cultural nas ações e percepções das professoras participantes deste estudo, os quais tendem a se configurar como parte da sincretização (HALTÉ, 2008 [1998]) de teorizações distintas e conhecimentos que têm lugar na esfera escolar, processo motivado, sobretudo, pela ancoragem em materiais didáticos, paradidáticos e documentos de parametrização do ensino. Entendemos, enfim, haver no espaço escolar em que realizamos este estudo um movimento em favor da consolidação, ainda em construção, de um trabalho convergente com o ideário histórico-cultural. <br>386 p.| il., tabs.porLinguísticaEscritaEstudo e ensinoRedaçãoEstudo e ensinoDidaticaO ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL318934.pdfapplication/pdf10429043https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107098/1/318934.pdf457fbcba9cf081b3da1bae00a1e7bcdfMD51123456789/1070982013-12-05 21:12:28.515oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107098Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-05T23:12:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
title O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
spellingShingle O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
Correia, Karoliny
Linguística
Escrita
Estudo e ensino
Redação
Estudo e ensino
Didatica
title_short O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
title_full O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
title_fullStr O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
title_full_unstemmed O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
title_sort O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita
author Correia, Karoliny
author_facet Correia, Karoliny
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Karoliny
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
contributor_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Linguística
Escrita
Estudo e ensino
Redação
Estudo e ensino
Didatica
topic Linguística
Escrita
Estudo e ensino
Redação
Estudo e ensino
Didatica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-05T23:12:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-05T23:12:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107098
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 318934
identifier_str_mv 318934
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 386 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107098/1/318934.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 457fbcba9cf081b3da1bae00a1e7bcdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805092437065728