As contradições em torno do acesso e da permanência de estudantes da classe trabalhadora por meio da implementação da Lei de Cotas nos cursos de ensino médio técnico integrado do IFSC - Campus Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rateke, Deise
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206044
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRateke, DeiseVendramini, Célia Regina2020-03-31T14:41:18Z2020-03-31T14:41:18Z2018358937https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206044Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.O objetivo central da pesquisa foi analisar o acesso e a permanência de jovens estudantes da classe trabalhadora na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da implementação da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 (BRASIL, 2012a), a chamada Lei de Cotas. A pesquisa abrangeu o ingresso de estudantes cotistas no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Florianópolis. A análise foi realizada considerando o contexto das estratégias de controle social do capital-Estado na promoção de políticas de inclusão em consonância com o projeto formativo do IFSC. Buscamos, com o estudo, compreender as implicações da relação capital-trabalho na educação e no contexto da implementação dos programas e das políticas de inclusão. O trabalho reu´ne caracteri´sticas de pesquisa qualitativa, empi´rica e explorato´ria. Para atender aos objetivos propostos e para responder à questa~o orientadora da tese, foram empregados procedimentos metodológicos e desenvolvida pesquisa bibliogra´fica, documental e de campo, mediante entrevista semiestruturada com servidores e estudantes cotistas do IFSC. O método referência foi o materialismo histórico-dialético, que nos levou ao entendimento de que o conhecimento acerca da realidade é social e historicamente construído. O problema de pesquisa abordou as mudanças provocadas pelas políticas públicas de inclusão adotadas pelo IFSC, particularmente o sistema de cotas para ingresso no EMI na seguinte dimensão: os programas resultam na ampliação do acesso e da permanência da classe trabalhadora no IFSC, principalmente a parcela mais empobrecida, e altera a composição social dos seus estudantes? A política focal é fruto da luta de movimentos sociais que, diante das históricas desigualdades sociais e escolares no Brasil, reivindicam o acesso de estudantes negros e de baixa renda provindos da escola pública. Entretanto, confirmarmos nossa hipótese sobre os limites dessa mesma política, que não ataca o conjunto do sistema educacional brasileiro pois não combate de modo universal as desigualdades e os bloqueios estruturais para a sua real universalização , e concluímos que o sistema de cotas se reverte numa política eivada de discursos ideológicos, dado o fato de que encobre e ofusca a visão crítica que aponta a educação como direito de todos e a coloca a serviço de interesses imediatos de produção da existência sob a lógica do capital. O estudo demostrou os limites do IFSC como instituição de excelência e comprometida com a inclusão escolar perante o sentido mais amplo da inclusão social numa sociedade de classes. Dessa forma, a ampliação do acesso por meio do sistema de cotas, se não vem acompanhada de um projeto educativo voltado à classe trabalhadora, compromete o aproveitamento e a permanência do estudante cotista, na medida em que mantém intocável o projeto de escola unilateral nas dependências do capital-Estado e voltada ao mercado de trabalho. Nesse sentido, procuramos discutir as diferenças de uma formação da e para a classe trabalhadora, e abordamos, além da ampliação do acesso da classe trabalhadora ao IFSC e do padrão de ensino ofertado, o delineamento de indicadores de acesso e de permanência no EMI. Os indicadores apontaram para fatores relativos à vivência escolar dos jovens cotistas no IFSC, entre os quais se destacam a necessidade de superar a noção de mérito acadêmico, o confronto com o projeto formativo institucional adequado e adaptado ao projeto educativo capitalista e o enfrentamento das deficiências e lacunas do ensino fundamental e médio público. Os indicadores mostraram que a inclusão escolar exige uma transformação radical da própria escola, ou seja, da lógica reprodutora e excludente que rege o seu funcionamento. Nesse cenário, as relações entre trabalho e educação e, em particular, entre educação profissional e tecnológica, constituem lócus privilegiado de contradições sociais, econômicas, políticas, culturais e filosóficas. Observamos, assim, que a política de cotas não escapa dessa dinâmica conflitiva e contraditória. A mudança factual virá, somente, a partir da luta da classe trabalhadora mediante o conhecimento das relações desiguais que subordinam o trabalhador ao capitalismo, isto é, a partir de uma educação necessariamente anticapitalista, na sua concepção e atuação prática. Entretanto, a luta pela educação da classe trabalhadora não é simples e tampouco pequena no atual momento. O projeto em curso do Estado capitalista em nome da deseducação da classe trabalhadora no Brasil está presente em várias ações que alteram a vida e a formação escolar dos trabalhadores. Todas essas ações, que representam um recuo e um retrocesso teórico e político de significativos setores e segmentos da vida pública, atacam o conjunto dos trabalhadores e impactam na formação escolar dos jovens, mas também põem em evidência o conflito de classes, acirrando ainda mais as disputas entre capital e trabalho.Abstract : The main objective of this research was to analyze young workingclass students access to and retention in the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, through the implementation of Law nº. 12.711 of August 29, 2012 (BRAZIL, 2012a), the so-called Lei de Cotas (Quota Law). The research covered the admission of quota students to the Ensino Médio Integrado (EMI - Integrated High School) of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC) - Florianópolis Campus. The analysis was carried out considering the context of the strategies of social control by the Capital-State in the promotion of inclusion policies in line with IFSC's training project. Through this study, we sought to understand the implications of the Capital-Labor relationship for education and in the context of the implementation of inclusion programs and policies. This work can be characterized as a qualitative, empirical and exploratory research. In order to meet the proposed objectives and answer the thesis guiding question, methodological procedures were employed and a bibliographical, documentary and field research was conducted, through a semi-structured interview with IFSC staff and quota students. Our methodological reference was historical-dialectical materialism, which led us to the understanding that knowledge about reality is socially and historically constructed. Our research hypothesis addressed the changes brought about by the inclusion public policies implemented by IFSC, particularly the quota system for admissions to the EMI, in the following dimension: do these programs result in the expansion of access and retention of the working class at IFSC, especially the most impoverished portion, and change the social makeup of IFSC students? We confirmed our hypothesis regarding the limitations of targeted policies that do not address the Brazilian educational system as a whole. They are limited because they do not universally fight inequality and the structural obstacles to their real universalization. We found that the quota system became a policy contaminated by ideological discourses, because it conceals and overshadows critical view, which understands education as the right of all, and places it at the service of immediate interests of the production of existence under the logic of capital. The study showed the limitations of IFSC as an institution of excellence and committed to school inclusion, considering the broader sense of social inclusion in a class society. Thus, access expansion through the quota system, if not followed by an educational project aimed at the working class, compromises the performance and retention of the quota student. It does so because it keeps the unilateral school project untouched, dependent on Capital-State, and market-oriented. In this sense, we attempted to examine the differences of an education of and for the working class, and the design of access and retention indicators for the EMI. In addition, we discussed the need to expand the access of the working class to IFSC and the educational standards provided. The indicators pointed to factors related to the school experience of young quota students at IFSC, such as the need to overcome the notion of academic merit; confrontation with an institutional training project that is suitable and adapted to the capitalist educational project; and the struggle against the deficiencies and gaps in primary and secondary public education. The indicators showed that school inclusion requires a radical change of school itself, i.e., of the reproductive and excluding logic that governs its functioning. In this scenario, the relations between work and education and, in particular, between professional and technological education, are a privileged locus of social, economic, political, cultural and philosophical contradictions. Thus, we found that the quota policy does is not an exception to this conflicting and contradictory dynamics. Actual change will only come from the struggle of the working class, through the knowledge of the unequal relations that subordinate workers to capitalism, i.e., from a necessarily anti-capitalist education, in its conception and practical action. However, the fight to educate the working class is neither simple nor small at the present time. The ongoing project of the capitalist State against the education of the working class in Brazil is present in several actions that change the life and the educational training of workers. All these actions, which are a theoretical and political retreat and a setback for significant sectors and segments of public life, attack workers as a whole, and have an impact on the educational training of youth. However, they also uncover class conflict, sharpening disputes between capital and labor even more.326 p.| il., gráfs., tabs.porEducaçãoCotas universitáriasEnsino técnicoAs contradições em torno do acesso e da permanência de estudantes da classe trabalhadora por meio da implementação da Lei de Cotas nos cursos de ensino médio técnico integrado do IFSC - Campus Florianópolisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1375-T.pdfPEED1375-T.pdfapplication/pdf2752720https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/206044/-1/PEED1375-T.pdf32c58e46678bcfd8e76fa839f169be61MD5-1123456789/2060442020-03-31 11:41:18.943oai:repositorio.ufsc.br:123456789/206044Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T14:41:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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