Técnica, estética, educação: os usos do corpo na ginástica rítmica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175883 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2016. |
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Técnica, estética, educação: os usos do corpo na ginástica rítmicaCiências sociaisEsportesAspectos sociaisGinástica rítmicaAspectos sociaisEstéticaAspectos sociaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2016.O presente trabalho propõe desvendar o entrelaçamento entre técnica e estética a partir dos usos do corpo na ginástica rítmica e revelar subjetividades que conformam as trajetórias de vida das ginastas. Partindo de uma perspectiva antropológica e sociológica de corpo, formulamos questões sobre as representações dos corpos das ginastas a partir da percepção delas, em uma tentativa de mais bem entender os modelos corporais vigentes nessa modalidade. Para a realização desse estudo, utilizamos a etnografia como perspectiva metodológica. Foram realizados um conjunto de observações de treinamentos e competições de uma equipe de ginástica rítmica, entrevistas com ginastas e treinadoras e envio de questionários para algumas atletas que participaram da seleção brasileira. Os resultados indicam que: 1) o aperfeiçoamento da técnica exige muito esforço físico, controle do corpo, alimentação e da dor; 2) a ginasta precisa ter um corpo magro para executar uma boa técnica e estética e, por conta disso, há um exaustivo controle do peso corporal, podendo, em alguns casos, prejudicar a própria performance; 3) a presença da glorificação da dor está relacionada à produtividade do corpo, ao maior conhecimento dos seus limites, porém, dependendo do seu nível de naturalização, pode resultar em lesões; 4) toda a aparência da ginasta (vestimentas, maquiagem, aparelhos, objetos em geral, movimentos e gestos técnicos) é minuciosamente pensada e fabricada para a sua apresentação; cada detalhe influencia na nota, direta ou indiretamente; 5) elementos de diferentes práticas corporais (danças, circo, esportes) valorizam o lado artístico da coreografia e podem ser incluídos, conforme a música inspirar; contudo, devem ser executados de uma maneira particular para garantir uma boa apresentação; 6) se durante a montagem coreográfica a treinadora permitir à ginasta atualizar o projeto coreográfico, colocando seu caráter pessoal, sua experiência e memória corporal, a construção será de sua corpografia ginástica; 7) a performance aproxima a ginástica rítmica das artes performáticas (dança, ballet clássico, teatro, música) por apresentar alguns elementos em comum: estetização do corpo, contingência [imprevisibilidade], criação, racionalização do corpo por meio do treinamento para chegar à obra esportiva ou artística; 8) há um forte entrelaçamento entre técnica e mimese na produção de movimentos considerados belos na ginástica rítmica, na qual não há criação sem técnica, especialmente nas montagens das séries e em sua comunicação; mas tampouco somente a técnica ésuficiente para a elaboração do inesperado e emocionante; 9) na busca pela eficácia em técnica e estética, a educação do corpo ganha espaço de destaque, impondo um ?dever ser? inscrito nos corpos; 10) a dinâmica esportiva conforma o corpo da ginasta, seu habitus, transformando sua subjetividade, o modo de ler e perceber o mundo; 11) o esporte e a escola fazem parte dos projetos de vida das ginastas e de seus familiares e, por conta disso, aumentam as possibilidades de reconversão profissional; 12) a partir das diferentes socializações vivenciadas (família, escola, esporte), as ginastas adquirem um conjunto de saberes que deixa marcas em seus corpos de forma singular, heterogênea e plural, podendo influenciar suas escolhas profissionais futuras; 13) a graduação em Educação Física é uma importante possibilidade de reconversão do capital (corporal, econômico, social) investido pelas ginastas; 14) a permanência da ginasta no subcampo, a partir de sua recolocação como docente, possibilita a ressignificação das práticas corporais e discursos presentes nesse esporte. Por fim, a partir dos usos do corpo, observamos que, ao mesmo tempo em que a ginástica rítmica pode ser uma prática educativa disciplinar e rígida, pode também dimensionar a ginasta para uma experiência lúdica e estética, imbricada com as coisas do sensível e de outros fazeres humanos, desenvolvendo a autonomia, a compreensão de si e o conhecimento de seus limites. Concluímos, assim, que nesse esporte há diferentes formas de ser corporalmente, o que permite ampliar os debates sobre os corpos contemporâneos.<br>Abstract : This Ph.D. thesis intends to unravel the interweaving between technique and aesthetics from the uses of the body in rhythmic gymnastics and to reveal subjectivities that make up the life trajectories of gymnasts. Starting from an anthropological and sociological perspective of the body, we formulate questions about the representations of the bodies of the gymnasts from their perception, in an attempt to better understand the current models of body in this modality. To carry out this study, we use ethnography as a methodological perspective. From this viewpoint, a set of observations of training and competitions of a rhythmic gymnastics team was performed, along with interviews with gymnasts and coaches, and questionnaires were sent to some athletes who participated in the Brazilian team. The results indicate: 1) the improvement of the technique requires a lot of physical effort, body control, nutrition, and pain; 2) the gymnast must have a lean body to perform a good technique and aesthetics, and, because of this, there is an exhaustive control of body weight, and, in some cases, it may damage the performance itself; 3) the glorification of pain is related to the productivity of the body, to greater knowledge of its limits, but, depending on its level of naturalization, they may result in lesions; 4) all the appearance of the gymnast (clothes, makeup, apparatus, objects in general, movements, and technical gestures) is minutely thought and shaped for the presentation; each detail influences the final score, directly or indirectly; 5) elements of different body practices (dance, circus, sports) value the artistic side of the choreography and can be included as the music inspires; however, they must be performed in a particular way to ensure a good presentation; 6) if during the choreographic elaboration the coach allows the gymnast to update the choreographic project, placing her personal character, her experience and body memory, the construction will be of her gymnastic chorpography; 7) performance links rhythmic gymnastics to the performing arts (dance, classical ballet, theater, music) by presenting some elements in common: aesthetization of the body, contingency [unpredictability], creation, rationalization of the body through training to create the artwork of sport; 8) there is a strong interweaving between technique and mimesis in the production of movements considered appealing in rhythmic gymnastics, in which there is no creation without technique, especially in the design of the routines and in their communication; neither the technique alone is sufficient for theelaboration of the unexpected and exciting; 9) in the quest for technical and aesthetic efficacy, the education of the body gains prominence, imposing a ?must be? inscribed on the bodies; 10) sports dynamics conforms the gymnast's body, its habitus, transforming its subjectivity into the way of reading and perceiving the world; 11) sport and school are part of the life projects of gymnasts and their families and, as a result, they increase the possibilities of professional reconversion; 12) from the different socializations experienced (family, school, sport), gymnasts acquire a set of knowledge that marks their bodies in a singular heterogeneous and plural way, and can influence their future professional choices; 13) the graduation in Physical Education is an important possibility of reconversion of the capital (body, economic, social) invested by the gymnasts; 14) the permanence of the gymnast in the subfield, after her relocation as a coach, allows the resignification of the practices and discourses present in this sport. Finally, from the uses of the body, we observed that, at the same time that rhythmic gymnastics can be a disciplinary and rigid educational practice, it may size the gymnast into a playful and aesthetic experience, imbricated with aspects of sensibility and others human practices, developing autonomy, self-understanding and knowledge of their own limits. We conclude, then, that in this sport there are different ways of bodily being, which allows to broaden the debates on the contemporary bodies.Vaz, Alexandre FernandezBassani, Jaison JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaBoaventura, Patrícia Luiza Bremer2017-05-23T04:20:22Z2017-05-23T04:20:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis445 p.| il., tabs.application/pdf345640https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175883porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-07T21:00:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175883Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-07T21:00:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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