Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paradeda, Diego Benites
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135990
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2015.
id UFSC_40919c150f6d2c4cdf69bc20359dd1b8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135990
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaParadeda, Diego BenitesKraus Junior, WernerCarlson, Rodrigo Castelan2015-11-03T03:07:28Z2015-11-03T03:07:28Z2015335669https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135990Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2015.O incentivo à troca modal do automóvel pelo transporte coletivo e por modos não-motorizados é uma diretriz de política urbana para melhoria da mobilidade. Faixas exclusivas para ônibus, implantação de ciclovias e aumento das áreas para pedestres surgem como efetivadoras desta diretriz. Tais ideias acarretam mudanças de infraestrutura nas cidades através da redução do espaço para circulação de automóveis. Neste contexto, examina-se o efeito de faixas exclusivas para transporte público por ônibus no tráfego de automóveis. O estudo é realizado em simulação microscópica para o acesso à Ilha de Santa Catarina no município de Florianópolis/SC. São analisados aspectos como volume de automóveis, tamanho dos pontos de parada de ônibus, inclusão de faixas exclusivas e a oferta de transporte coletivo para suprir o aumento de usuários devido à troca modal. Analisa-se velocidade média por categoria de veículo como indicador de desempenho. A conclusão do estudo indica que, com as faixas exclusivas propostas, uma troca modal em torno de 20% mantém a velocidade dos automóveis enquanto triplica a velocidade dos ônibus. Os resultados são válidos para o modelo de simulação microscópica empregado. Conclusões sobre o caso real dependem de esforços adicionais para calibração do modelo.<br>Abstract : Incentives for modal transfer from cars to public transit and nonmotorized modes are a guideline for urban policy to improve mobility. Dedicated bus lanes, the installation of bicycle lanes and increased pedestrian areas emerge as the fulfillment of this guideline. These ideas lead to changes in the infrastructure of cities through restrictions for cars. In this context, we examine the effect of the creation of dedicated lanes for public transit in the automobile traffic. The study is performed using microsimulation for the access to the Santa Catarina Island in Florianópolis/SC. The analysis considers aspects such as car flow levels, bus stop size, inclusion of dedicated bus lanes, and the provision of public transit to meet the increase in riders due to modal transfer. The performance indicator analyzed is the average speed per vehicle category. The study conclusion indicates that with the proposed dedicated bus lanes a modal transfer around 20% maintains the speed of car traffic while tripling the speed of buses. The results are valid for the model. Results are valid for the model built in microsimulation. Conclusions about the real case require additional effort in the calibration of the developed model.porEngenharia de sistemasAutomaçãoTransporte urbanoFlorianópolis (SC)Mobilidade urbanaFlorianópolis (SC)Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfegoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL335669.pdfapplication/pdf67055151https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135990/1/335669.pdfb137190c3ac6034149975e017797cd90MD51123456789/1359902015-11-03 01:07:28.423oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135990Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T03:07:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
title Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
spellingShingle Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
Paradeda, Diego Benites
Engenharia de sistemas
Automação
Transporte urbano
Florianópolis (SC)
Mobilidade urbana
Florianópolis (SC)
title_short Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
title_full Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
title_fullStr Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
title_full_unstemmed Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
title_sort Implantação de faixas exclusivas para ônibus: efeito da troca modal no tráfego
author Paradeda, Diego Benites
author_facet Paradeda, Diego Benites
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Paradeda, Diego Benites
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraus Junior, Werner
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Carlson, Rodrigo Castelan
contributor_str_mv Kraus Junior, Werner
Carlson, Rodrigo Castelan
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de sistemas
Automação
Transporte urbano
Florianópolis (SC)
Mobilidade urbana
Florianópolis (SC)
topic Engenharia de sistemas
Automação
Transporte urbano
Florianópolis (SC)
Mobilidade urbana
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-03T03:07:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-03T03:07:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135990
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 335669
identifier_str_mv 335669
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135990/1/335669.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b137190c3ac6034149975e017797cd90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805260016287744