O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Selma Graciele
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94304
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2010
id UFSC_40964d59fc098359dca238057d1ffd7d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94304
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço socialServiço socialSanta CatarinaEnsino a distanciaAvaliaçãoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2010O presente estudo teve como objetivo analisar o ensino a distância, em nível de graduação, evidenciando irregularidades apresentadas por esta modalidade de ensino e as conseqüentes implicações trazidas ao projeto ético-político profissional do Serviço Social, bem como apresentar as ações das entidades representativas da categoria frente a esta realidade. Para a compreensão do significado dado a discussão em pauta se localiza o ensino superior dentro da sociedade de classes, pautando seus nexos históricos e os determinantes que caracterizam a fase de mundialização do capital. A atual sociabilidade do capital engendra as novas configurações societárias que determinam os moldes sócio-econômicos vigentes conduzidos pelos organismos internacionais. O ensino superior tal como está posto é resultado do processo de mudanças sócio-políticas num contexto internacional. No Brasil esta mudança passa a ser entendida a partir da contra-reforma universitária que tem como marco cronológico a década de 1990. Neste contexto, o ensino a distância ganha visibilidade no Brasil a partir da década de 1990 com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e outros marcos legais que dão legitimidade à referida modalidade de ensino. A partir desta década ocorre um acelerado crescimento de cursos de Ensino a Distância (EAD), inclusive no Serviço Social, trazendo à profissão uma série de desafios. A problemática de pesquisa do referido estudo é caracterizada a partir da seguinte questão: Quais são as implicações, advindas da formação em nível de graduação na modalidade de EAD no Estado de Santa Catarina, trazidas à formação profissional ancorada no projeto ético-político profissional do Serviço Social? A referida investigação foi desenvolvida através de pesquisa exploratória de caráter qualitativo pautada no método dialético em Marx. Os dados foram coletados por meio de fontes documentais. Na análise dos dados documentais se identificou as irregularidades pedagógicas e técnico-administrativas. A partir da exposição destas irregularidades se identificou suas implicações aos princípios e valores ético-políticos, à matriz teórico-metodológica, aos princípios político-pedagógicos, aos marcos jurídico-políticos e às ações político-organizativas trazidas ao projeto ético-político profissional do Serviço Social. Frente à realidade posta pelo EAD se definiu as ações desenvolvidas pelo CRESS/SC em conjunto com as entidades representativas da profissão caracterizadas como: ações político-pedagógicas, ações político-jurídicas e ações técnicoadministrativas.The present study is aimed at analyzing distance learning, at the undergraduate level, and its implications for the ethical-political Social Work project. To understand the meaning given that the discussion at hand places higher education within a class divided society ruling its historical links and determinants which characterize the capital globalization phase. The current social nature of capital generates new social settings that determine existing socioeconomic patterns brought about by international organizations. This type of higher education has resulted from the process of socio-political transformations in an international context. In Brazil this transformation came to be understood after the counter-reformation of higher education became associated with State reform chronologically marked in the 1990s and bringing about a heightening of the disqualification of higher education. In this context, distance education in Brazil has been gaining visibility since the 2000s with the passing of the Law of Directives and Bases (LDB) and other legal frameworks that have given legitimacy to this form of education. In this decade there has been a rapid growth of Distance Education (DE) courses, including in Social Work studies, bringing to the profession a number of challenges. The problem of research in this study is characterized by the following question: What are the implications arising from learning through distance education, at the undergraduate level in the State of Santa Catarina, on the education of the professional grounded in the ethical-political Social Work project? The present research has been developed through exploratory research of a qualitative nature guided by the dialectical method in Marx. Data was collected from documentary sources. In the analysis of the documentary data pedagogical and technico-administrative irregularities were identified. From the moment of exposure of these irregularities their implications were identified for the theoretical-methodological matrix, for politico-pedagogical principles, for juridical-political frameworks and political-organisational actions brought to the ethical-political Social Work project. Faced with the reality posed by DE actions undertaken by CRESS / SC (Regional Council for Social Work / Santa Catarina ) together with the bodies representing the profession were defined and characterized as: politico-pedagogical, political-juridical and technical-administrative actions.Freitas, Rosana de Carvalho MartinelliUniversidade Federal de Santa CatarinaGomes, Selma Graciele2012-10-25T08:31:04Z2012-10-25T08:31:04Z2012-10-25T08:31:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis212 p.| tabs.application/pdf277927http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94304porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T14:34:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94304Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T14:34:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
title O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
spellingShingle O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
Gomes, Selma Graciele
Serviço social
Santa Catarina
Ensino a distancia
Avaliação
Santa Catarina
title_short O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
title_full O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
title_fullStr O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
title_full_unstemmed O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
title_sort O ensino a distância no estado de Santa Catarina e suas implicações ao projeto ético-político profissional do serviço social
author Gomes, Selma Graciele
author_facet Gomes, Selma Graciele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Rosana de Carvalho Martinelli
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Selma Graciele
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social
Santa Catarina
Ensino a distancia
Avaliação
Santa Catarina
topic Serviço social
Santa Catarina
Ensino a distancia
Avaliação
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T08:31:04Z
2012-10-25T08:31:04Z
2012-10-25T08:31:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 277927
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94304
identifier_str_mv 277927
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 212 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651893550874624