Contribuições dos espaços não formais para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247797 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. |
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Contribuições dos espaços não formais para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais de professores de ciênciasEducação científica e tecnológicaProfessores de ciênciaFormação profissionalCiênciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023.A formação inicial de professores de ciências e as diferentes experiências vivenciadas nesta etapa formativa, no âmbito das licenciaturas, têm sido objeto de inúmeros estudos que buscam, dentre outros aspectos, compreender as necessidades formativas destes futuros profissionais e os conhecimentos mobilizados nos diferentes contextos de atuação docente. Dentre tais contextos se destacam os chamados Espaços Não Formais - ENF, que têm feito parte do percurso formativo de muitos licenciandos, que atuam nesses ambientes como divulgadores da ciência, recebendo estudantes e professores da educação básica. Considerando que tais espaços têm feito parte da formação destes futuros profissionais, no presente estudo buscamos responder à seguinte questão de pesquisa: Qual a influência dos Espaços Não Formais para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais de licenciandos das áreas de Química, Física e Biologia? Desse modo, foram traçados alguns objetivos para este estudo, o objetivo geral consiste em analisar a influência dos Espaços Não Formais de ensino para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais de futuros professores, e os objetivos específicos, os quais sejam: a) identificar e caracterizar conhecimentos profissionais mobilizados em ações desenvolvidas em ENF; b) analisar limitações e potencialidades dos ENF para o desenvolvimento profissional de professores em formação inicial; e c) Analisar as necessidades formativas de professores em formação inicial de ciências. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com licenciandos matriculados na Universidade Federal de Santa Catarina, que atuaram como bolsistas ou voluntários em espaços de divulgação científica da universidade. Também foi realizado um grupo focal, no qual foram discutidos e esclarecidos aspectos relevantes relacionados à formação docente. Como referencial teórico recorremos ao estudo de Carvalho e Gil-Pérez (2011) que apresenta oito categorias do que devem ?saber? e ?saber fazer? os professores de Ciências na sua prática docente. Como procedimento de análise dos dados foi empregado a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes (2003). Os resultados obtidos sinalizam para a importância e o valor formativo que os ENF têm no âmbito acadêmico, uma vez que estes permitem com que o licenciando vivencie práticas inerentes à sala de aula, como o planejamento de ações educativas voltadas a públicos diversos e o enfrentamento de problemas que a atividade docente, via de regra, impõe ao professor. Tais experiências, propiciadas pelos ENF da UFSC, envolvem um conjunto de conhecimentos e destrezas profissionais necessários diante da complexidade da atividade docente. Os resultados também indicam que a participação de licenciandos em ENF deve ser incentivada nos cursos de formação de professores, como forma de contribuir com o desenvolvimento profissional destes indivíduos.Abstract: The initial training of science teachers and the different experiences experienced in this formative stage, within the scope of undergraduate degrees, have been the subject of numerous studies that seek, among other aspects, to understand the formative needs of these future professionals and the knowledge mobilized in the different contexts of action teacher. Among such contexts, the so-called Non-Formal Spaces - NFS stand out, which have been part of the training path of many undergraduates, who work in these environments as science disseminators, receiving students and teachers of basic education. Considering that such spaces have been part of the training of these future professionals, in the present study we seek to answer the following research question: What is the influence of Non-Formal Spaces for the development of professional knowledge of undergraduates in the areas of Chemistry, Physics and Biology? Thus, some objectives were outlined for this study, the general objective is to analyze the influence of Non-Formal Teaching Spaces for the development of professional knowledge of future teachers, and the specific objectives, which are: : a) identify and characterize professional knowledge mobilized in actions developed in NFS; b) analyze NFS's limitations and potentialities for the professional development of teachers in initial training; and c) Analyze the training needs of teachers in initial science training. The present work is a qualitative research and in order to obtain the data, interviews were carried out with undergraduate students enrolled at the Federal University of Santa Catarina, who worked as scholarship holders or volunteers in spaces for scientific dissemination at the university. A focus group was also held, in which relevant aspects related to teacher training were discussed and clarified. As a theoretical reference, we used the study by Carvalho and Gil-Pérez (2011), which presents eight categories of what science teachers should ?know? and ?know how to do? in their teaching practice. As a data analysis procedure, the Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes (2003), was used. The results obtained indicate the importance and the formative value that NFSs have in the academic field, since they allow the student to experience practices inherent to the classroom, such as planning educational actions aimed at different audiences and coping with problems that the teaching activity, as a rule, imposes on the teacher. Such experiences, provided by the NFS at UFSC, involve a set of knowledge and professional skills necessary in view of the complexity of the teaching activity. The results also indicate that the participation of undergraduates in NFS should be encouraged in teacher training courses, as a way of contributing to the professional development of these individuals.Sá, Luciana PassosUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Cíntia Luana de2023-06-28T18:28:15Z2023-06-28T18:28:15Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il., gráfs.application/pdf382179https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247797porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:28:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:28:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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