Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Carvalho, Letícia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferrer Pinto Martins, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31174
Resumo: Não é toda formação de professores que possibilita o desenvolvimento profissional. Partindo dessa afirmação, o artigo objetiva elencar os principais pontos evidenciados pela literatura que contribuem para o desenvolvi- mento profissional dos professores de ciências. Os resultados da discussão teórica evidenciam que, além de considerar indissociáveis a teoria e a prática, os espaços formativos devem estar pautados na reflexão e na colaboração, o que não tem sido legitimado nas atuais políticas de formação de professores.
id UFJF-7_743609dd5515eaa077c933675cf474e3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31174
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissionalDesenvolvimento profissional de professoresFormação de professoresEnsino de CiênciasNão é toda formação de professores que possibilita o desenvolvimento profissional. Partindo dessa afirmação, o artigo objetiva elencar os principais pontos evidenciados pela literatura que contribuem para o desenvolvi- mento profissional dos professores de ciências. Os resultados da discussão teórica evidenciam que, além de considerar indissociáveis a teoria e a prática, os espaços formativos devem estar pautados na reflexão e na colaboração, o que não tem sido legitimado nas atuais políticas de formação de professores.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31174Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 216-2422237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31174/20872dos Santos Carvalho, LetíciaFerrer Pinto Martins, Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T22:26:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31174Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:27.340100Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
title Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
spellingShingle Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
dos Santos Carvalho, Letícia
Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professores
Ensino de Ciências
title_short Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
title_full Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
title_fullStr Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
title_sort Formação de professores de ciências a partir da perspectiva do desenvolvimento profissional
author dos Santos Carvalho, Letícia
author_facet dos Santos Carvalho, Letícia
Ferrer Pinto Martins, André
author_role author
author2 Ferrer Pinto Martins, André
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Carvalho, Letícia
Ferrer Pinto Martins, André
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professores
Ensino de Ciências
topic Desenvolvimento profissional de professores
Formação de professores
Ensino de Ciências
description Não é toda formação de professores que possibilita o desenvolvimento profissional. Partindo dessa afirmação, o artigo objetiva elencar os principais pontos evidenciados pela literatura que contribuem para o desenvolvi- mento profissional dos professores de ciências. Os resultados da discussão teórica evidenciam que, além de considerar indissociáveis a teoria e a prática, os espaços formativos devem estar pautados na reflexão e na colaboração, o que não tem sido legitimado nas atuais políticas de formação de professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31174
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31174/20872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 216-242
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123043979264