ISOMORFISMO INSTITUCIONAL EM IESS PÚBLICAS CATARINENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES FILHO, WALTER VICENTE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: COSTA, ALEXANDRE MARINO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136111
Resumo: As pressões da sociedade em relação à questão ambiental levaram um conjunto bastante grande de organizações a desenvolverem políticas ligadas à educação ambiental. As universidades, organizações inovadoras sustentáveis por excelência, começam a adotar práticas ligadas ao tema. O presente artigo tentar explicar, a luz do isomorfismo institucional se existe similaridade entre as estruturas e formas ligadas a práticas de ensino em educação ambiental entre as duas principais universidades públicas catarinenses. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com fins exploratórios, por estudo de caso e levantamento documental nos sites das universidades, identificando cursos e as disciplinas ligadas à educação ambiental, além de entrevistas com professores ligados a algumas destas disciplinas. Ao final conclui-se que o isomorfismo encontrado caracteriza-se na oferta de algumas disciplinas ligadas à educação ambiental, na sua inserção em novos currículos e novos cursos, sendo tipificados como cognitivo e normativo.
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