Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neppel, Liliane
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79244
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaNeppel, LilianeFleuri, Reinaldo Matias2012-10-18T00:55:40Z2012-10-18T00:55:40Z20002000171231http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79244Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.O presente trabalho desenvolve um estudo etnográfico sobre as relações de poder a partir da aplicação de sanções (prêmios e castigos) aos alunos do Ensino Médio da Rede Particular de Ensino. Não obstante as diferenças entre as escolas da rede particular e as da rede pública, esta dissertação identifica semelhanças estruturais nas relações de poder, desenvolvidas na prática escolar. O relato da pesquisa inicia-se com a trajetória da construção do tema pela pesquisadora. A seguir, discute-se o poder e suas manifestações sob a égide do pensamento foucaultiano, no qual esse estudo está ancorado. Finalmente, procede-se à análise da prática cotidiana, tratando-se de revelar os mecanismos que são utilizados pela instituição para consolidar, ou não, as relações de poder implícitas na escola. As considerações feitas pretendem possibilitar debates, promover reflexões e tomada de consciência, ainda que a consciência como saber já esteja adquirida pelas massas e a consciência como sujeito esteja adquirida e ocupada pela burguesia. Romper com este quadro, passa pela compreensão das tramas e lides diárias no cotidiano escolar.169 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCPoder (Ciências Sociais)Poder disciplinarDisciplina escolarRecompensas e punições na educaçãoPratica de ensinoAspectos sociaisPsicologia educacionalPunição (Psicologia)Das entranhas ao estranhamento das relações de poder no cotidiano escolar: questionando a obviedade dos prêmios e castigos /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL171231.pdfapplication/pdf11006959https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/79244/1/171231.pdf2bf0ca9cd48293b84dfd8fc0cf44a918MD51123456789/792442014-09-25 15:06:33.042oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79244Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:06:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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