Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Euzébio, Geison João
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215063
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
id UFSC_413f5b45b53aba996a147b39e97ba07c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215063
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismoFísicaEletromagnetismoAprendizagemDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.O presente trabalho propõe a construção de um produto educacional na forma de uma sequência didática embasada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e planejada para ser uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), respeitando os aspectos sequenciais elencados por Moreira para que o material instrucional seja de fato potencialmente significativo. O produto educacional elaborado utiliza motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo visando a contextualização dos conceitos. Para tal, quatro atividades experimentais que empregam materiais de baixo custo (pilhas, ímãs de neodímio, pregos e fios) foram idealizadas com o intuito de exemplificar o funcionamento de eletroímãs e motores elétricos, com foco na aplicabilidade dos conceitos ao analisar veículos elétricos. A UEPS construída foi aplicada na Escola de Educação Básica de Araranguá, pertencente a rede pública estadual, em uma turma de terceiro ano do ensino médio, totalizando onze semanas de aplicação, sendo um encontro semanal contendo duas aulas de quarenta e cinco minutos. A análise qualitativa dos dados coletados através de testes e grupo focal revela evidências que sugerem que a aprendizagem foi significativa para os estudantes e que o interesse pela disciplina de Física foi aumentado. Assim, proporcionando indícios da relevância da UEPS e da utilização de motores elétricos como ideia âncora na contextualização dos conceitos.<br>Abstract: This paper proposes an educational product materialized in the form of a didactic sequence based on Ausubel's theory of meaningful learning. This didactic sequence was built to be a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) which follows the sequential aspects listed by Moreira, and these sequential aspects seek to guarantee that the PMTUs really reach their meaningfulness. The PMTU built on this study has electric motors as its anchor idea, and it is this anchor idea that directs the PMTU?s sequential organization in the contextualization and teaching of the concepts of electricity and magnetism. In order to be able to contextualize these two concepts cited above four experimental activities we carried out employing low cost materials (i.e. batteries, neodymium magnets, nails and wires); these experimental activities were designed to exemplify the operation of electromagnets and electric motors focusing on the applicability of the concept of electricity and of magnetism when analyzing electric vehicles. This PMTU was implemented in a 12th grade of a public state school in the city of Araranguá and its implementation lasted a total of eleven weeks. The implementation of this PMTU was distributed in weekly meetings of two forty-five minute sequential classes. The data was collected through questionnaires and a focus group. The qualitative analysis of the collected data suggests that a meaningful learning occurred and that the students? interesting in Physics has increased. In sum, the results seem to point out to the relevance of the PMTU and the use of electric motors as the PMTU?s anchor idea for contextualization and teaching of the concepts electricity and magnetism.Ourique, Fabrício de OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaEuzébio, Geison João2020-10-21T21:12:46Z2020-10-21T21:12:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 p.| il.application/pdf368787https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215063porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215063Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
title Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
spellingShingle Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
Euzébio, Geison João
Física
Eletromagnetismo
Aprendizagem
title_short Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
title_full Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
title_fullStr Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
title_full_unstemmed Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
title_sort Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo
author Euzébio, Geison João
author_facet Euzébio, Geison João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ourique, Fabrício de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Euzébio, Geison João
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Eletromagnetismo
Aprendizagem
topic Física
Eletromagnetismo
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:12:46Z
2020-10-21T21:12:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368787
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215063
identifier_str_mv 368787
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652313376587776