Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes Junior, Alfredo Sotto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arcanjo Filho, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066
Resumo: O presente trabalho descreve algumas experiências, sobre conceitos de eletromagnetismo, realizadas com turmas da terceira série do ensino médio em escolas do Rio de Janeiro. As experiências foram feitas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Procura desenvolver nos alunos o gosto pelas práticas experimentais, tentando criar condições para que os conceitos físicos tenham significação real e concreta para esses alunos. Optou-se, neste trabalho, num primeiro momento, pela simples apresentação de tais experimentos, mostrando como podem ser de fácil construção em um tempo reduzido, sem comprometer a qualidade das demonstrações envolvidas. Portanto não discutiremos aqui os resultados de tais atividades junto aos alunos. Para apresentação do conceito de campo elétrico foi utilizado um gerador de alta diferença de potencial de baixo custo e um equipamento de fácil construção para ilustrar as linhas equipotenciais. Na eletrodinâmica, um quadro de lâmpadas foi construído utilizando componentes muito baratos como leds, e pilhas comuns e usando uma entrada USB como fonte de tensão. No magnetismo os campos magnéticos foram ilustrados com limalha de ferro produzida de forma bem simples. Para apresentação do eletromagnetismo foi realizada uma experiência de fácil execução que permite ilustrar a Lei de Lenz e a Lei de Faraday-Neumann.
id VERACRUZ-0_4ce47b196c7f6a69711d2195a0473da4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51066
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high schooleletromagnetismoensino de físicaexperimentos didáticosO presente trabalho descreve algumas experiências, sobre conceitos de eletromagnetismo, realizadas com turmas da terceira série do ensino médio em escolas do Rio de Janeiro. As experiências foram feitas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Procura desenvolver nos alunos o gosto pelas práticas experimentais, tentando criar condições para que os conceitos físicos tenham significação real e concreta para esses alunos. Optou-se, neste trabalho, num primeiro momento, pela simples apresentação de tais experimentos, mostrando como podem ser de fácil construção em um tempo reduzido, sem comprometer a qualidade das demonstrações envolvidas. Portanto não discutiremos aqui os resultados de tais atividades junto aos alunos. Para apresentação do conceito de campo elétrico foi utilizado um gerador de alta diferença de potencial de baixo custo e um equipamento de fácil construção para ilustrar as linhas equipotenciais. Na eletrodinâmica, um quadro de lâmpadas foi construído utilizando componentes muito baratos como leds, e pilhas comuns e usando uma entrada USB como fonte de tensão. No magnetismo os campos magnéticos foram ilustrados com limalha de ferro produzida de forma bem simples. Para apresentação do eletromagnetismo foi realizada uma experiência de fácil execução que permite ilustrar a Lei de Lenz e a Lei de Faraday-Neumann. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5106610.34117/bjdv8n8-121Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-566892525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066/38334Copyright (c) 2022 Alfredo Sotto Fernandes Junior, Miguel Arcanjo Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess Fernandes Junior, Alfredo SottoArcanjo Filho, Miguel2022-08-18T13:17:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51066Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:19.232092Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
title Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
spellingShingle Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
Fernandes Junior, Alfredo Sotto
eletromagnetismo
ensino de física
experimentos didáticos
title_short Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
title_full Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
title_fullStr Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
title_full_unstemmed Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
title_sort Experimentos de baixo custo em eletricidade e magnetismo para o ensino médio: Low-cost experiments in electricity and magnetism for high school
author Fernandes Junior, Alfredo Sotto
author_facet Fernandes Junior, Alfredo Sotto
Arcanjo Filho, Miguel
author_role author
author2 Arcanjo Filho, Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes Junior, Alfredo Sotto
Arcanjo Filho, Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv eletromagnetismo
ensino de física
experimentos didáticos
topic eletromagnetismo
ensino de física
experimentos didáticos
description O presente trabalho descreve algumas experiências, sobre conceitos de eletromagnetismo, realizadas com turmas da terceira série do ensino médio em escolas do Rio de Janeiro. As experiências foram feitas com materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Procura desenvolver nos alunos o gosto pelas práticas experimentais, tentando criar condições para que os conceitos físicos tenham significação real e concreta para esses alunos. Optou-se, neste trabalho, num primeiro momento, pela simples apresentação de tais experimentos, mostrando como podem ser de fácil construção em um tempo reduzido, sem comprometer a qualidade das demonstrações envolvidas. Portanto não discutiremos aqui os resultados de tais atividades junto aos alunos. Para apresentação do conceito de campo elétrico foi utilizado um gerador de alta diferença de potencial de baixo custo e um equipamento de fácil construção para ilustrar as linhas equipotenciais. Na eletrodinâmica, um quadro de lâmpadas foi construído utilizando componentes muito baratos como leds, e pilhas comuns e usando uma entrada USB como fonte de tensão. No magnetismo os campos magnéticos foram ilustrados com limalha de ferro produzida de forma bem simples. Para apresentação do eletromagnetismo foi realizada uma experiência de fácil execução que permite ilustrar a Lei de Lenz e a Lei de Faraday-Neumann.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066
10.34117/bjdv8n8-121
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51066/38334
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alfredo Sotto Fernandes Junior, Miguel Arcanjo Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alfredo Sotto Fernandes Junior, Miguel Arcanjo Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 56679-56689
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645607607205888