Gestão do conhecimento em processos de rotatividade na UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Marluce
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175809
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMafra, MarluceJacobsen, Alessandra de LinharesSouza, Irineu Manoel de2017-05-23T04:10:27Z2017-05-23T04:10:27Z2016345414https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175809Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016Este estudo objetiva analisar como a gestão do conhecimento pode apoiar na retenção e compartilhamento de conhecimento diante do fenômeno da rotatividade de TAEs, nos Centros de Ensino da UFSC. Fez-se uso da pesquisa predominantemente qualitativa, da pesquisa descritiva, estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental. A coleta de dados foi feita, em maio de 2016, a partir de questionário aplicado junto ao Coordenador de Apoio Administrativo de cada um dos 11 Centros de Ensino do campus em comento e de um roteiro de entrevista semi-estruturada realizada com o Chefe do Departamento de Movimentação da unidade de Gestão de Pessoas(PRODEGESP) da Instituição. Os resultados mostraram que a UFSC não possui políticas bem definidas para promover a movimentação de seu pessoal, nem tampouco conta com ferramentas formais para a gestão dos efeitos da rotatividade interna. Pesquisados puderam propor meios para lidar com a rotatividade e seus efeitos, especialmente quanto à gestão do conhecimento. Conclui-se que o manual de procedimentos administrativo padrão é a alternativa mais consistente para reter e transferir conhecimento para novos servidores, fazendo com que tais processos possam acontecer a qualquer momento, independentemente da vontade ou iniciativa da Instituição ou de outro servidor, e portanto,compreende um modelo de memória de GC no que aponta a ciência do conhecimento para compreensão de toda a Instituição como uma estrutura de conhecimento, e que possa minimizar os efeitos da rotatividade, inicia efetivamente quando associado a um sistema de informação que seja abrangente e consiga identificar as suas lacunas de conhecimento naquele setor onde aconteceu a movimentação de TAEs eleva o indivíduo a uma mudança de comportamento, de reflexão, de estruturação e organização do seu próprio conhecimento, o que o remete a um novo conhecimento, auxilia na busca de soluções diversificadas para a efetividade no desenvolvimento das atribuições em quaisquer setores a que esteja locado.<br>Abstract : The purpose of this study is to understand how Knowledge Management can support the permanency and transference of knowledge considering the turnover phenomenon at UFSC's learning Centers. It was used a qualitative approach to develop a descriptive research, a case study, afield research, and a literature and documental research. The data were obtained, in May of 2016, using a questionnaire that was applied with the Administrative Support Coordinator from 11 learning centers of the campus Reitor João David Ferreira Lima, of UFSC, and it was done a semistructured interview the boss of the PRODEGESP. The results showed that UFSC does not has defined politics to promote the movement of its staff, also lacks formal tools for managing the effects of internal turnover. Respondents were able to propose ways to manage the turnover and its effects, especially about Knowledge Management. It is concluded that the standard administrative procedure manual is the most consistent alternative to retain and to transfer knowledge to new servers, because such processes can happen at any time, regardless the institution's or another server's initiatives, and therefore, it comprises a GC memory model in which the knowledge science aims to understand the whole Institution as a knowledge structure, and that can minimize the effects of the rotation, begins effectively when associated to a system of information that is comprehensive And is able to identify its knowledge gaps in that sector where the movement of TAEs has taken place and leads the individual to a change in behavior, reflection,structuring and organization of his own knowledge, which brings him to a new knowledge, helps in the search of diversified solutions for the effectiveness in the development of the attributions in any sectors to which it is leased.161 p.| ils., grafs., tabs.porAdministraçãoGestão do conhecimentoGestão de pessoasRotatividade de pessoalGestão do conhecimento em processos de rotatividade na UFSCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL345414.pdfapplication/pdf1403411https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/175809/1/345414.pdf6b971d0047cd1a2f59ce4383317d54e4MD51123456789/1758092017-05-23 01:10:27.378oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175809Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:10:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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