Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limas, Jacqueline Policarpo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176670
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_41eb71e4cb19d628f55c3498df4bdb0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176670
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLimas, Jacqueline Policarpo deCosta, David Antonio da2017-06-27T04:07:30Z2017-06-27T04:07:30Z2016345407https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176670Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Neste trabalho, objetiva-se escrutinar, através de fontes documentais, elementos orientadores relacionados ao ensino de aritmética na formação do professor primário no curso complementar em Laguna, Santa Catarina. Buscamos responder a seguinte pergunta: como se deram as orientações no período de 1911 a 1947 para o ensino de aritmética na formação do professor primário no Curso Complementar Jerônimo Coelho? Os documentos privilegiados como fontes de pesquisas foram: a) as determinações oficiais encontradas nos Programas de Ensino do Curso Complementar de 1911, 1919, 1928, 1935 e 1939; b) a Circular n. 54 que trata das orientações para as reuniões pedagógicas do ensino primário catarinense e c) o Livro com as Atas das reuniões pedagógicas do Curso Complementar em Laguna. Os referenciais teórico-metodológicos permeiam os estudos da História Cultural, em especial os conceitos de cultura escolar e análise do documento histórico. Identificamos em nossos estudos a presença das orientações expedidas pelo estado catarinense referente as reuniões pedagógicas do diretor e professores do curso complementar. Percebemos que as formas de ensinar a aritmética na prática passavam por um longo período de transição entre o Ensino Intuitivo e a Escola Nova, porém, temos que o método intuitivo ainda prevalecia. Conclui-se também que o curso complementar era na prática uma continuidade do ensino dos grupos escolares e que não preenchiam a finalidade de formador de professores.<br>Abstract : In this work, the objective is to scrutinize, through documentary sources, guiding elements related to the teaching of arithmetic in the formation of the primary teacher in the complementary course in Laguna, Santa Catarina. We sought to answer the following question: how were the guidelines given in the period from 1911 to 1947 for the teaching of arithmetic in the formation of the primary teacher in the Complementary Course Jerônimo Coelho? The documents privileged as sources of research were: a) the official determinations found in the Complementary Course Teaching Programs of 1911, 1919, 1928, 1935 and 1939; B) a Circular n. 54 which deals with the guidelines for the pedagogical meetings of primary education in Santa Catarina and c) the Book with the Minutes of the pedagogical meetings of the Complementary Course in Laguna. The theoretical-methodological references permeate the studies of Cultural History, especially the concepts of school culture and analysis of the historical document. We identified in our studies the presence of guidelines issued by the State of Santa Catarina regarding the pedagogical meetings of the director and teachers of the complementary course. We realized that the ways of teaching arithmetic in practice went through a long period of transition between Intuitive Teaching and New School, but we have that the intuitive method still prevailed. It was also concluded that the complementary course was in practice a continuation of the teaching of the school groups and did not fulfill the purpose of teacher educator.199 p.| il.porEducação científica e tecnológicaMatemáticaEstudo e ensinoHistóriaLaguna (SC)Professores de matemáticaFormaçãoLaguna (SC)AritméticaEstudo e ensinoLaguna (SC)Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL345407.pdfapplication/pdf2460881https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/176670/1/345407.pdf55ff43a7d2c98b2ed3f80d73ae175990MD51123456789/1766702017-06-27 01:07:30.763oai:repositorio.ufsc.br:123456789/176670Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-06-27T04:07:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
title Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
spellingShingle Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
Limas, Jacqueline Policarpo de
Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
História
Laguna (SC)
Professores de matemática
Formação
Laguna (SC)
Aritmética
Estudo e ensino
Laguna (SC)
title_short Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
title_full Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
title_fullStr Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
title_full_unstemmed Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
title_sort Orientações para o ensino de aritmética no curso complementar Jerônimo Coelho em Laguna - Santa Catarina (1911-1947)
author Limas, Jacqueline Policarpo de
author_facet Limas, Jacqueline Policarpo de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Limas, Jacqueline Policarpo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, David Antonio da
contributor_str_mv Costa, David Antonio da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
História
Laguna (SC)
Professores de matemática
Formação
Laguna (SC)
Aritmética
Estudo e ensino
Laguna (SC)
topic Educação científica e tecnológica
Matemática
Estudo e ensino
História
Laguna (SC)
Professores de matemática
Formação
Laguna (SC)
Aritmética
Estudo e ensino
Laguna (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-27T04:07:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-27T04:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176670
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 345407
identifier_str_mv 345407
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/176670/1/345407.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55ff43a7d2c98b2ed3f80d73ae175990
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805078034874368