Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Mayara Atherino
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231212
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
id UFSC_4211f61018a19d345d349e6597854b39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231212
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um métodoEngenharia de produçãoGestão do designAdministração de empresasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.Devido ao alto grau de complexidade das redes de empresas, com o envolvimento de distintos atores (interno e externo) e regras de governança (normas de atuação), os processos de gestão são essenciais para as redes obterem sucesso. Apesar de a literatura apontar a importância dessa prática, há ainda escassez de estudos acerca de métodos consolidados de gestão com foco na análise das práticas realizadas pelas redes. Assim, o objetivo desta tese é propor um método para a gestão de redes de empresas, elaborado com base nos preceitos da gestão de design. A pesquisa se desenvolve por meio de um compêndio de artigos, utilizando como método o design science research. Tal método auxiliou na organização, ordenação e conexão dos artigos desenvolvidos, uma vez que cada um apresentou um artefato diferente como resultado (uma solução), com características comuns que permitiram a organização e articulação do conhecimento para a construção do método de gestão de redes de empresas. O uso do design science research nesta tese se deu em função da sua abordagem prescritiva, foco do método desenvolvido, ter uma etapa de avaliação, em que julga com base na utilidade do artefato desenvolvido e destaca a necessidade de aplicação em um contexto organizacional. Os requisitos para o método foram identificados pela literatura, por meio da pesquisa de ferramentas e métodos gerenciais e de gestão de design, bem como os fatores críticos de sucesso, com base no ciclo de vida da rede de empresas. O método de gestão de redes de empresas com base nos preceitos da gestão de design, foi estruturado com base em um framework desenvolvido a partir dos estudos de Braga (2019) e Ferras-Hernandez e Nylund (2019). Assim, o método se organiza por fases, a saber: conhecer, conceber, testar e avaliar. A gestão de design é intrínseca ao método, sendo o elemento integrador da criatividade com o mundo dos negócios. A pesquisa empírica com as redes ?Santa Catarina Moda e Cultura? e a ?Associação Catarinense de Tecnologia? evidenciou que o método deve ser adaptável, conforme o tamanho da rede, bem como o momento do ciclo de vida em que a rede se encontra. Desta forma, o método, por seu caráter prescritivo, contribui para que os gestores compreendem o caminho a ser seguido para a gestão da rede, com a indicação de ferramentas para auxiliar nesse processo.Abstract: For the business network to develop and effectively generate benefits to its members, there is a need to create a series of decision-making processes, collective strategies and interaction activities between companies and related institutions. Thus, due to the high degree of complexity and the involvement of different actors (internal and external) and governance rules (rules of action), management processes are essential for networks to succeed. Despite the literature pointing out the importance of this practice, there is still a scarcity of studies on merged management methods with a focus on the analysis of practices carried out by networks. Thus, the objective of this thesis is to propose a method for the management of business networks, structured based on design management precepts. The research is developed through a compendium of articles, using design science research as a method. The requirements were identified in the literature, through the research of management and design management tools and methods, as well as the critical success factors based on the business network life cycle. The business network management method based on the design management precepts was built based on a framework developed from the studies of Braga (2019) and Ferras-Hernandez and Nylund (2019). Thus, the method consists of the phases of knowing, designing, testing and evaluating. Design management is intrinsic to the method, being the integrator of creativity with the business world. Empirical research with the networks Santa Catarina Moda e Cultura and the Associação Catarinense de Tecnologia showed that the method must be adaptable, according to the size of the network, as well as the moment of the life cycle in which the network is found.Casarotto Filho, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaMacedo, Mayara Atherino2022-02-14T13:35:01Z2022-02-14T13:35:01Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis200 p.| il.application/pdf374167https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231212porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:35:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231212Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:35:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
title Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
spellingShingle Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
Macedo, Mayara Atherino
Engenharia de produção
Gestão do design
Administração de empresas
title_short Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
title_full Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
title_fullStr Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
title_full_unstemmed Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
title_sort Gestão de redes de empresas com base na gestão de design: um método
author Macedo, Mayara Atherino
author_facet Macedo, Mayara Atherino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casarotto Filho, Nelson
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Mayara Atherino
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Gestão do design
Administração de empresas
topic Engenharia de produção
Gestão do design
Administração de empresas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T13:35:01Z
2022-02-14T13:35:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374167
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231212
identifier_str_mv 374167
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652150579920896