JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239464 |
Resumo: | O jornalismo esportivo é uma das principais formas técnicas de mediação comunicativa da cultura esportiva na sociedade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sistematizar características do jornalismo esportivo no contexto de consolidação do mesmo no formato de infotenimento. Para isto, desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo em formato de ensaio. Caracterizamos quatro estratégias jornalísticas mobilizadas pela mídia para noticiar o esporte, são elas: o enquadramento midiático-esportivo; a dialética global-local; o agendamento midiático-esportivo; e a construção dos heróis esportivos. As notícias do jornalismo esportivo tendem a ser direcionadas ao interesse do público, basicamente ao entretenimento, configurando-se no formato predominante do jornalismo contemporâneo, o infotenimento, modelo que trata a informação como mercadoria. Consideramos que o jornalismo poderia ampliar o seu repertório de pautas na abordagem do fenômeno esportivo, tratando-o em sua inteireza, respeitando princípios éticos e morais da informação como um bem público. |
id |
UFSC_42b56d54ff1cc890db4599b26d912fea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/239464 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTEEsporteMídiaJornalismo EsportivoO jornalismo esportivo é uma das principais formas técnicas de mediação comunicativa da cultura esportiva na sociedade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sistematizar características do jornalismo esportivo no contexto de consolidação do mesmo no formato de infotenimento. Para isto, desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo em formato de ensaio. Caracterizamos quatro estratégias jornalísticas mobilizadas pela mídia para noticiar o esporte, são elas: o enquadramento midiático-esportivo; a dialética global-local; o agendamento midiático-esportivo; e a construção dos heróis esportivos. As notícias do jornalismo esportivo tendem a ser direcionadas ao interesse do público, basicamente ao entretenimento, configurando-se no formato predominante do jornalismo contemporâneo, o infotenimento, modelo que trata a informação como mercadoria. Consideramos que o jornalismo poderia ampliar o seu repertório de pautas na abordagem do fenômeno esportivo, tratando-o em sua inteireza, respeitando princípios éticos e morais da informação como um bem público.2022-09-15T12:43:05Z2022-09-15T12:43:05Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239464Santos, Silvan Menezes dosMezzaroba, CristianoSouza, Doralice Lange deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-15T12:43:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/239464Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-15T12:43:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
title |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
spellingShingle |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE Santos, Silvan Menezes dos Esporte Mídia Jornalismo Esportivo |
title_short |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
title_full |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
title_fullStr |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
title_full_unstemmed |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
title_sort |
JORNALISMO ESPORTIVO E INFOTENIMENTO: A (POSSÍVEL) SOBREPOSIÇÃO DO ENTRETENIMENTO À INFORMAÇÃO NO CONTEÚDO JORNALÍSTICO DO ESPORTE |
author |
Santos, Silvan Menezes dos |
author_facet |
Santos, Silvan Menezes dos Mezzaroba, Cristiano Souza, Doralice Lange de |
author_role |
author |
author2 |
Mezzaroba, Cristiano Souza, Doralice Lange de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silvan Menezes dos Mezzaroba, Cristiano Souza, Doralice Lange de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Mídia Jornalismo Esportivo |
topic |
Esporte Mídia Jornalismo Esportivo |
description |
O jornalismo esportivo é uma das principais formas técnicas de mediação comunicativa da cultura esportiva na sociedade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi sistematizar características do jornalismo esportivo no contexto de consolidação do mesmo no formato de infotenimento. Para isto, desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo em formato de ensaio. Caracterizamos quatro estratégias jornalísticas mobilizadas pela mídia para noticiar o esporte, são elas: o enquadramento midiático-esportivo; a dialética global-local; o agendamento midiático-esportivo; e a construção dos heróis esportivos. As notícias do jornalismo esportivo tendem a ser direcionadas ao interesse do público, basicamente ao entretenimento, configurando-se no formato predominante do jornalismo contemporâneo, o infotenimento, modelo que trata a informação como mercadoria. Consideramos que o jornalismo poderia ampliar o seu repertório de pautas na abordagem do fenômeno esportivo, tratando-o em sua inteireza, respeitando princípios éticos e morais da informação como um bem público. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-09-15T12:43:05Z 2022-09-15T12:43:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239464 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652131290316800 |