UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Antônio Artur de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa, Cristiane Marinho da, Soares, Alexandre Gomes, Silva, Rafael Ricarte da, Chaves, Victor de Oliveira Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de gestão da educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior (IPES). O trabalho se baseia em um estudo de caso em uma IPES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Foi possível observar que o surgimento da EaD na IPES estudada apresentou características bastante específicas. Até o advento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a EaD sequer constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IPES. Constatou-se que a IPES estudada não tem de fato políticas bem definidas para a EaD. Ela ainda depende muito das iniciativas isoladas de alguns poucos docentes. A EAD não está consolidada na instituição e não há de fato interesse da sua alta gestão em expandir as ações. A estrutura administrativa e acadêmica é muito rígida e dificulta o desenvolvimento das ações de EaD, em especial em termos de prazos para aprovações de projetos e relatórios. Editais da UAB têm sido abertos recentemente e projetos não têm sido enviados. O setor de apoio à EaD da instituição atua satisfatoriamente como suporte administrativo para os cursos a distância em funcionamento.
id UFSC_42d29069d5dfbc939be6425251b3572a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97690
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTEEste trabalho tem como objetivo analisar os processos de gestão da educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior (IPES). O trabalho se baseia em um estudo de caso em uma IPES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Foi possível observar que o surgimento da EaD na IPES estudada apresentou características bastante específicas. Até o advento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a EaD sequer constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IPES. Constatou-se que a IPES estudada não tem de fato políticas bem definidas para a EaD. Ela ainda depende muito das iniciativas isoladas de alguns poucos docentes. A EAD não está consolidada na instituição e não há de fato interesse da sua alta gestão em expandir as ações. A estrutura administrativa e acadêmica é muito rígida e dificulta o desenvolvimento das ações de EaD, em especial em termos de prazos para aprovações de projetos e relatórios. Editais da UAB têm sido abertos recentemente e projetos não têm sido enviados. O setor de apoio à EaD da instituição atua satisfatoriamente como suporte administrativo para os cursos a distância em funcionamento.INPEAU2012-12-07T19:52:33Z2012-12-07T19:52:33Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690Souza, Antônio Artur deCosta, Cristiane Marinho daSoares, Alexandre GomesSilva, Rafael Ricarte daChaves, Victor de Oliveira Soaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-05T18:30:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-05T18:30:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
title UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
spellingShingle UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
Souza, Antônio Artur de
title_short UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
title_full UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
title_fullStr UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
title_sort UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
author Souza, Antônio Artur de
author_facet Souza, Antônio Artur de
Costa, Cristiane Marinho da
Soares, Alexandre Gomes
Silva, Rafael Ricarte da
Chaves, Victor de Oliveira Soares
author_role author
author2 Costa, Cristiane Marinho da
Soares, Alexandre Gomes
Silva, Rafael Ricarte da
Chaves, Victor de Oliveira Soares
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Antônio Artur de
Costa, Cristiane Marinho da
Soares, Alexandre Gomes
Silva, Rafael Ricarte da
Chaves, Victor de Oliveira Soares
description Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de gestão da educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior (IPES). O trabalho se baseia em um estudo de caso em uma IPES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Foi possível observar que o surgimento da EaD na IPES estudada apresentou características bastante específicas. Até o advento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a EaD sequer constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IPES. Constatou-se que a IPES estudada não tem de fato políticas bem definidas para a EaD. Ela ainda depende muito das iniciativas isoladas de alguns poucos docentes. A EAD não está consolidada na instituição e não há de fato interesse da sua alta gestão em expandir as ações. A estrutura administrativa e acadêmica é muito rígida e dificulta o desenvolvimento das ações de EaD, em especial em termos de prazos para aprovações de projetos e relatórios. Editais da UAB têm sido abertos recentemente e projetos não têm sido enviados. O setor de apoio à EaD da instituição atua satisfatoriamente como suporte administrativo para os cursos a distância em funcionamento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T19:52:33Z
2012-12-07T19:52:33Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652283680915456