UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de gestão da educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior (IPES). O trabalho se baseia em um estudo de caso em uma IPES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Foi possível observar que o surgimento da EaD na IPES estudada apresentou características bastante específicas. Até o advento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a EaD sequer constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IPES. Constatou-se que a IPES estudada não tem de fato políticas bem definidas para a EaD. Ela ainda depende muito das iniciativas isoladas de alguns poucos docentes. A EAD não está consolidada na instituição e não há de fato interesse da sua alta gestão em expandir as ações. A estrutura administrativa e acadêmica é muito rígida e dificulta o desenvolvimento das ações de EaD, em especial em termos de prazos para aprovações de projetos e relatórios. Editais da UAB têm sido abertos recentemente e projetos não têm sido enviados. O setor de apoio à EaD da instituição atua satisfatoriamente como suporte administrativo para os cursos a distância em funcionamento. |
id |
UFSC_42d29069d5dfbc939be6425251b3572a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97690 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTEEste trabalho tem como objetivo analisar os processos de gestão da educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior (IPES). O trabalho se baseia em um estudo de caso em uma IPES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Foi possível observar que o surgimento da EaD na IPES estudada apresentou características bastante específicas. Até o advento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a EaD sequer constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IPES. Constatou-se que a IPES estudada não tem de fato políticas bem definidas para a EaD. Ela ainda depende muito das iniciativas isoladas de alguns poucos docentes. A EAD não está consolidada na instituição e não há de fato interesse da sua alta gestão em expandir as ações. A estrutura administrativa e acadêmica é muito rígida e dificulta o desenvolvimento das ações de EaD, em especial em termos de prazos para aprovações de projetos e relatórios. Editais da UAB têm sido abertos recentemente e projetos não têm sido enviados. O setor de apoio à EaD da instituição atua satisfatoriamente como suporte administrativo para os cursos a distância em funcionamento.INPEAU2012-12-07T19:52:33Z2012-12-07T19:52:33Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690Souza, Antônio Artur deCosta, Cristiane Marinho daSoares, Alexandre GomesSilva, Rafael Ricarte daChaves, Victor de Oliveira Soaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-05T18:30:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97690Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-05T18:30:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
title |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE Souza, Antônio Artur de |
title_short |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
title_full |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
title_sort |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO SUDESTE |
author |
Souza, Antônio Artur de |
author_facet |
Souza, Antônio Artur de Costa, Cristiane Marinho da Soares, Alexandre Gomes Silva, Rafael Ricarte da Chaves, Victor de Oliveira Soares |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cristiane Marinho da Soares, Alexandre Gomes Silva, Rafael Ricarte da Chaves, Victor de Oliveira Soares |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Antônio Artur de Costa, Cristiane Marinho da Soares, Alexandre Gomes Silva, Rafael Ricarte da Chaves, Victor de Oliveira Soares |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar os processos de gestão da educação a distância (EaD) em instituições públicas de ensino superior (IPES). O trabalho se baseia em um estudo de caso em uma IPES. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Foi possível observar que o surgimento da EaD na IPES estudada apresentou características bastante específicas. Até o advento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a EaD sequer constava no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IPES. Constatou-se que a IPES estudada não tem de fato políticas bem definidas para a EaD. Ela ainda depende muito das iniciativas isoladas de alguns poucos docentes. A EAD não está consolidada na instituição e não há de fato interesse da sua alta gestão em expandir as ações. A estrutura administrativa e acadêmica é muito rígida e dificulta o desenvolvimento das ações de EaD, em especial em termos de prazos para aprovações de projetos e relatórios. Editais da UAB têm sido abertos recentemente e projetos não têm sido enviados. O setor de apoio à EaD da instituição atua satisfatoriamente como suporte administrativo para os cursos a distância em funcionamento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07T19:52:33Z 2012-12-07T19:52:33Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652283680915456 |