Integração da tecnologia e cultura Maker : proposta de reconfiguração de espaço físico do laboratório de experimentação remota - RExLab
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215116 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
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Integração da tecnologia e cultura Maker : proposta de reconfiguração de espaço físico do laboratório de experimentação remota - RExLabTecnologias da informação e comunicaçãoLaboratórios de engenhariaProfessoresLaboratórios experimentaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019O movimento Maker está se expandindo, em diferentes formatos e padrões, o ponto relevante é que nestes espaços o docente passa de simples expositor de informações e conteúdo, para agir como condutor e indutor de práticas, problemas, soluções e experiências, dando um novo sentido para quem os resolve, no caso os alunos. Os Makerspaces, como são comumente conhecidos, estão altamente munidos de recursos tecnológicos, permitindo maior mobilidade na condução de experimentos favoráveis a resolução de problemas, com acesso a criação de uma relação de pertencimento em toda comunidade escolar. Quando professores tem à disposição elementos como: experimentos remotos, impressão 3D, máquina de corte a laser, computadores, tablets, acesso à Internet e outros, podem potencializar suas práticas pedagógicas, transformando consideravelmente seus planos de aula, para que tenham maior atratividade, interatividade e criando em suas aulas um ambiente favorável à exploração, investigação e que de fato façam sentido aos jovens. Quando professores e alunos exploram espaços diferenciados, a educação se torna mais viva e atrativa, impulsionando a mudança mais significativa, centrada no aluno protagonista de suas interações. O Laboratório de Experimentação Remota da Universidade Federal de Santa Catarina, há 22 anos atua como condutor de inovação tecnológica, tendo como principal referência a experimentação remota, universal e gratuita. A proposta central desta dissertação, além da pesquisa bibliográfica acerca do tema ?Makerspaces?, é apresentar um estudo de caso com a reconfiguração do laboratório de experimentação remota da UFSC de Araranguá/SC, para se tornar o Makerspace RExLab, com foco na capacitação de professores atuantes neste novo cenário, aberto e colaborativo. É destaque também neste trabalho, espaços e experiências Maker utilizados como referência para a mudança no RExLab, que embora tenha incorporado mudanças significativas, manteve em sua missão a contribuição plena para o estreitamento dos laços entre a tecnologia e o aspecto social, promovendo o avanço do conhecimento, e apoiado em valores como: liberdade de expressão; gestão participativa; respeito; corresponsabilidade; ética; transparência; cooperação e colaboração. Para realização desta dissertação, foi elaborada uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa, objetivo exploratório e os procedimentos técnicos adotados foram pesquisa sistemática e estudo de caso. O estudo de Caso iniciou com a pesquisa sistemática sobre o tema Makerspace e espaços Maker existentes, em seguida foi a etapa dedicada a reconfiguração do Makerspace RExLab, e por último a capacitação piloto, que por sua vez foi distribuída entre as pesquisas de perfil docente e TPACK, para então tratar dos resultados da aula piloto, com professores da rede pública municipal e estadual de ensino. A partir do Makerspace constituído e formação piloto aplicada, pode-se planejar trabalhos futuros baseados nos resultados obtidos.Abstract: The Maker movement is expanding, in different formats and standards, the relevant point is that in these spaces the teacher moves from simple exhibitor of information and content, to act as driver and inducer of practices, problems, solutions and experiences, giving a new meaning to whom solves them, in the case the students. Makerspaces, as they are commonly known, are highly equipped with technological resources, allowing greater mobility in conducting experiments favorable to problem solving, with access to the creation of a relation of belonging throughout the school community. When teachers have at their disposal elements such as: remote experiments, 3D printing, laser cutting machines, computers, tablets, Internet access and others, can enhance their pedagogical practices, considerably transforming their lesson plans, so that they have greater attractiveness, interactivity and creating in their classes an environment conducive to exploration, research and that in fact make sense to young people. When teachers and students explore differentiated spaces, education becomes more lively and attractive, driving the most significant change centered on the student protagonist of their interactions. The Remote Experimentation Laboratory of the Federal University of Santa Catarina, for 22 years, has been the driving force behind technological innovation, with reference to remote, universal and free experimentation. The central proposal of this dissertation, besides the bibliographical research on the theme \"Makerspaces\", is to present a case study with the reconfiguration of the UFSC remote experimentation laboratory of Araranguá / SC, to become the Makerspace RExLab, focused on the training of teachers in this new, open and collaborative scenario. It is also highlighted in this work, spaces and Maker experiences used as reference for the change in RExLab, which although incorporated significant changes, maintained in its mission the full contribution to the closer ties between technology and the social aspect, promoting the advancement of knowledge, and supported by values such as: freedom of expression; participative management; respect; co-responsibility; ethic; transparency; cooperation and collaboration. For the accomplishment of this dissertation, a research of applied nature, qualitative approach, exploratory objective was elaborated and the technical procedures adopted were systematic research and case study. The Case study started with the systematic research on the theme Makerspace and existing Maker spaces, followed by the reconfiguration stage of the RExLab Makerspace, and finally the pilot training, which in turn was distributed between the teacher profile surveys and TPACK, to deal with the results of the pilot class, with teachers from the municipal and state public schools. From the established Makerspace and applied pilot training, one can plan future work based on the results obtained.Bilessimo, Simone Meister SommerSilva, Juarez Bento daUniversidade Federal de Santa CatarinaBrandelero, Rodrigo2020-10-21T21:13:17Z2020-10-21T21:13:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364693https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215116porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:13:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215116Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:13:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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