Icons of contemporary childhood: a visual and lexicogrammatical investigation of toy advertisements
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88755 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. |
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Icons of contemporary childhood: a visual and lexicogrammatical investigation of toy advertisementsLiteraturaLingua inglesaSemioticaBrinquedosAnunciosAvaliaçãoRepresentações sociaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.A presente tese investiga o discurso de anúncios de bonecas sob uma perspectiva comparativa. Através da análise de dez anúncios extraídos do website da boneca brasileira Susi e dez anúncios extraídos do website das bonecas norte-americanas The Bratz - campeãs em vendas nos dois países de origem, respectivamente - a pesquisa investiga seus aspectos visuais, contextuais e lexicogramaticais de transitividade, a fim de observar como as práticas sociais dos dois países são refletidas e como estas reforçam determinadas estruturas sociais, tais como as referentes a questões de gênero. O arcabouço teórico adotado visa situar os dados obtidos em sua dimensão contextual, valendo-se de estudos em Sociologia da Infância e Estudos da Criança, bem como da gramática sistêmico-funcional de Halliday (1978;1994) e do trabalho de Kress & van Leeuwen (1996) em semiótica visual. Os resultados da análise verbal e visual dos dados apontam para a representação da figura feminina em posições predominantemente passivas, as quais reforçam a imagem da mulher enquanto objeto de atribuições estéticas e perpetuam as práticas sociais e distinções de gênero à medida que representam o universo feminino em seu compromisso de combinar papéis da esfera pública e da privada. This dissertation investigates the discourse of doll advertisements in a comparative manner. Through the examination of ten Brazilian and ten North-American doll advertisements available on the websites of best-selling dolls Susi and The Bratz, it looks at how the verbal and the visual choices of these advertisements reverberate the social practices of Brazil and the United States and how they reinforce the 'status quo' of existing social structures, such as the ones related to gender issues. The theoretical framework provides the means to connect the contextual with the textual features of the data. For the macro, contextual dimension, it draws on studies on The Sociology of Childhood and Children's Studies as well as on Halliday's (1978; 1994) system of transitivity in order to account for the lexicogrammatical aspects of the advertisements and Kress & van Leeuwen's (1996) work on the interplay between verbal and visual language analysis. The verbal and visual analyses of the advertisements have pointed to the portrait of the female figure in predominantly passive, objectified positions which reinforces women's image as repositories of aesthetic attributes and perpetuates social practices and gender distinctions in representing the female universe in its compromise between the public and private sphere.Florianópolis, SCHeberle, Viviane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Danielle Barbosa Lins de2012-10-22T13:19:44Z2012-10-22T13:19:44Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 215 f.| il.application/pdf233574http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88755engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T10:34:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88755Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T10:34:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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