Além de uma crítica à razão instrumental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Franciele Bete
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95566
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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spelling Além de uma crítica à razão instrumentalFilosofiaTeoria criticaRazaoEstéticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaA presente tese discute a crítica à razão instrumental na obra de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer e pretende mostrar a possibilidade de se encontrar no trabalho dos autores um conceito alternativo de racionalidade. O trabalho tem sua motivação nas considerações feitas por Jürgen Habermas, que aponta para o caráter aporético da filosofia dos autores como resultado de uma suspeita radical que dirigiram à razão, a qual estaria vinculada a um processo total de reificação. Assim, a tese investiga o conceito de racionalidade estética como possibilidade alternativa à instrumental. Tal conceito permite compreender a estrutura das obras de arte como conjunção de elementos miméticos e racionais capazes de promover uma relação reconciliada entre espírito e natureza. Além disso, a estrutura das obras de arte permite que se atribua a elas um caráter cognitivo, assim como um teor de verdade [Wahrheitsgehalt] apreensível por meio da experiência estética e da interpretação filosófica. Nesse sentido, o projeto crítico-dialético desenvolvido por Horkheimer e Adorno, comprometido com a idéia de uma sociedade emancipada, permanece nos trabalhos posteriores àquele dedicado à crítica à racionalidade instrumental, reconhecendo na atividade teórica fundada na racionalidade estética a possibilidade de um conhecimento livre da dominação e orientado pela perspectiva de uma humanidade reconciliada.The present thesis aims at discussing the critique to instrumental reason developed in Theodor W. Adorno's and Max Horkheimer#s theory and showing the possibility of an alternative concept of rationality. The work begins with Jürgen Habermas# considerations, according to which the critique made by Adorno and Horkheimer led to an aporia due to a radicalized suspicion on rationality, which is also seen as connected to a total process of social reification. Therefore, this work investigates the concept of aesthetic rationality as an alternative to instrumental reason. This concept allows identifying the inner structure of artworks as a conjunction of mimetic and rational elements and capable of establishing a reconciled relation between spirit and nature. Moreover, the artwork#s structure is the possibility of its cognitive character, as well as of its truth content [Wahrheitsgehalt], which can be apprehended by aesthetic experience and philosophical interpretation. The dialectical critical project developed by Horkheimer and Adorno, committed to an ideal of emancipated society, remains in their work thereafter dedicated to the critique of instrumental reason, and recognizes aesthetic rationality as providing the possibility of a cognitive theoretical activity freed from domination and oriented by the perspective of a reconciled humanity.Florianópolis, SCPinzani, AlessandroUniversidade Federal de Santa CatarinaPetry, Franciele Bete2012-10-26T03:27:18Z2012-10-26T03:27:18Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf299924http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95566porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:17:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95566Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:17:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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