A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97108 |
Resumo: | As transformações, advindas da mudança da sociedade industrial para uma sociedade de informação e conhecimento, estão mudando paradigmas, conceitos e formas de gestão das organizações, inclusive as do setor público. Por conta disso, muito se tem falado sobre a sociedade e a economia do conhecimento, na qual os tradicionais fatores de produção - a terra, o capital e o trabalho - deixam de ser o principal gerador de riqueza, sendo substituídos pelo conhecimento. Todavia, as organizações públicas brasileiras parecem não acompanhar essas transformações. As universidades federais, por exemplo, não conseguem atender aos anseios da sociedade, e por isso são vistas como rígidas e ineficientes. Uma exigência da sociedade em relação às organizações públicas consiste no controle eficaz da aplicação dos recursos orçamentários. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo de identificar as ferramentas existentes em uma universidade federal que permitiriam desenvolver práticas e técnicas de aquisição do conhecimento capazes de contribuir para um melhor controle administrativo nessa organização. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a organização pesquisada poderia implantar ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento de práticas e técnicas e aquisição do conhecimento, capazes de facilitar o controle administrativo de seus setores. |
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A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRAAs transformações, advindas da mudança da sociedade industrial para uma sociedade de informação e conhecimento, estão mudando paradigmas, conceitos e formas de gestão das organizações, inclusive as do setor público. Por conta disso, muito se tem falado sobre a sociedade e a economia do conhecimento, na qual os tradicionais fatores de produção - a terra, o capital e o trabalho - deixam de ser o principal gerador de riqueza, sendo substituídos pelo conhecimento. Todavia, as organizações públicas brasileiras parecem não acompanhar essas transformações. As universidades federais, por exemplo, não conseguem atender aos anseios da sociedade, e por isso são vistas como rígidas e ineficientes. Uma exigência da sociedade em relação às organizações públicas consiste no controle eficaz da aplicação dos recursos orçamentários. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo de identificar as ferramentas existentes em uma universidade federal que permitiriam desenvolver práticas e técnicas de aquisição do conhecimento capazes de contribuir para um melhor controle administrativo nessa organização. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a organização pesquisada poderia implantar ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento de práticas e técnicas e aquisição do conhecimento, capazes de facilitar o controle administrativo de seus setores.INPEAU2012-11-07T16:34:28Z2012-11-07T16:34:28Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97108Silva, Fernando Amorim daBernardes, José FranciscoFilho, João Pedro Tavaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:42:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97108Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T17:42:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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