A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando Amorim da
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Bernardes, José Francisco, Filho, João Pedro Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97108
Resumo: As transformações, advindas da mudança da sociedade industrial para uma sociedade de informação e conhecimento, estão mudando paradigmas, conceitos e formas de gestão das organizações, inclusive as do setor público. Por conta disso, muito se tem falado sobre a sociedade e a economia do conhecimento, na qual os tradicionais fatores de produção - a terra, o capital e o trabalho - deixam de ser o principal gerador de riqueza, sendo substituídos pelo conhecimento. Todavia, as organizações públicas brasileiras parecem não acompanhar essas transformações. As universidades federais, por exemplo, não conseguem atender aos anseios da sociedade, e por isso são vistas como rígidas e ineficientes. Uma exigência da sociedade em relação às organizações públicas consiste no controle eficaz da aplicação dos recursos orçamentários. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo de identificar as ferramentas existentes em uma universidade federal que permitiriam desenvolver práticas e técnicas de aquisição do conhecimento capazes de contribuir para um melhor controle administrativo nessa organização. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a organização pesquisada poderia implantar ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento de práticas e técnicas e aquisição do conhecimento, capazes de facilitar o controle administrativo de seus setores.
id UFSC_434386dc7d79d5c30fa73a5e023b37c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97108
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRAAs transformações, advindas da mudança da sociedade industrial para uma sociedade de informação e conhecimento, estão mudando paradigmas, conceitos e formas de gestão das organizações, inclusive as do setor público. Por conta disso, muito se tem falado sobre a sociedade e a economia do conhecimento, na qual os tradicionais fatores de produção - a terra, o capital e o trabalho - deixam de ser o principal gerador de riqueza, sendo substituídos pelo conhecimento. Todavia, as organizações públicas brasileiras parecem não acompanhar essas transformações. As universidades federais, por exemplo, não conseguem atender aos anseios da sociedade, e por isso são vistas como rígidas e ineficientes. Uma exigência da sociedade em relação às organizações públicas consiste no controle eficaz da aplicação dos recursos orçamentários. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo de identificar as ferramentas existentes em uma universidade federal que permitiriam desenvolver práticas e técnicas de aquisição do conhecimento capazes de contribuir para um melhor controle administrativo nessa organização. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a organização pesquisada poderia implantar ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento de práticas e técnicas e aquisição do conhecimento, capazes de facilitar o controle administrativo de seus setores.INPEAU2012-11-07T16:34:28Z2012-11-07T16:34:28Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97108Silva, Fernando Amorim daBernardes, José FranciscoFilho, João Pedro Tavaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T17:42:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97108Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T17:42:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
spellingShingle A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Silva, Fernando Amorim da
title_short A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_full A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_fullStr A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_full_unstemmed A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_sort A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTROLE ADMINISTRATIVO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
author Silva, Fernando Amorim da
author_facet Silva, Fernando Amorim da
Bernardes, José Francisco
Filho, João Pedro Tavares
author_role author
author2 Bernardes, José Francisco
Filho, João Pedro Tavares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando Amorim da
Bernardes, José Francisco
Filho, João Pedro Tavares
description As transformações, advindas da mudança da sociedade industrial para uma sociedade de informação e conhecimento, estão mudando paradigmas, conceitos e formas de gestão das organizações, inclusive as do setor público. Por conta disso, muito se tem falado sobre a sociedade e a economia do conhecimento, na qual os tradicionais fatores de produção - a terra, o capital e o trabalho - deixam de ser o principal gerador de riqueza, sendo substituídos pelo conhecimento. Todavia, as organizações públicas brasileiras parecem não acompanhar essas transformações. As universidades federais, por exemplo, não conseguem atender aos anseios da sociedade, e por isso são vistas como rígidas e ineficientes. Uma exigência da sociedade em relação às organizações públicas consiste no controle eficaz da aplicação dos recursos orçamentários. Diante desse contexto, o presente artigo teve o objetivo de identificar as ferramentas existentes em uma universidade federal que permitiriam desenvolver práticas e técnicas de aquisição do conhecimento capazes de contribuir para um melhor controle administrativo nessa organização. A metodologia utilizada foi a de um estudo de caso descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que a organização pesquisada poderia implantar ferramentas que possibilitassem o desenvolvimento de práticas e técnicas e aquisição do conhecimento, capazes de facilitar o controle administrativo de seus setores.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-07T16:34:28Z
2012-11-07T16:34:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97108
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652225188200448