GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958 |
Resumo: | O presente artigo procura descrever e avaliar a gestão de processos numa unidade de um órgão público. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre gestão de processos, seguida de um estudo sobre avaliação de desempenho e, com a finalidade de verificar a aplicabilidade da avaliação de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O caso estudado corresponde a um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos processos da unidade. O projeto está dividido em três fases: 1. Análise Estratégica e verificação do Mapeamento de Processos; 2. Estudo de Melhoria de Processos Críticos; 3. Implantação de Indicadores de desempenho. Os resultados preliminares permitiram a identificação e o mapeamento de todas as atividades da unidade. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em gerenciamento de processos no setor público sendo ainda escassa a produção científica do assunto. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade. |
id |
UFSC_434bb4fe95b4eb51a70b613ec9551f98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96958 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAO presente artigo procura descrever e avaliar a gestão de processos numa unidade de um órgão público. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre gestão de processos, seguida de um estudo sobre avaliação de desempenho e, com a finalidade de verificar a aplicabilidade da avaliação de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O caso estudado corresponde a um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos processos da unidade. O projeto está dividido em três fases: 1. Análise Estratégica e verificação do Mapeamento de Processos; 2. Estudo de Melhoria de Processos Críticos; 3. Implantação de Indicadores de desempenho. Os resultados preliminares permitiram a identificação e o mapeamento de todas as atividades da unidade. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em gerenciamento de processos no setor público sendo ainda escassa a produção científica do assunto. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade.INPEAU2012-11-05T17:43:06Z2012-11-05T17:43:06Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958DANTAS, ALINE SOARESQUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRAQUEIROZ, JAMERSON VIEGASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:21:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96958Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:21:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
title |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
spellingShingle |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA DANTAS, ALINE SOARES |
title_short |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
title_full |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
title_fullStr |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
title_sort |
GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA |
author |
DANTAS, ALINE SOARES |
author_facet |
DANTAS, ALINE SOARES QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS |
author_role |
author |
author2 |
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, ALINE SOARES QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS |
description |
O presente artigo procura descrever e avaliar a gestão de processos numa unidade de um órgão público. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre gestão de processos, seguida de um estudo sobre avaliação de desempenho e, com a finalidade de verificar a aplicabilidade da avaliação de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O caso estudado corresponde a um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos processos da unidade. O projeto está dividido em três fases: 1. Análise Estratégica e verificação do Mapeamento de Processos; 2. Estudo de Melhoria de Processos Críticos; 3. Implantação de Indicadores de desempenho. Os resultados preliminares permitiram a identificação e o mapeamento de todas as atividades da unidade. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em gerenciamento de processos no setor público sendo ainda escassa a produção científica do assunto. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-05T17:43:06Z 2012-11-05T17:43:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652232980168704 |