GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, ALINE SOARES
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA, QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958
Resumo: O presente artigo procura descrever e avaliar a gestão de processos numa unidade de um órgão público. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre gestão de processos, seguida de um estudo sobre avaliação de desempenho e, com a finalidade de verificar a aplicabilidade da avaliação de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O caso estudado corresponde a um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos processos da unidade. O projeto está dividido em três fases: 1. Análise Estratégica e verificação do Mapeamento de Processos; 2. Estudo de Melhoria de Processos Críticos; 3. Implantação de Indicadores de desempenho. Os resultados preliminares permitiram a identificação e o mapeamento de todas as atividades da unidade. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em gerenciamento de processos no setor público sendo ainda escassa a produção científica do assunto. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade.
id UFSC_434bb4fe95b4eb51a70b613ec9551f98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96958
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAO presente artigo procura descrever e avaliar a gestão de processos numa unidade de um órgão público. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre gestão de processos, seguida de um estudo sobre avaliação de desempenho e, com a finalidade de verificar a aplicabilidade da avaliação de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O caso estudado corresponde a um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos processos da unidade. O projeto está dividido em três fases: 1. Análise Estratégica e verificação do Mapeamento de Processos; 2. Estudo de Melhoria de Processos Críticos; 3. Implantação de Indicadores de desempenho. Os resultados preliminares permitiram a identificação e o mapeamento de todas as atividades da unidade. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em gerenciamento de processos no setor público sendo ainda escassa a produção científica do assunto. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade.INPEAU2012-11-05T17:43:06Z2012-11-05T17:43:06Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958DANTAS, ALINE SOARESQUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRAQUEIROZ, JAMERSON VIEGASporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:21:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96958Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:21:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
title GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
spellingShingle GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
DANTAS, ALINE SOARES
title_short GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
title_full GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
title_fullStr GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
title_full_unstemmed GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
title_sort GESTÃO DE PROCESSOS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICA
author DANTAS, ALINE SOARES
author_facet DANTAS, ALINE SOARES
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
author_role author
author2 QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, ALINE SOARES
QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA
QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS
description O presente artigo procura descrever e avaliar a gestão de processos numa unidade de um órgão público. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa teórica sobre gestão de processos, seguida de um estudo sobre avaliação de desempenho e, com a finalidade de verificar a aplicabilidade da avaliação de desempenho para Instituições de Ensino Superior (IES), foi realizado um estudo de caso em uma unidade de suporte de uma Universidade Federal, localizada na cidade do Natal, RN, Brasil. O caso estudado corresponde a um projeto que está sendo desenvolvido desde outubro de 2009 com o objetivo de melhorar a gestão e a operacionalização dos processos da unidade. O projeto está dividido em três fases: 1. Análise Estratégica e verificação do Mapeamento de Processos; 2. Estudo de Melhoria de Processos Críticos; 3. Implantação de Indicadores de desempenho. Os resultados preliminares permitiram a identificação e o mapeamento de todas as atividades da unidade. O trabalho procura contribuir para o avanço do conhecimento em gerenciamento de processos no setor público sendo ainda escassa a produção científica do assunto. Este estudo além de identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria nos processos espera determinar os indicadores de desempenho que auxiliem o processo decisório da unidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-05T17:43:06Z
2012-11-05T17:43:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232980168704