Análise da utilização de um software no ensino de matemática financeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83235 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Análise da utilização de um software no ensino de matemática financeiraEngenharia de produçãoSoftwares educacionaisAvaliaçãoTecnologia educacionalMatematica financeiraEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo é resultado de um processo de avaliação de um software elaborado pelo Professor Doutor Mardem de Almeida Machado e utilizado na Universidade Estadual de Londrina, através de pesquisa realizada junto a 51 alunos de alguns cursos que já haviam utilizado o aplicativo. Pretendeu-se verificar até que ponto o aparecimento de um programa educacional pode favorecer o desenvolvimento da criatividade e da iniciativa do educando, tornando os conteúdos de Matemática Financeira mais significativos para alunos de segundo e terceiro graus. Procedeu-se primeiramente a uma revisão bibliográfica a fim de mostrar a importância da Informática para a Educação e a apresentação dos softwares educacionais e sua importância, buscando enfatizar os critérios de avaliação. Também foi demonstrada a estrutura do software em estudo. Por fim, traçou-se o desenvolvimento da pesquisa com usuários do software, por serem os únicos que podem realmente decidir se um software está bem desenvolvido ou não. Da avaliação do software, constatou-se que, em virtude do avanço incontestável das novas tecnologias, os objetivos e metas propostas do software não mais atendem a realidade educacional, uma vez que o produto deixa de atingir integralmente seu compromisso pedagógico. Seria, então, necessário que se fizesse periodicamente a reformulação dos objetivos e se buscasse o atendimento das necessidades dos usuários diante das inovações que se sucedem num ritmo vertiginoso.Florianópolis, SCKopittke, Bruno HartmutUniversidade Federal de Santa CatarinaVidotto, Sandra Mara Neri2012-10-19T22:06:11Z2012-10-19T22:06:11Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f.| il., tabs., grafs.application/pdf189552http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83235porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-19T22:06:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83235Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-19T22:06:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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