Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Mardem de Almeida
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
id UFSC_4089c1af8cf9b2c1249a41e7bd3d70b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158127
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Mardem de AlmeidaKopittke, Bruno Hartmut2016-01-08T21:42:54Z2016-01-08T21:42:54Z1997108859https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoO propósito deste trabalho é focalizar os recursos da tecnologia hipermídia no processo de ensino/aprendizagem através de um aplicativo computacional. Parte-se da premissa que essa metodologia de ensino pode ser mais motivadora, proporcionando um maior rendimento. Elaborou-se um aplicativo de Matemática Financeira, que foi utilizado por uma turma de 1o. ano do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Londrina para testar essa hipótese. Em seguida, aplicou-se um questionário aos alunos participantes do curso para verificar a eficácia e a facilidade de navegação. Foram também realizadas entrevistas e uma pesquisa em bancos de investimentos e empresas de comércio de vários segmentos para verificar a validade do conteúdo proposto no aplicativo. O paradigma da hipermídia educacional está sendo considerado como uma tecnologia promissora, que poderá trazer novas possibilidades ao processo de ensino/aprendizagem de matérias curriculares por fornecer um ambiente que favorece a criatividade e a exploração pelos alunos e professores. A Educação centrada nesse ambiente permite adequar situações de aprendizagem a uma prática pedagógica que venha estimular a construção do conhecimento, visando a formação de um cidadão criativo e capaz de tomar suas próprias decisões.xii, 184f.| il., grafs., tabs. + anexosporEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalMultímidia interativaMatemática financeiraEnsino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS0622-T.pdfPEPS0622-T.pdfapplication/pdf19678782https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158127/1/PEPS0622-T.pdf5ac30e807728c8888d32f38169a75f37MD51123456789/1581272016-03-07 15:53:06.6oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158127Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
title Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
spellingShingle Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
Machado, Mardem de Almeida
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Multímidia interativa
Matemática financeira
title_short Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
title_full Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
title_fullStr Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
title_full_unstemmed Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
title_sort Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
author Machado, Mardem de Almeida
author_facet Machado, Mardem de Almeida
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Mardem de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kopittke, Bruno Hartmut
contributor_str_mv Kopittke, Bruno Hartmut
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Multímidia interativa
Matemática financeira
topic Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Multímidia interativa
Matemática financeira
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-08T21:42:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-08T21:42:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 108859
identifier_str_mv 108859
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 184f.| il., grafs., tabs. + anexos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158127/1/PEPS0622-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ac30e807728c8888d32f38169a75f37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805175850237952