Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
id |
UFSC_4089c1af8cf9b2c1249a41e7bd3d70b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158127 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMachado, Mardem de AlmeidaKopittke, Bruno Hartmut2016-01-08T21:42:54Z2016-01-08T21:42:54Z1997108859https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoO propósito deste trabalho é focalizar os recursos da tecnologia hipermídia no processo de ensino/aprendizagem através de um aplicativo computacional. Parte-se da premissa que essa metodologia de ensino pode ser mais motivadora, proporcionando um maior rendimento. Elaborou-se um aplicativo de Matemática Financeira, que foi utilizado por uma turma de 1o. ano do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Londrina para testar essa hipótese. Em seguida, aplicou-se um questionário aos alunos participantes do curso para verificar a eficácia e a facilidade de navegação. Foram também realizadas entrevistas e uma pesquisa em bancos de investimentos e empresas de comércio de vários segmentos para verificar a validade do conteúdo proposto no aplicativo. O paradigma da hipermídia educacional está sendo considerado como uma tecnologia promissora, que poderá trazer novas possibilidades ao processo de ensino/aprendizagem de matérias curriculares por fornecer um ambiente que favorece a criatividade e a exploração pelos alunos e professores. A Educação centrada nesse ambiente permite adequar situações de aprendizagem a uma prática pedagógica que venha estimular a construção do conhecimento, visando a formação de um cidadão criativo e capaz de tomar suas próprias decisões.xii, 184f.| il., grafs., tabs. + anexosporEnsino auxiliado por computadorTecnologia educacionalMultímidia interativaMatemática financeiraEnsino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS0622-T.pdfPEPS0622-T.pdfapplication/pdf19678782https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158127/1/PEPS0622-T.pdf5ac30e807728c8888d32f38169a75f37MD51123456789/1581272016-03-07 15:53:06.6oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158127Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
title |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
spellingShingle |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica Machado, Mardem de Almeida Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Multímidia interativa Matemática financeira |
title_short |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
title_full |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
title_fullStr |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
title_full_unstemmed |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
title_sort |
Ensino de matematica financeira por CBT-uma abordagem metodologica |
author |
Machado, Mardem de Almeida |
author_facet |
Machado, Mardem de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Mardem de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kopittke, Bruno Hartmut |
contributor_str_mv |
Kopittke, Bruno Hartmut |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Multímidia interativa Matemática financeira |
topic |
Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Multímidia interativa Matemática financeira |
description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
publishDate |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-08T21:42:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-08T21:42:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
108859 |
identifier_str_mv |
108859 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xii, 184f.| il., grafs., tabs. + anexos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158127/1/PEPS0622-T.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ac30e807728c8888d32f38169a75f37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805175850237952 |