Poética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83501 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura |
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Universidade Federal de Santa CatarinaPadrão, Andréa Lúcia PaivaOrtiga, Odilia Carreirão2012-10-20T00:31:20Z2012-10-20T00:31:20Z20022002182157http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83501Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em LiteraturaA presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando respectivamente a renovação do modelo clássico e a consolidação do novo cânone. O terceiro momento é configurado pelo romance policial contemporâneo que funde os elementos canônicos do enigma e do noir. Na seqüência, o trabalho aborda o processo de transposição e adaptação dos modelos do romance policial norte-americano e europeu à narrativa policial brasileira. A leitura privilegia o romance O enigma do automóvel de prata, de Ronnie Wells, para representar o primeiro momento dessa adaptação. A presente dissertação busca evidenciar, através de textos aqui denominados de canônicos, a trajetória do romance policial, categorizada em três momentos. O primeiro momento enfoca a construção do cânone do romance policial de enigma através das narrativas de Poe e Doyle, contemplando, também, as alterações efetuadas pelos seus seguidores e inovadores. O segundo momento privilegia os textos significativos de ruptura com o clássico, no romance noir de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, expressando A permanência do policial noir é representada pelo texto Bellini e o demônio, de Tony Bellotto. E o último momento de intertextualidade com modelos estrangeiros na literatura brasileira tem como representante o romance O silêncio da chuva, de Garcia-Roza. Encerram o trabalho considerações, questionamentos e reflexões de caráter geral, pertinentes à ética, à poética e à estética do romance policial.porFlorianópolis, SCLiteraturaIntertextualidadeFicção policialHistoria e criticaPoética do mistério e retórica da violência no romance policial: cânones, ruptura e fusão ( intertextualidades e leituras em Dick Peter, Bellini e Espinosa)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL182157.pdfapplication/pdf2829776https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83501/1/182157.pdfb9262c2dbc4753374adb8e7626984266MD51123456789/835012014-09-25 22:42:22.208oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83501Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:42:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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