O cinema intertextual de Michael Moore : a linguagem fílmica como retórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22303 |
Resumo: | Esta monografia realiza uma análise fílmica sobre a obra do documentarista norte-americano Michael Moore, caracterizada por um forte caráter intertextual. A essência híbrida do trabalho do diretor, que reúne citações de produtos da televisão e do cinema de ficção, motivou o estudo no sentido de situar a produção do cineasta na rica e diversificada tradição do gênero documentário. Como objetos de análise foram utilizados os filmes Tiros em Columbine, de 2002, Fahrenheit 11/9, de 2004, e Sicko – $O$ Saúde, de 2007 – todos reconhecidos por crítica e público. A oratória de Michael Moore, o envolvimento do diretor, as diferentes vozes que se relacionam nas produções e a montagem constituem as quatro categorias de análise da pesquisa. As contribuições do autor Bill Nichols e do realizador Silvio Da-Rin são também fundamentais para o entendimento do trabalho de Moore, uma figura polêmica que atua no diálogo com a cultura do entretenimento, alargando os limites do “cinema do real”. |
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