Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Almir Granemann dos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79036
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_43b8adabbf05e2106ee0618ef2adc797
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79036
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado CaçadorEngenharia de produçãoUniversidades e faculdadesAvaliaçãoAvaliaçãoQualidadeEnsino superiorEnsino superior -IndicadoresEstudantesAvaliaçãoSatisfaçãoIndicadoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoNo presente trabalho, são estudados aspectos avaliativos da satisfação dos discentes do curso de Administração de Caçador, referentes à qualidade de serviços prestados pela Universidade onde estão inseridos. Dois critérios de avaliação foram considerados para a elaboração deste trabalho: O primeiro critério foi uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou fundamentar, de fato, os critérios para uma boa qualidade na prestação de serviços e, com isto, determinar qual o melhor perfil de uma instituição de ensino superior diante da satisfação do cliente (aluno). O segundo critério foi uma pesquisa em salas de aula, com questionário contendo várias perguntas de âmbito geral, procurando obter informações referentes à satisfação dos acadêmicos em relação aos serviços prestados pela instituição de ensino. O que de fato o cliente esta percebendo em relação aos serviços prestados pela Universidade do Contestado - Caçador, foi apresentado graficamente após uma análise dos questionários. Existem várias formas de um cliente manifestar a sua satisfação ou insatisfação a respeito de um determinado serviço, seja ele qual for. Conforme Gianesi e Corrêa, (1994:73) "ocorrendo a insatisfação do consumidor, o fornecedor do serviço precisa estar preparado para lidar com esta insatisfação", porém necessita-se de uma investigação científica para detectar e formalizar o nível de qualidade dos serviços prestados pela Universidade. Depois de os resultados apurados, percebeu-se uma deficiência principalmente na qualidade da prestação de serviços. Percebeu-se também (na maioria dos setores) que a Instituição não atende às expectativas dos seus acadêmicos. O trabalho tem, por objetivo, oferecer uma oportunidade para que o cliente manifeste formalmente (através da pesquisa), o que ele esta sentindo em relação aos serviços prestados pela Universidade. O questionário foi composto por quarenta e sete perguntas e subdividido em oito módulos, avaliando cada área vinculada aos serviços da Instituição. Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo a busca da perfeição e a busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Universidade do ContestadoFlorianópolis, SCPereira, Vera Lucia Duarte do ValleUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Almir Granemann dos2012-10-17T22:29:15Z2012-10-17T22:29:15Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 118 f.| il.application/pdf178874http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79036porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:49:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:49:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
title Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
spellingShingle Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
Reis, Almir Granemann dos
Engenharia de produção
Universidades e faculdades
Avaliação
Avaliação
Qualidade
Ensino superior
Ensino superior -
Indicadores
Estudantes
Avaliação
Satisfação
Indicadores
title_short Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
title_full Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
title_fullStr Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
title_sort Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
author Reis, Almir Granemann dos
author_facet Reis, Almir Granemann dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Vera Lucia Duarte do Valle
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Almir Granemann dos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades
Avaliação
Avaliação
Qualidade
Ensino superior
Ensino superior -
Indicadores
Estudantes
Avaliação
Satisfação
Indicadores
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades
Avaliação
Avaliação
Qualidade
Ensino superior
Ensino superior -
Indicadores
Estudantes
Avaliação
Satisfação
Indicadores
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T22:29:15Z
2012-10-17T22:29:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 178874
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79036
identifier_str_mv 178874
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 118 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652241042669568