Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado Caçador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79036 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
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Avaliação da satisfação dos discentes do curso de administração de empresas da universidade do Contestado CaçadorEngenharia de produçãoUniversidades e faculdadesAvaliaçãoAvaliaçãoQualidadeEnsino superiorEnsino superior -IndicadoresEstudantesAvaliaçãoSatisfaçãoIndicadoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoNo presente trabalho, são estudados aspectos avaliativos da satisfação dos discentes do curso de Administração de Caçador, referentes à qualidade de serviços prestados pela Universidade onde estão inseridos. Dois critérios de avaliação foram considerados para a elaboração deste trabalho: O primeiro critério foi uma pesquisa bibliográfica, onde se buscou fundamentar, de fato, os critérios para uma boa qualidade na prestação de serviços e, com isto, determinar qual o melhor perfil de uma instituição de ensino superior diante da satisfação do cliente (aluno). O segundo critério foi uma pesquisa em salas de aula, com questionário contendo várias perguntas de âmbito geral, procurando obter informações referentes à satisfação dos acadêmicos em relação aos serviços prestados pela instituição de ensino. O que de fato o cliente esta percebendo em relação aos serviços prestados pela Universidade do Contestado - Caçador, foi apresentado graficamente após uma análise dos questionários. Existem várias formas de um cliente manifestar a sua satisfação ou insatisfação a respeito de um determinado serviço, seja ele qual for. Conforme Gianesi e Corrêa, (1994:73) "ocorrendo a insatisfação do consumidor, o fornecedor do serviço precisa estar preparado para lidar com esta insatisfação", porém necessita-se de uma investigação científica para detectar e formalizar o nível de qualidade dos serviços prestados pela Universidade. Depois de os resultados apurados, percebeu-se uma deficiência principalmente na qualidade da prestação de serviços. Percebeu-se também (na maioria dos setores) que a Instituição não atende às expectativas dos seus acadêmicos. O trabalho tem, por objetivo, oferecer uma oportunidade para que o cliente manifeste formalmente (através da pesquisa), o que ele esta sentindo em relação aos serviços prestados pela Universidade. O questionário foi composto por quarenta e sete perguntas e subdividido em oito módulos, avaliando cada área vinculada aos serviços da Instituição. Este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo a busca da perfeição e a busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Universidade do ContestadoFlorianópolis, SCPereira, Vera Lucia Duarte do ValleUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Almir Granemann dos2012-10-17T22:29:15Z2012-10-17T22:29:15Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiii, 118 f.| il.application/pdf178874http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79036porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:49:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79036Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:49:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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