Avaliação de eficiência produtiva de cursos de graduação, empregando análise envoltória de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmas, José Carlos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79245
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
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spelling Avaliação de eficiência produtiva de cursos de graduação, empregando análise envoltória de dadosUniversidades e faculdades -Ensino superiorAvaliaçãoIndicadoresEnsino superiorEscolas de administracao de empresasAvaliaçãoDesempenhoProdutividadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Esta tese trata de Fronteiras de Eficiência Produtiva de Cursos de Graduação de uma mesma área acadêmica. Um modelo DEA foi construído para avaliar a eficiência produtiva de cursos de graduação de modo que fossem atendidos os seguintes princípios: o curso de graduação é o objeto e o agente da avaliação; o objetivo da avaliação é a melhoria do curso; o curso deve ser avaliado globalmente; e, a identidade acadêmica do curso de graduação deve ser respeitada. O modelo foi aplicado para construir uma fronteira de eficiência produtiva dos cursos de Administração localizados na Região Sul do Brasil, a partir dos dados e resultados dos Exames Nacionais de Cursos realizados em 1998, que foram submetidos a análise de conglomerados e análise fatorial. Na modelagem DEA foram consideradas relevantes variáveis representativas de aspectos qualitativos e quantitativos dos formandos e dos docentes, além de variáveis relativas à infra-estrutura dos cursos. Modelos CCR e BCC foram aplicados para analisar retornos de escala. O principal resultado do estudo é uma fronteira de produção empírica formada de nove facetas, que exibem retornos de escala não-crescentes. Os cursos com produtividade máxima observada são, em geral, de porte pequeno e com corpo docente bem qualificado. Os resultados empíricos mostram que a ênfase dos cursos de universidades públicas, cujos corpos docentes são de melhor qualificação acadêmica e com regime de trabalho em dedicação exclusiva, volta-se mais para resultados qualitativos do que quantitativos, quando comparados aos cursos de universidades particulares. Com relação aos cursos ineficientes foram estimadas duas metas eficientes. Uma que possibilita aumento médio de aproximadamente 20% na produtividade, caso sejam eliminadas as ineficiências de gestão. Outra, com eliminação simultânea das ineficiências de gestão e de escala, que proporciona um aumento mínimo de 60% na produtividade parcial dos fatores de produção. Recomenda-se a realização de pesquisas que considerem aspectos não tratados nesta tese mas que têm impacto do desempenho dos cursos de graduação, como as variações temporais nos fluxos dos alunos, os impactos ambientais e regionais na eficácia das escolas e o patamar sócio-econômico da família no desempenho do aluno.Florianópolis, SCLapa, Jair dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaDalmas, José Carlos2012-10-18T00:56:21Z2012-10-18T00:56:21Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxiii, 106 f.| grafs., tabs. +application/pdf174047http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79245porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:39:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79245Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:39:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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