Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samagaia, Rafaela Rejane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169089
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_4405266a4b63611e9f0f7fc030292e49
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169089
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSamagaia, Rafaela RejaneDelizoicov, Demétrio2016-10-11T04:04:48Z2016-10-11T04:04:48Z2016342339https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169089Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.O presente trabalho interessa-se pelas relações entre a ciência e a sociedade introduzindo através de modelos teóricos, indicadores que permitem distinguir a divulgação e a comunicação científica. Com este intuito, são descritos e analisados aspectos essenciais da construção e do estado atual destas relações na Europa e no Brasil. Em seguida, utiliza-se a análise epistemológica para estabelecer um paralelo entre educação científica formal e não-formal, com foco na proposta freireana de educação. O resultado deste exame autoriza a pensar que, do mesmo modo que uma educação crítica transformadora se construiu em reação e em oposição a educação tradicional, hegemônica durante um certo período, também a comunicação científica se tenha constituído como uma materialização da oposição ao contexto e a proposta da divulgação científica. Esta é a tese defendida no presente trabalho. Com base no quadro acima descrito, são apresentadas, examinadas e discutidas, análises e propostas que apontam para uma possível evolução da educação não-formal brasileira buscando-se inclusive, contribuir com ela.<br>Abstract : This work deals with the relationship between science and society by introducing, through theoretical models, indicators for distinguishing science communication and the debate about "science and society" that has gradually widened since the 1980's. To this end, aspects of the construction and the current state of these relations in Europe and Brazil are described and analyzed. Following that, it makes use of the epistemological analysis to establish a parallel between formal science education and non-formal science education, focusing on Freire's educational proposal. The result of this examination allows to think that, just as a transformative critical education was built in reaction and opposition to traditional education, hegemonic during a certain period, also the debate about "science and society" was constituted as a materialization of the opposition to the context and the proposal of traditional science communication. This is the idea presented on this thesis. Based on this framework, analyzes and proposals to a possible evolution of the Brazilian non-formal education are presented, analyzed and discussed, including the perspective of contributing to it.356 p.| il.porEducação científica e tecnológicaComunicação na ciênciaDivulgação científicaComunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342339.pdfapplication/pdf2852470https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169089/1/342339.pdf0407825549f57078e0a1b919cd4212aeMD51123456789/1690892016-10-11 01:04:48.959oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169089Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-11T04:04:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
title Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
spellingShingle Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
Samagaia, Rafaela Rejane
Educação científica e tecnológica
Comunicação na ciência
Divulgação científica
title_short Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
title_full Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
title_fullStr Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
title_full_unstemmed Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
title_sort Comunicação, divulgação e educação científicas: uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos
author Samagaia, Rafaela Rejane
author_facet Samagaia, Rafaela Rejane
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Samagaia, Rafaela Rejane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delizoicov, Demétrio
contributor_str_mv Delizoicov, Demétrio
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Comunicação na ciência
Divulgação científica
topic Educação científica e tecnológica
Comunicação na ciência
Divulgação científica
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-11T04:04:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-11T04:04:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169089
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 342339
identifier_str_mv 342339
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 356 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169089/1/342339.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0407825549f57078e0a1b919cd4212ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805395900203008