Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finck, Nelcy Teresinha Lubi
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_444db49e925388c576c3194a854fdd73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106543
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de casoEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades (Trustees)ProfessoresHabilidades sociaisProfessoresCompetencia(Autoridade legal)Perfil profissionalFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente pesquisa pretende mostrar em um estudo de caso, como os alunos de uma instituição de Ensino Superior, Faculdades Bom Jesus - FAE Business School analisam as competências e as habilidades do docente do novo milênio. Se, há um século, a escola podia satisfazer-se em escolarizar cada aluno por alguns anos, o suficiente para dar-lhe uma instrução elementar, agora ela tem ambições maiores. É por isso que a diferenciação da pedagogia e a individualização das trajetórias de formação estão, ou estarão, no centro das políticas da educação. Sabe-se que as reformas das estruturas e de programas são legítimas, mas não dão fruto, a não ser que sejam substituídas por novas práticas. As reformas podem ser do tipo que tangem às estruturas escolares no sentido restrito: habilitações, organização do curso, ou as que transformam currículos. Hoje em dia, é preciso atingir as práticas, a relação pedagógica, o contrato didático, as culturas profissionais, a colaboração entre os professores, pois são as práticas profissionais, o trabalho dos professores, que se trata de transformar. Os valores, as atitudes, as representações, os conhecimentos, as competências, a identidade e os projetos são, portanto, decisivos. Os dados foram coletados mediante a utilização de questionário numa abordagem qualitativa e quantitativa. Relaciona-se a pesquisa com a fundamentação teórica, onde se discute as ações pedagógicas inseridas na necessidade do mundo atual. Observou-se que o corpo docente da FAE Business School, possui as Competências e as Habilidades necessárias para desempenhar suas atividades com eficiência.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFinck, Nelcy Teresinha Lubi2013-12-05T21:24:58Z2013-12-05T21:24:58Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 f.| il., tabs., grafs.application/pdf228675https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:47:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:47:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
title Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
spellingShingle Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
Finck, Nelcy Teresinha Lubi
Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Professores
Habilidades sociais
Professores
Competencia
(Autoridade legal)
Perfil profissional
Formação profissional
title_short Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
title_full Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
title_fullStr Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
title_full_unstemmed Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
title_sort Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
author Finck, Nelcy Teresinha Lubi
author_facet Finck, Nelcy Teresinha Lubi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Finck, Nelcy Teresinha Lubi
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Professores
Habilidades sociais
Professores
Competencia
(Autoridade legal)
Perfil profissional
Formação profissional
topic Engenharia de produção
Universidades e faculdades (Trustees)
Professores
Habilidades sociais
Professores
Competencia
(Autoridade legal)
Perfil profissional
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2013-12-05T21:24:58Z
2013-12-05T21:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 228675
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543
identifier_str_mv 228675
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652189146546176