Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_444db49e925388c576c3194a854fdd73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106543 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de casoEngenharia de produçãoUniversidades e faculdades (Trustees)ProfessoresHabilidades sociaisProfessoresCompetencia(Autoridade legal)Perfil profissionalFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A presente pesquisa pretende mostrar em um estudo de caso, como os alunos de uma instituição de Ensino Superior, Faculdades Bom Jesus - FAE Business School analisam as competências e as habilidades do docente do novo milênio. Se, há um século, a escola podia satisfazer-se em escolarizar cada aluno por alguns anos, o suficiente para dar-lhe uma instrução elementar, agora ela tem ambições maiores. É por isso que a diferenciação da pedagogia e a individualização das trajetórias de formação estão, ou estarão, no centro das políticas da educação. Sabe-se que as reformas das estruturas e de programas são legítimas, mas não dão fruto, a não ser que sejam substituídas por novas práticas. As reformas podem ser do tipo que tangem às estruturas escolares no sentido restrito: habilitações, organização do curso, ou as que transformam currículos. Hoje em dia, é preciso atingir as práticas, a relação pedagógica, o contrato didático, as culturas profissionais, a colaboração entre os professores, pois são as práticas profissionais, o trabalho dos professores, que se trata de transformar. Os valores, as atitudes, as representações, os conhecimentos, as competências, a identidade e os projetos são, portanto, decisivos. Os dados foram coletados mediante a utilização de questionário numa abordagem qualitativa e quantitativa. Relaciona-se a pesquisa com a fundamentação teórica, onde se discute as ações pedagógicas inseridas na necessidade do mundo atual. Observou-se que o corpo docente da FAE Business School, possui as Competências e as Habilidades necessárias para desempenhar suas atividades com eficiência.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaFinck, Nelcy Teresinha Lubi2013-12-05T21:24:58Z2013-12-05T21:24:58Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 f.| il., tabs., grafs.application/pdf228675https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:47:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106543Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:47:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
title |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
spellingShingle |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso Finck, Nelcy Teresinha Lubi Engenharia de produção Universidades e faculdades (Trustees) Professores Habilidades sociais Professores Competencia (Autoridade legal) Perfil profissional Formação profissional |
title_short |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
title_full |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
title_fullStr |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
title_sort |
Competência e habilidades relevantes no corpo docente: estudo de caso |
author |
Finck, Nelcy Teresinha Lubi |
author_facet |
Finck, Nelcy Teresinha Lubi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finck, Nelcy Teresinha Lubi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Universidades e faculdades (Trustees) Professores Habilidades sociais Professores Competencia (Autoridade legal) Perfil profissional Formação profissional |
topic |
Engenharia de produção Universidades e faculdades (Trustees) Professores Habilidades sociais Professores Competencia (Autoridade legal) Perfil profissional Formação profissional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2013-12-05T21:24:58Z 2013-12-05T21:24:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
228675 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543 |
identifier_str_mv |
228675 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
87 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652189146546176 |