CURRICULARIZAR A EXTENSÃO OU EXTENSIONALIZAR O CURRÍCULO? APORTES TEÓRICOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO ANTE A ESTRATÉGIA 12.7 DO PNE
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136064 |
Resumo: | O Plano Nacional de Educação-PNE (BRASIL, Lei 13.005,2014) define, dentre suas estratégias, a integralização de, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação, através de programas e projetos de extensão em áreas de pertinência social, o que desafia as instituições de ensino superior brasileiras a repensarem suas concepções e práticas extensionistas, o currículo e a própria universidade. De cunho bibliográfico, descritivo, e prospectivo, o presente artigo apresenta um breve histórico dos Planos Nacionais de Educação sob a perspectiva do ensino superior versus o quadro teórico que resgata a trajetória da extensão universitária no Brasil. Seu objetivo é dimensionar, a partir da observação-participante em instituições comunitárias de ensino superior e em eventos promovidos pelo FOREXT, trajetórias possíveis da implementação da estratégia 12.7. Apresenta a síntese de um mapa conceitual alicerçado na quadríade extensão-pesquisa-ensino-gestão, na reconexão social/territorial das instituições, na ressignificação do ensino superior e no reconhecimento da extensão como função acadêmica integrada ao currículo. |
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CURRICULARIZAR A EXTENSÃO OU EXTENSIONALIZAR O CURRÍCULO? APORTES TEÓRICOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO ANTE A ESTRATÉGIA 12.7 DO PNEO Plano Nacional de Educação-PNE (BRASIL, Lei 13.005,2014) define, dentre suas estratégias, a integralização de, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação, através de programas e projetos de extensão em áreas de pertinência social, o que desafia as instituições de ensino superior brasileiras a repensarem suas concepções e práticas extensionistas, o currículo e a própria universidade. De cunho bibliográfico, descritivo, e prospectivo, o presente artigo apresenta um breve histórico dos Planos Nacionais de Educação sob a perspectiva do ensino superior versus o quadro teórico que resgata a trajetória da extensão universitária no Brasil. Seu objetivo é dimensionar, a partir da observação-participante em instituições comunitárias de ensino superior e em eventos promovidos pelo FOREXT, trajetórias possíveis da implementação da estratégia 12.7. Apresenta a síntese de um mapa conceitual alicerçado na quadríade extensão-pesquisa-ensino-gestão, na reconexão social/territorial das instituições, na ressignificação do ensino superior e no reconhecimento da extensão como função acadêmica integrada ao currículo.INPEAU/UFSC2015-11-03T13:29:21Z2015-11-03T13:29:21Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136064IMPERATORE, SIMONE LOUREIRO BRUMPEDDE, VALDIRIMPERATORE, JORGE LUIS RIBEIROporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T13:29:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136064Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T13:29:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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