EJA : curricularizando vidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162 |
Resumo: | Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira |
id |
UNICAMP-30_cb1eae4792de2d571c546bfbcbd218bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1346800 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
EJA : curricularizando vidasEJA : curricularizing livresEducação de jovens e adultosCurrículosEducaçãoYouth and adult educationCurriculumEducationOrientador: Adriano Salmar Nogueira e TaveiraDissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar, refletir e discutir o processo de escolarização de jovens, adultos e idosos, denominado "curricularização de práticas de vida". Fundamenta a reflexão experiências e práticas escolarizantes, em diálogo crítico com o currículo oficial, vivenciadas no Projeto EJA Espaço Concórdia, região noroeste de Campinas (SP). Curricularizar tem sido buscar as características cognitivas com as quais estudantes da EJA sobrevivem no território, por nós entendido como espaço educador. Tal prática nos tem levado a perceber, comparativamente, como um currículo tradicional seriado-linear descurriculariza as vivências cotidianas. As vivências sociais e históricas dos estudantes, modalizadas na construção coletiva do conhecimento escolarizante, pautam nossa dinâmica de investigação. Ao considerar os aspectos subjetivos dos sujeitos do processo e processualmente sistematizá-los em estudo, temos alcançado a permanência desde a atração para matrículas até a conclusão na EJAAbstract: The present research aims to analyze, reflect and discuss the schooling process of young people, adults and the elderly, called "curricularization of life practices". It bases the reflection on schooling experiences and practices, in critical dialogue with the official curriculum, experienced in the EJA Espaço Concórdia Project, northwest region of Campinas (SP). Curricularizing has been to seek the cognitive characteristics with which EJA students survive in the territory, understood by us as an educational space. This practice has led us to comparatively perceive how a traditional serial-linear curriculum de-curricularizes everyday experiences. The students' social and historical experiences, modalized in the collective construction of schooling knowledge, guide our investigation dynamics. When considering the subjective aspects of the subjects of the process and procedurally systematizing them in the study, we have achieved permanence from the attraction for enrollment until completion in the EJAMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Nogueira, Adriano, 1953-Spigolon, Nima ImaculadaCarceglia, Daniel MarioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRoncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-20222022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162RONCADA, Cristina Astolphi Martins. EJA: curricularizando vidas. 2022. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346800Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:17:52Zoai::1346800Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-04T16:17:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EJA : curricularizando vidas EJA : curricularizing livres |
title |
EJA : curricularizando vidas |
spellingShingle |
EJA : curricularizando vidas Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982- Educação de jovens e adultos Currículos Educação Youth and adult education Curriculum Education |
title_short |
EJA : curricularizando vidas |
title_full |
EJA : curricularizando vidas |
title_fullStr |
EJA : curricularizando vidas |
title_full_unstemmed |
EJA : curricularizando vidas |
title_sort |
EJA : curricularizando vidas |
author |
Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982- |
author_facet |
Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Adriano, 1953- Spigolon, Nima Imaculada Carceglia, Daniel Mario Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Currículos Educação Youth and adult education Curriculum Education |
topic |
Educação de jovens e adultos Currículos Educação Youth and adult education Curriculum Education |
description |
Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162 RONCADA, Cristina Astolphi Martins. EJA: curricularizando vidas. 2022. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162 |
identifier_str_mv |
RONCADA, Cristina Astolphi Martins. EJA: curricularizando vidas. 2022. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162. Acesso em: 15 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346800 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138580698759168 |