EJA : curricularizando vidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162
Resumo: Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira
id UNICAMP-30_cb1eae4792de2d571c546bfbcbd218bb
oai_identifier_str oai::1346800
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling EJA : curricularizando vidasEJA : curricularizing livresEducação de jovens e adultosCurrículosEducaçãoYouth and adult educationCurriculumEducationOrientador: Adriano Salmar Nogueira e TaveiraDissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar, refletir e discutir o processo de escolarização de jovens, adultos e idosos, denominado "curricularização de práticas de vida". Fundamenta a reflexão experiências e práticas escolarizantes, em diálogo crítico com o currículo oficial, vivenciadas no Projeto EJA Espaço Concórdia, região noroeste de Campinas (SP). Curricularizar tem sido buscar as características cognitivas com as quais estudantes da EJA sobrevivem no território, por nós entendido como espaço educador. Tal prática nos tem levado a perceber, comparativamente, como um currículo tradicional seriado-linear descurriculariza as vivências cotidianas. As vivências sociais e históricas dos estudantes, modalizadas na construção coletiva do conhecimento escolarizante, pautam nossa dinâmica de investigação. Ao considerar os aspectos subjetivos dos sujeitos do processo e processualmente sistematizá-los em estudo, temos alcançado a permanência desde a atração para matrículas até a conclusão na EJAAbstract: The present research aims to analyze, reflect and discuss the schooling process of young people, adults and the elderly, called "curricularization of life practices". It bases the reflection on schooling experiences and practices, in critical dialogue with the official curriculum, experienced in the EJA Espaço Concórdia Project, northwest region of Campinas (SP). Curricularizing has been to seek the cognitive characteristics with which EJA students survive in the territory, understood by us as an educational space. This practice has led us to comparatively perceive how a traditional serial-linear curriculum de-curricularizes everyday experiences. The students' social and historical experiences, modalized in the collective construction of schooling knowledge, guide our investigation dynamics. When considering the subjective aspects of the subjects of the process and procedurally systematizing them in the study, we have achieved permanence from the attraction for enrollment until completion in the EJAMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Nogueira, Adriano, 1953-Spigolon, Nima ImaculadaCarceglia, Daniel MarioUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRoncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-20222022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162RONCADA, Cristina Astolphi Martins. EJA: curricularizando vidas. 2022. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346800Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:17:52Zoai::1346800Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-09-04T16:17:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv EJA : curricularizando vidas
EJA : curricularizing livres
title EJA : curricularizando vidas
spellingShingle EJA : curricularizando vidas
Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-
Educação de jovens e adultos
Currículos
Educação
Youth and adult education
Curriculum
Education
title_short EJA : curricularizando vidas
title_full EJA : curricularizando vidas
title_fullStr EJA : curricularizando vidas
title_full_unstemmed EJA : curricularizando vidas
title_sort EJA : curricularizando vidas
author Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-
author_facet Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Adriano, 1953-
Spigolon, Nima Imaculada
Carceglia, Daniel Mario
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Roncada, Cristina Astolphi Martins, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Currículos
Educação
Youth and adult education
Curriculum
Education
topic Educação de jovens e adultos
Currículos
Educação
Youth and adult education
Curriculum
Education
description Orientador: Adriano Salmar Nogueira e Taveira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-12-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162
RONCADA, Cristina Astolphi Martins. EJA: curricularizando vidas. 2022. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162
identifier_str_mv RONCADA, Cristina Astolphi Martins. EJA: curricularizando vidas. 2022. 1 recurso online (134 p.) Dissertação (mestrado profissional) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12162. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1346800
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138580698759168