A sociologia católica no Brasil (1920-1940): análise sobre os manuais escolares
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215065 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019. |
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A sociologia católica no Brasil (1920-1940): análise sobre os manuais escolaresSociologiaSociologiaReligião e sociologiaIntelectuais católicosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2019.Esta tese de doutorado tem por objetivo compreender a sociologia católica no Brasil entre os anos de 1920 e 1940 a partir da análise de livros e manuais escolares. Destaca-se que o período é marcado pela constituição do campo educacional brasileiro, concomitante ao processo de introdução do ensino de sociologia nos níveis secundário, normal e superior, resultando na disputa entre intelectuais católicos e liberais em relação às diretrizes educacionais, assim como da proliferação da escrita de manuais com diferentes aportes teóricos e concepções de análise do mundo social. O estudo se utiliza da sociologia relacional de Pierre Bourdieu para compreender como a sociologia católica esteve presente no ensino da sociologia durante a constituição do campo educacional, evidenciando seus principais agentes e disposições nesse espaço social. A metodologia de análise dos manuais recai sobre a manualística escolar para entender o contexto de produção desses artefatos culturais, bem como a lógica interna de organização dos conteúdos, que no caso desta pesquisa evidenciou quatro ideias-elementos ao redor da (i) definição da sociologia católica; (ii) teóricos e representantes sociais; (iii) principais preocupações; e, (iv) prescrições sociais. As fontes remetem a oito livros e manuais escolares, escritos e traduzidos entre os anos de 1920 a 1940, sendo eles: Sociologia de A. Lorton (1926); Preparação à Sociologia de Tristão de Athayde (1931 [1942]); Sociologia Cristã de Guilherme Boing, em dois volumes (1938; 1939); Noções de Sociologia de Madre Francisca Peeters (1935 [1938]); Sociologia Catholica e o Materialismo (Questão Social) de Fernando Callage (1939); Introdução à Sociologia de Alcionilio Bruzzi Alves da Silva (1942); e, Programa de Sociologia de Afro do Amaral Fontoura (1940 [1944]). Dentre as conclusões, destaca- se que a sociologia católica surge no Brasil diante do esforço da intelectualidade ligada às bases da Igreja de reconstituir seu poder no campo político, refletindo no campo educacional dado a entrada da sociologia como disciplina obrigatória no ensino secundário a partir dos anos de 1920. Também se destaca que essa concepção de sociologia não conseguiu se firmar para além das instituições escolares católicas, visto que as regras do campo científico excluíam grande parte do seu aparato descritivo-prescritivo, já que essa concepção de sociologia baseava-se nas diretrizes da Igreja, principalmente das Encíclicas Rerum Novarum (1891) de Leão XIII e Quadragesimo Anno (1931) de Pio XI, para explicar o funcionamento da sociedade baseada em leis e instituições naturais e divinas; no combate às demais teorias sociais, com destaque para Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883), que visavam explicar o mundo social para além dos dogmas católicos; e, prescrever a recristianização da sociedade como solução para os problemas sociais.<br>Abstract : This doctoral thesis aims to understand the Catholic sociology in Brazil between the years of 1920 and 1940 from the analysis of books and textbooks. It should be noted that the period is marked by the constitution of the Brazilian educational field, concomitant to the process of introducing the teaching of sociology at the secondary, normal and universities studies, resulting in the dispute between Catholic and liberal intellectuals in relation to educational guidelines, as well as the proliferation the writing of textbooks with different theoretical contributions and conceptions of analysis of the social world. The study uses the relational sociology of Pierre Bourdieu to understand how Catholic sociology was present in the teaching of sociology during the constitution of the educational field, showing its main agents and dispositions in this social space. The methodology for analyzing the manuals falls on the manuaslística to understand the context of production of these cultural artifacts, as well as the internal logic of content organization, which in the case of this research evidenced four ideas-elements around the (i) definition of sociology Catholic; (ii) theorists and social representatives; (iii) main concerns; and, (iv) social prescriptions. The sources refer to eight books and textbooks, written and translated between 1920 and 1940, including: Sociology of A. Lorton (1926); Preparation to the Sociology of Tristão de Athayde (1931 [1942]); Christian Sociology of Guilherme Boing, in two volumes (1938, 1939); Notions of Sociology of Mother Francisca Peeters (1935 [1938]); Catholic Sociology and Materialism (Social Question) by Fernando Callage (1939); Introduction to the Sociology of Alcionilio Bruzzi Alves da Silva (1942); and, Program of Sociology of Afro do Amaral Fontoura (1940 [1944]). Among the conclusions, it is worth noting that Catholic sociology arises in Brazil in the face of the effort of the intellectuality linked to the bases of the Church to reconstitute its power in the political field, reflecting in the educational field given the entry of sociology as a compulsory subject in secondary education from the It was also pointed out that this conception of sociology failed to establish itself beyond Catholic school institutions, since the rules of the scientific field excluded much of its descriptive-prescriptive apparatus, since this conception of sociology was based on the directives of the Church, especially the Encyclicals Rerum Novarum (1891) of Leão XIII and Quadragesimo Anno (1931) of Pio XI, to explain the functioning of society based on natural and divine laws and institutions; in the struggle against other social theories, especially Emile Durkheim (1858-1917) and Karl Marx (1818-1883), who aimed to explain the social world beyond Catholic dogmas; and prescribe the re-Christianization of society as a solution to social problems.Oliveira, Amurabi Pereira deSauter, Gabriela OssenbachUniversidade Federal de Santa CatarinaCigales, Marcelo Pinheiro2020-10-21T21:12:47Z2020-10-21T21:12:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis313 p.| il.application/pdf362886https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215065porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215065Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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