Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: possibilidade para contribuir com a emancipação humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fornari, Liamara Teresinha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183595
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017.
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spelling Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: possibilidade para contribuir com a emancipação humanaSociologiaEnsino profissionalEscolas tecnicasEmancipaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017.A presente tese é de natureza teórico-documental, com caráter qualitativo de análise. A pesquisa é desenvolvida no Brasil e tem como objeto os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que surgem no cenário educacional brasileiro, com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. De acordo com a referida lei, estes são instituições de educação superior, básica, tecnológica e profissional, pluricurriculares e multicampi, com base na junção de conhecimentos técnicos e tecnológicos, com as suas práticas pedagógicas. Os Institutos Federais são analisados pela perspectiva da Educação Profissional brasileira, seus aspectos históricos, sociais e políticos. Pretende-se demonstrar em que medida os Institutos Federais podem contribuir para o processo de construção da emancipação humana, enquanto instituição formal de educação profissional e tecnológica. As referências teóricas que fundamentam essa análise são pautadas no materialismo histórico dialético. Foram utilizados, como procedimentos metodológicos: análise teórico-documental, entrevista, análise de leis e documentos governamentais, busca e leitura de teses e dissertações referentes ao objeto destacado. A hipótese que se levanta é que, primeiramente, os Institutos, um processo em andamento, são, por um lado, um programa para servir ao projeto de classe dominante, ou seja, uma educação funcional ao sistema, como educação restrita à técnica e atualizada com o mercado. Ao mesmo tempo em que os Institutos Federais estão voltados para um ciclo reformista da sociedade, com uma educação funcional ao sistema, eles são também um projeto emancipatório, na medida em que desenvolverem atividades no sentido da universalidade da educação. A educação e, no caso, os Institutos Federais devem ser e fazer a mediação entre um projeto emancipatório e a sociedade mediata. As instituições de ensino, portanto, podem ser a mediação de um projeto emancipatório em todas as áreas e profissões. Os Institutos Federais são, portanto, o melhor exemplo, para situar historicamente essa possibilidade, na perspectiva da emancipação humana e da importância da educação nesse processo.Abstract : This is a theoretical and document-based thesis of qualitative nature inits analysis. The research is developed in Brazil and focuses on theFederal Institutes of Education, Science and Technology, which emergedin the Brazilian educational scenario under Law 11892 of December29th, 2008. According to the said law, they are higher, basic,technological and professional education institutions, multi-curriculumand multi-campus. They bring together technical and technologicalknowledge with their pedagogical practices. Federal Institutes areanalyzed here under the perspective of Brazilian Vocational Educationand its historical, social and political aspects. The study aims todemonstrate to what extent the Federal Institutes can contribute to theprocess of building human emancipation as formal vocational andtechnological education institutions. The theoretical frameworkunderlying this analysis is based on dialectical historical materialism.Methodological procedures used include theoretical and documentanalysis; interviews; analysis of laws and government documents; andsearching and reading theses and dissertations referring to the object.The methodological hypothesis it raises is, first, that the Institutes ? anongoing process ? are, a program to serve the dominant class project,that is, education that is functional to the system since it is restricted totechnique and in line with the market; on the other hand. While FederalInstitutes are focused on a reformist cycle of society with education thatis functional to the system, they are also an emancipatory project as theydevelop activities towards universality of education. Education ? and inthis case, the Federal Institutes ? should be and mediate between anemancipatory project and mediate society. Therefore, educationalinstitutions can be the mediators of an emancipatory project in all areasand professions. Therefore, the Federal Institutes are the best example tosituate this possibility historically from the perspective of humanemancipation and the importance of education in the process.Sousa, Fernando Ponte deUniversidade Federal de Santa CatarinaFornari, Liamara Teresinha2018-02-20T19:01:01Z2018-02-20T19:01:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis434 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf349977https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183595porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-20T19:01:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183595Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-20T19:01:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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